Menu
Busca terça, 23 de julho de 2019
(67) 9860-3221
SÃO PAULO

Santos: um guia para curtir a maior cidade do litoral paulista

17 janeiro 2019 - 10h57Por Veja

Pouco mais de setenta quilômetros separam a capital, São Paulo, da cidade de Santos. Não importa se o visitante tem apenas um único dia, um fim de semana ou um período mais longo: as atrações por lá são muitas e bem variadas. O ponto de partida pode ser a praia, uma única enseada com sete quilômetros de extensão, dividida por sete canais e em boa parte acompanhada de um vistoso jardim a céu aberto. Quem não conhece a maior cidade litorânea do estado ou não esteve lá nos últimos tempos, certamente se surpreende ao ver os quiosques novos e modernos, que começaram a ser instalados ao longo de todo o calçadão no final de 2012.

Para boas compras e comer bem, o tour deve incluir o Gonzaga, movimentado bairro que concentra grande parte do comércio da cidade. Ali o visitante encontra três shoppings, os melhores hotéis, cinemas, bares, restaurantes e muitas lojas. A maioria fica disposta pela principal e mais movimentada avenida da região, a Ana Costa, que liga dois pontos importantes da cidade: a Praça da Independência (onde são comemoradas as vitórias do Santos Futebol Clube) e a Praça das Bandeiras.

No mar ou bem pertinho dele

Parque Municipal Roberto Mário Santini: a plataforma do emissário submarino, que avança 400 metros mar adentro, abriga um parque municipal. Há pista de skate, ciclovia, playground e arquibancada para 600 pessoas junto ao quebra-mar. O espaço também costuma receber eventos, como o Festival de Música Clássica. 

Jardins da orla: idealizado pelo engenheiro Saturnino de Brito, o jardim que margeia a praia acabou consagrado em 2002 pelo Guinness World Records como maior em extensão do mundo. São 5335 metros, ladeados por ciclovia e recheados de belos canteiros. Eles exibem cerca de noventa espécies, como os lírios amarelos e brancos, os biris vermelhos e os crisântemos.

Ciclovia: com cerca de 40 000 metros de extensão, as vias exclusivas para bicicleta interligam as praias ao centro histórico da cidade, a divisa de São Vicente à área do Porto e a zona leste à zona noroeste. Quem não tem a sua própria “magrela” pode alugar uma nas estações do sistema Bike Santos; os primeiros 45 minutos do passeio são de graça. Telefone: 13 4003-9890 | mobilicidade.com.br/bikesantos

Deck do Pescador: a construção, que avança 35 metros sobre o mar e tem 70 metros de extensão, reúne não só pescadores, mas também pessoas atraídas pelo pôr do sol nos fins de tarde e pela bela vista da baía de Santos.  Endereço: Avenida Bartolomeu de Gusmão, em frente ao n° 192 | Telefone: 13 3201-8000

Feirart: aos sábados, das 16h às 20h, a orla da praia do boqueirão abriga uma tradicional feira de artesanato, onde o visitante encontra toda a sorte de quadros, bijuterias, roupas, enfeites, acessórios, artigos de decoração e comidinhas. Com cerca de 240 expositores, a feirinha muda de endereço aos domingos e vai para a Avenida Conselheiro Ribas, em frente ao SESC, no bairro da Aparecida.

Passeio de escuna na baía de Santos: recomendado pela maioria dos santistas, o passeio com saída da Ponte Edgard Perdigão sai de hora em hora. O roteiro de 1h30 pelo mar passa pela Fortaleza da Barra, pela praia do Góes e pela Ilha das Palmas, com pausa de 15 minutos para um mergulho. O trajeto, acompanhado por um guia, é finalizado com uma visita ao porto de Santos. Endereço: Ponte Edgard Perdigão, s/nº | Ingresso: R$ 30,00 (adultos) e R$ 15,00 (crianças de 4 a 10 anos e idosos acima de 65)

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

CÂMARA DE DOURADOS
“Direitos e deveres de agentes de saúde e endemias” é tema de seminário dia 24
LIBERTADORES
Cruzeiro encara o River fora de casa pela primeira partida das oitavas de final
VIAGEM
Tiradentes
ITAPORÃ
Carro com quase 1t de maconha colide contra cerca durante tentativa de fuga
ASSISTÊNCIA SOCIAL
MPE investiga denúncia de estelionato a portadores de transtornos mentais em Dourados
DOURADOS
Autor de sequestro e homicídio é encontrado morto na PED
DOURADOS
Carro furtado é abandonado com cofre no porta-malas
BRASIL
Bolsonaro comemora queda no risco país
OPORTUNIDADE
JBS faz seleção para contratar mais de 100 pessoas em Dourados
POLÍCIA
Baleado no Flor de Liz afirma ter sido vítima de desacordo comercial

Mais Lidas

DOURADOS
Homem morre após bater moto em carro parado na Marcelino Pires
PORTO MURTINHO
Douradense é assassinado em sede de fazenda
SHOWBIZZ
Sertanejos morrem em acidente de carro em rodovia de São Paulo
DOURADOS
Homem sofre tentativa de homicídio ao ser baleado nas costas