Menu
Busca sábado, 19 de janeiro de 2019
(67) 9860-3221
ARQUITETURA&DESIGN

Sala e cozinha ganham reforma em estilo industrial e materiais de baixo custo

18 outubro 2017 - 11h34Por Da redação

O pedido do jovem publicitário era um apartamento mais amplo, iluminado e que acomodasse seu gosto por arte. Sem esquecer de uma restrição importante: o orçamento reduzido. Na medida em que recebia referências das arquitetas da Rimaz ArqDesign, o proprietário do pequeno imóvel, foi descobrindo sua preferência pelo estilo industrial. Por isso, a sala ganhou tubulações elétricas aparentes, com focos de luz, e uma parede de tijolos expostos.

A área reformada parece maior e mais iluminada após a integração da cozinha com a sala, que era um pedido do cliente. No lugar do piso escuro, foi colocado um porcelanato claro que imita cimento queimado. Para aproveitar bem o espaço, as arquitetas desenvolveram soluções de marcenaria, como a bancada ao lado da TV, que pode virar mesa de jantar, e as estantes estreitas, que acomodam quadros e discos de vinil destacados por iluminação embutida.

O baixo custo do projeto foi garantido pelo uso de materiais econômicos, no armário da cozinha, os palletes compõem tanto a mesa de centro quanto no sofá. Eles foram cortados no tamanho exato para o espaço e colocados um em cima do outro.

Cozinha 

O móvel da cozinha é de OSB, material feito a partir de tiras de madeira recicladas e comprimidas que, além de barato, não atrai cupins. A opção pelo inox na bancada, em vez de pedra e cuba, também reduziu custos. 

Móvel versátil

Desenhada pelas arquitetas, a bancada estreita ao lado da TV é uma peça retrátil que pode se transformar em uma pequena mesa de jantar. Ela foi colocada estrategicamente entre a cozinha e a sala, depois que os dois ambientes foram integrados.

Colorido e cool

As paredes foram pintadas em cores neutras para que os objetos pudessem brilhar. O sofá e as cadeiras amarelas, que já pertenciam ao proprietário, colorem a sala, ao lado de tons de azul, cinza e preto. A decoração também fica por conta dos quadros e vinis apoiados em prateleiras estreitas. Os livros ganharam móvel aéreo feito sob medida, com iluminação embutida.

Ambiente iluminado

A integração da cozinha à sala trouxe maior amplitude e iluminação para o ambiente, que ficou ainda mais claro com a troca do piso escuro por um de porcelanato que imita cimento queimado. Além disso, as paredes foram pintadas na cor Ouro Branco da Suvinil. Acima do passa-prato, luminárias e tubulação elétrica aparente dão um toque industrial e permitem criar focos de luz, sem necessidade de rebaixar o teto com gesso.

Deixe seu Comentário

Leia Também

INTERNACIONAL
Explosão de oleoduto no México deixa pelo menos 20 mortos
OPORTUNIDADE
Projovem Urbano está com processo seletivo aberto para profissionais da área de educação
IVINHEMA
Homem denuncia roubo e moto é recuperada rapidamente
SEGURANÇA PÚBLICA
Ação policial "sitia" fronteira para evitar ataques criminosos
BRASIL
"Estou do lado da verdade", diz repórter que acusa Datena de assédio sexual
DOURADOS
Empresários pedem melhorias na geração de energia no Distrito Industrial
FUTEBOL
São Paulo e Santos entram em campo hoje no início do Paulistão
DOURADOS
Movimento prepara “carta de cassação” contra vereadores investigados por corrupção
BRASIL
OMS lista as 10 principais ameaças para a saúde em 2019
CRIME AMBIENTAL
"Pescadores ninjas" tentam afundar embarcação e fogem de abordagem

Mais Lidas

POLÍCIA
Rapaz é preso acusado de realizar ‘disk-droga’ em Dourados
DOURADOS
Investigado por corrupção, Idenor Machado volta a ser preso
FAKE NEWS
Eleandro Passaia é chamado para depor em caso de morte de jogador Daniel
DOURADOS
Consumidores reclamam dos valores nas contas e prometem protesto contra a Energisa