Menu
Busca sexta, 22 de fevereiro de 2019
(67) 9860-3221
SAÚDE

Alimentos Orgânicos: o que são, produção e benefícios

08 junho 2015 - 06h34

Nas últimas décadas, o uso indiscriminado de agrotóxicos na produção de alimentos vem causando preocupação em diversas partes do mundo. Diante disso, todos sabem que para obter uma alimentação saudável ela dever ser composta por frutas, legumes e verduras. Mas até que ponto pode se ter a certeza de que esses alimentos fazem bem a saúde com tanto produto químico utilizado para que possa ser cultivado?

A resposta para essa pergunta alinha-se com consumir produtos orgânicos, pois são isentos de produtos químicos, como os agrotóxicos. Na verdade, o alimento orgânico não é somente “sem agrotóxicos” como se veicula normalmente, além de ser isento de insumos artificiais como os adubos químicos e os agrotóxicos (e isso resulta na isenção de uma infinidade de subprodutos como nitratos, metais pesados, etc) ele também deve ser isento de drogas veterinárias, hormônios e antibióticos e de organismos geneticamente modificados. A ênfase da produção está direcionada ao uso de práticas de gestão e manejo do solo que levam em conta as condições regionais e a necessidade de adaptar localmente os sistemas de produção.

É importante destacar que, mesmo que a produção dos alimentos orgânicos não utilize esses insumos, não é possível garantir a ausência total de resíduos de contaminantes químicos, por problemas relacionados à contaminação ambiental com produtos persistentes e também por derivação e proximidade de propriedades convencionais. O solo é a base do trabalho orgânico. Vários resíduos são reintegrados ao solo: esterco, restos de verduras, folhas, aparas, etc, sendo devolvidos aos canteiros para que sejam decompostos e transformados em nutrientes para as plantas.

As técnicas de produção orgânica são destinadas a incentivar a conservação do solo e da água e reduzir a poluição. O interessante disso tudo é que a produção orgânica busca manter também a estrutura e produtividade do solo, trabalhando em harmonia com a natureza.

Em relação à saúde humana, estudos comprovam que alimentos orgânicos se destacam por sua baixa toxicidade, maior durabilidade e teor de nutrientes em alguns alimentos, além de mais saboroso do que o convencional. Os orgânicos justamente por não terem os agrotóxicos sofrem o “estresse do ambiente” e por isso eles precisam se defender em maior escala, produzindo mais fitoquímicos (compostos bioativos), substâncias que agem positivamente, protegendo o organismo.

Observa-se que à ingestão de alimentos contaminados por quantidade excessiva de agrotóxicos, apresentam danos associados em disfunções hormonais, infertilidade, desordens neurológicas, malformação congênita e dificuldades no desenvolvimento das capacidades cognitivas, além de serem substâncias possivelmente carcinogênicas.

Por outro lado, apesar da preocupação com os agrotóxicos, é importante ressaltar que as pessoas não devem diminuir o consumo de frutas, legumes e verduras, pois são fundamentais para uma alimentação saudável e equilibrada, e sim consumir alimentos de boa precedência e seguros para a saúde.

Por todos esses aspectos, entende-se que a busca da qualidade alimentar esta se tornando uma das principais preocupações dos consumidores conscientes e atualmente as motivações para o consumo de alimentos orgânicos variam em função da região e da cultura da população, destacando-se que o desafio de levar o alimento orgânico para as outras camadas da população não está relacionado apenas aos aspectos técnicos (produção em quantidade, qualidade, regularidade e diversidade) e econômicos (preços competitivos aos produtos convencionais), mas também aos aspectos políticos e sociais.
Prefira alimentos orgânicos, além de evitar a erosão do solo e a contaminação da água, orgânicos ainda evitam problemas de saúde, são mais nutritivos e saborosos!

Especialização em Terapia Nutricional, Nutrição Clínica e Fitoterapia, especializanda em Nutrição Esportiva - CRN3 27940. Escreve todas as segundas para o Dourados News.
E-mail: contatonutrifernanda@gmail.com

Deixe seu Comentário

Leia Também

IBGE
MS tem a terceira menor taxa de desocupação do País
TENSÃO
Confrontos na fronteira com a Venezuela deixam 2 mortos e 15 feridos
ENTENDIMENTO
Juiz ministrará palestra sobre projeto de lei anticrime na segunda-feira
CAMPO GRANDE
Incêndio destrói bilheteria de circo na Capital
ANUÁRIO
Mortes no trânsito de Dourados caem 35% em 2018
FUTEBOL
Clubes aprovam e Brasileiro terá VAR em todos os jogos
POLÍCIA
Homem é flagrado com carro “recheado” de cigarros contrabandeados
BRASIL
Paulo Guedes espera aprovação da reforma da Previdência até junho
CAMPO GRANDE
Interno é encontrado morto dentro de cela de presídio
TVE/MS
Reunião discute novo organograma da Fertel e atualizações profissionais na radiodifusão

Mais Lidas

OPORTUNIDADE
Prorrogadas inscrições em processo seletivo para contratação de Assistentes de Atividades Educacionais
MAIS UM
Délia exonera secretário de Saúde e adjunta assume o posto
AMAMBAI
Homem mata a ex-mulher a facadas na frente dos sete filhos
DOURADOS
Trio é preso após tentar repetir furto em loja do shopping