Menu
Busca terça, 26 de março de 2019
(67) 9860-3221
ARQUITETURA&DESIGN

Sala e cozinha ganham reforma em estilo industrial e materiais de baixo custo

18 outubro 2017 - 11h34Por Da redação

O pedido do jovem publicitário era um apartamento mais amplo, iluminado e que acomodasse seu gosto por arte. Sem esquecer de uma restrição importante: o orçamento reduzido. Na medida em que recebia referências das arquitetas da Rimaz ArqDesign, o proprietário do pequeno imóvel, foi descobrindo sua preferência pelo estilo industrial. Por isso, a sala ganhou tubulações elétricas aparentes, com focos de luz, e uma parede de tijolos expostos.

A área reformada parece maior e mais iluminada após a integração da cozinha com a sala, que era um pedido do cliente. No lugar do piso escuro, foi colocado um porcelanato claro que imita cimento queimado. Para aproveitar bem o espaço, as arquitetas desenvolveram soluções de marcenaria, como a bancada ao lado da TV, que pode virar mesa de jantar, e as estantes estreitas, que acomodam quadros e discos de vinil destacados por iluminação embutida.

O baixo custo do projeto foi garantido pelo uso de materiais econômicos, no armário da cozinha, os palletes compõem tanto a mesa de centro quanto no sofá. Eles foram cortados no tamanho exato para o espaço e colocados um em cima do outro.

Cozinha 

O móvel da cozinha é de OSB, material feito a partir de tiras de madeira recicladas e comprimidas que, além de barato, não atrai cupins. A opção pelo inox na bancada, em vez de pedra e cuba, também reduziu custos. 

Móvel versátil

Desenhada pelas arquitetas, a bancada estreita ao lado da TV é uma peça retrátil que pode se transformar em uma pequena mesa de jantar. Ela foi colocada estrategicamente entre a cozinha e a sala, depois que os dois ambientes foram integrados.

Colorido e cool

As paredes foram pintadas em cores neutras para que os objetos pudessem brilhar. O sofá e as cadeiras amarelas, que já pertenciam ao proprietário, colorem a sala, ao lado de tons de azul, cinza e preto. A decoração também fica por conta dos quadros e vinis apoiados em prateleiras estreitas. Os livros ganharam móvel aéreo feito sob medida, com iluminação embutida.

Ambiente iluminado

A integração da cozinha à sala trouxe maior amplitude e iluminação para o ambiente, que ficou ainda mais claro com a troca do piso escuro por um de porcelanato que imita cimento queimado. Além disso, as paredes foram pintadas na cor Ouro Branco da Suvinil. Acima do passa-prato, luminárias e tubulação elétrica aparente dão um toque industrial e permitem criar focos de luz, sem necessidade de rebaixar o teto com gesso.

Deixe seu Comentário

Leia Também

RAQUEL DODGE
TJ/MS repudia pedido para juízes federais atuarem em ações eleitorais
FUTEBOL
Sobrevivente na tragédia da Chape, Rafael Henzel morre após infarto
BELA VISTA
Servidor público morre após colisão envolvendo motocicleta e carreta
CORRUPÇÃO
MPF pede para Justiça tornar Temer réu no caso da mala com R$ 500 mil
BONITO
Estudante de medicina que caiu de tirolesa morre após 2 meses na UTI
UEMS
Programa de formação de líderes está com inscrições abertas
DOURADOS
Indígenas são presos com arma em mochila
RIO BRILHANTE
Homem que roubou e comeu galo do vizinho foi morto após discutir com "dedo-duro"
NOVA POLÍTICA DE PREÇOS
Petrobras vai reajustar diesel com intervalo mínimo de 15 dias
CAARAPÓ
Homem é assassinado a tiros por vizinha no bairro Shalon

Mais Lidas

POLÍCIA
Corpo em avançado estado de decomposição é encontrado em Dourados
DOURADOS
Após brigar com a mulher, motorista bêbado invade e destrói oficina na Monte Alegre
DOURADOS
Corpo encontrado no Flor de Maio estava há cerca de 30 dias no local
PARABELLUM
Operação cumpre mandados de busca e apreensão em Dourados