Menu
Busca sexta, 18 de outubro de 2019
(67) 9860-3221
VIAGEM

Tiradentes

23 julho 2019 - 09h47Por Férias Brasil

Porque ir

Tiradentes não tem a suntuosidade barroca de Ouro Preto e de São João del Rei, mas certamente é a mais charmosa das cidades históricas. Em suas ruas coloniais calçadas com pedras pés-de-moleque, as igrejas do século 18 dividem a atenção com o preservado casario formado por sobrados que abrigam restaurantes, pousadas, antiquários e lojas de artesanato que acendem seus lampiões na fachada ao anoitecer. O cenário encantador e que já serviu de locação para filmes, seriados e novelas, exibe ainda uma imponente moldura - a Serra de São José, com montanhas típicas de Minas Gerais.  

As charretes, estacionadas no Largo das Forras, convidam a circular pela cidade com direito a paradas nas principais atrações, como o Chafariz de São José, o Museu Padre Toledo, as igrejas de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, de Nossa Senhora das Mercês e a Matriz de Santo Antônio, a mais bonita de Tiradentes com trabalhos atribuídos a Aleijadinho. 

Compras: Peças coloridas são a cara da arte de Tiradentes
Foto: Lúcia Sebe - Imprensa MG


Ao longo do passeio, conhecer os ateliês que se espalham pelas ruas Direita e da Câmara é programa obrigatório. Chama a atenção a criatividade dos artesãos, que confeccionam suas obras com materiais que vão da madeira ao estanho, passando pelo papel machê e o ferro. O artesanato variado e de bom gosto é encontrado também no distrito do Bichinho, a oito quilômetros do centro e repleto de oficinas.

Descolada, Tiradentes vem, a cada dia, deixando de ser um destino meramente histórico para se tornar um pólo cultural - há quase dez anos é pano de fundo para concorridos eventos, como a Mostra de Cinema e o Festival de Cultura e Gastronomia

A boa mesa, aliás, é uma das características marcantes da cidade. A comida mineiríssima é servida com fartura nos restaurantes, que capricham nas receitas tradicionais e as incrementam com ingredientes como o ora-pro-nóbis, um tipo de folha que dá um gostinho todo especial ao frango e ao angu. Para gastar as energias, faça um trekking até os mirantes da serra - as caminhadas duram entre duas e cinco horas, com direito a paisagens encantadoras a 1.200 metros de altitude.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

EDUCAÇÃO
MEC remaneja recursos próprios para recompor orçamento das federais
CAMPO GRANDE
Polícia impede furto em farmácia e prende dois autores em flagrante
BODOQUENA
Caçadores são presos com carabina e jacaré abatido
FUTEBOL AMADOR
Copa Saúde Cassems define terceira colocação neste domingo
DIA DO MÉDICO
Médicos, presentes na Unimed desde a gestão até a consulta
ECONOMIA
Dólar fecha em queda nesta sexta, mas acumula alta na semana
DEBATES
Governador empossa Conselho Estadual de Cultura destacando valorização
AGENDA OFICIAL
Ministro anuncia mais R$ 10 milhões na saúde de Dourados e descarta novas UPA’s
MÚSICA
Dupla de MS completa 4 anos de carreira com show na Capital
ESTADO
MS sobe duas posições no Ranking da Competitividade e é 2º em crescimento no cenário nacional

Mais Lidas

BNH IV PLANO
Polícia investiga morte de bebê logo após parto em Dourados
DOURADOS
Com fim de contrato, empresa começa a retirar lombadas eletrônicas
DOURADOS
Pente-fino teve ‘bate-grade’ e apreendeu drogas, celulares e facas artesanais
DOURADOS
Ladrões invadem e fazem “limpa” em casas