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SAÚDE

Alimentação saudável: conheça algumas trocas alimentares inteligentes

18 setembro 2017 - 06h45

Começar a se alimentar de forma mais saudável pode ser um problema para alguns, principalmente para quem não consegue resistir a certas tentações como doces e alimentos ricos em gorduras. Mas, se o objetivo é em mudar hábitos e alcançar um estilo de vida saudável, é necessário mudar de alguma forma.

Alguns optam começar uma reeducação alimentar, trocando os alimentos "menos saudáveis" que estava acostumado por alimentos mais saudáveis, e essa troca pode sim facilitar o início da uma reeducação alimentar, pois é melhor emagrecer devagar e definitivamente do que emagrecer rápido e engordar novamente. Mas, como manter essa qualidade da alimentação diante da correria do dia a dia? Realizado trocas inteligentes, confira:

Substituir o iogurte desnatado no lugar da maionese ou creme de leite: o iogurte desnatado possui ter calórico menor que a maionese ou o creme de leite, mas sua consistência é bastante similar. Faça a substituição em receitas. Abuse de especiarias e temperos e, fazendo essa troca, pode cortar a gordura e adicionar uma dose extra de proteína e cálcio.

Troque o achocolatado por cacau em pó: O cacau é rico em inúmeras vitaminas e minerais.  Contém propriedades antioxidantes, que promovem o bom funcionamento do organismo e função cardiovascular. O cacau deve substituir o chocolate em suas receitas e quando bater aquela vontade de comer doce, esta é uma excelente troca.

Opte sempre pelos assados e grelhados, em vez de frituras:  O processo de fritura aumenta a quantidade de óleo no alimento tornando-o, assim, uma fonte mais concentrada de energia, ou seja, o alimento se torna mais calórico. Um exemplo é a carne, a fritura aumenta a quantidade de gordura presente na carne que já é composta, naturalmente, de gordura saturada e colesterol. E o excesso dessas substâncias pode
aumentar o risco de doenças cardiovasculares. Por isso, prefira sempre o alimento grelhado, assado ou cozido.

Saiba quando usar azeite de oliva e óleo soja: Como o azeite é composto de propriedades eficazes para redução do colesterol, muitas pessoas o utilizam com objetivo de substituir o óleo de soja para fritar alimentos. Essa troca nem sempre é a melhor opção, pois ao aquecer o azeite, a gordura boa (insaturada), presente nele, satura e perde suas características. O azeite ajuda a diminuir o colesterol se for utilizado na
forma crua. Para frituras, é recomendado utilizar óleos de girassol, milho ou até mesmo o de soja, porém em mínimas quantidades.

Troque os temperos industrializados pelos naturais: A troca dos temperos industrializados pelos naturais, como alho, cebola e limão é mais relevante do que se pensa. Isso porque os condimentos prontos contêm sódio demais. Alguns temperos chegam a ter 70% da quantidade indicada para um dia inteiro. O sódio em excesso pode provocar hipertensão arterial, doenças cardiovasculares e renais. Por isso, ao temperar o
alimento, vale a pena o trabalho de cortar uma cebola ou picar um alho. As consequências dos temperos prontos para a saúde podem ser drásticas e severas. Opte pelo natural.

E por fim, substitua alimentos industrializados pelos naturais, evite os alimentos muito processados como lasanha congelada, hambúrguer congelado, nuggets, macarrão instantâneo. Substitua-os por opções mais saudáveis como hambúrguer caseiro, sanduíche natural, lasanha de abobrinha, se você nunca comeu não sabe o que está perdendo! Abuse do paladar e experimente novos sabores. O segredo para se aliarem
saúde e boa forma é manter uma alimentação equilibrada, com cardápio saudável e variado.

Especialização em Nutrição Esportiva, Terapia Nutricional, Nutrição Clínica e Fitoterapia - CRN3 27940. Escreve para o Dourados News. E-mail: contatonutrifernanda@gmail.com

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