Menu
Busca terça, 16 de julho de 2019
(67) 9860-3221
TURISMO HISTÓRICO

Pousadas Históricas do Brasil

26 abril 2019 - 15h42Por Férias Brasil

Em um país com cidades históricas charmosíssimas - seja na beira do mar ou com vista para as montanhas - muitas opções de hospedagem seguem a linha do destino e capricham em detalhes como localização, preservação da arquitetura colonial e decoração de época. Mas o clima do passado fica por aí, uma vez que o luxo, o conforto e os serviços são super contemporâneos!


POUSADA DO SANDI - PARATY (RJ)


Na linda cidade à beira-mar, um dos destaques é a Pousada do Sandi, em pleno centro histórico, combinando a simplicidade do estilo colonial com os mimos de um hotel de luxo. No casarão de 300 anos, estão acolhedores apartamentos - que oferecem um menu de travesseiros de plumas de ganso - e também um mini spa, um restaurante de alta gastronomia, um pub inglês e até uma gelateria!


POUSADA DO MONDEGO - OURO PRETO (MG)

Vizinha da Igreja de São Francisco de Assis, obra-prima do Aleijadinho, um solar de 1747 abriga a Pousada do Mondego, refletindo o charme da cidade tombada como Patrimônio Cultural da Humanidade. No interior, as riquezas ficam por conta do mobiliário mineiro de época e réplicas dos períodos colonial e imperial; da galeria de arte e do antiquário. Entre os serviços, que conduzem os hóspedes entre as ladeiras cheias de história, está o city tour em veículos de época - entre eles, a "jardineira", uma réplica de um microônibus dos anos 60.


HOTEL SOLAR DO IMPÉRIO - PETRÓPOLIS (RJ)

Erguido na mais nobre avenida de Petrópolis - a Avenida Koeler - a beleza arquitetônica do palacete que abriga o hotel está em perfeita harmonia com os belos monumentos da Cidade Imperial. Datado de 1875, o lindo casarão já serviu de hospedagem para figuras como Princesa Isabel e o Conde D'Eu. Pena que, na época deles, não havia hidromassagem, o frigobar não era recheado com produtos regionais e o café da manhã não era servido a qualquer hora do dia!


SOLAR DA PONTE - TIRADENTES (MG)

O belo casarão da pousada é dos anos 80, mas o estilo colonial remete os hóspedes ao século 18, seja na localização, nos apartamentos ou na aconchegante sala de leitura, com móveis coloniais e variados livros, jornais e revistas. Na hora de relaxar, todos os caminhos levam aos jardins, à piscina perfeita para os dias de verão e à lareira, imprescindível nas noites de inverno. Na área externa, um espaço gourmet é palco para eventos, entre eles, o Festival de Cultura e Gastronomia, em agosto. Por falar em comida, o café da manhã e no chá da tarde, incluídos nas diárias, trazem as mais deliciosas receitas mineiras.


HOTEL CANTO DAS ÁGUAS - CHAPADA DIAMANTINA (BA)

Às margens do rio Lençóis, a poucos metros do centro histórico da cidade de mesmo nome, a pousada combina o charme da arquitetura colonial com a natureza típica da Chapada. Acompanhando o leito de pedra do rio, a pousada foi idealizada de forma a interferir o mínimo possível na paisagem, com direito a jardins e praças internas repletas de flores silvestres. Na hora do café da manhã, repleto de delícias regionais, escolha uma mesinha com vista para o rio. E, para relaxar, aposte no banho de piscina, nos recantos de leitura ou em uma massagem, tudo ao ar livre.

CASARÃO VILLA DO IMPÉRIO - PIRENÓPOLIS (GO)


Instalado em um casarão do século 18, o primeiro hotel boutique de Goiás é exclusivo para casais em busca dos variados atrativos culturais e naturais da cidade histórica. Depois de um passeio pelo centro ou uma caminhada rumo às cachoeiras, a pedida é curtir a piscina, emoldurada por jabuticabeiras centenárias. De lá, vá direto para o chá das cinco, com pães de queijo, geleias e os famosos biscoitos da região. Prefere um drink? Siga para o Lounge Veuve Clicquot, que funciona nos finais de semana e feriados, com coquetéis e espumantes. Saúde!


POUSADA CAFÉ CULTURA - TRANCOSO (BA)

Se não bastasse estar em pleno Quadrado, cartão-postal da histórica vila de Trancoso, e a 400 metros da praia, a pousada ainda exibe uma fachada típica das casinhas de pescadores que emolduram a praça. A simplicidade do lado de fora, porém, contrasta com o charme e o conforto do interior, com muitos detalhes e bom gosto. E que tal tomar o café da manhã ou o chá das cinco com vista para a bucólica igrejinha de São João?


HOTEL SÃO FRANCISCO - PENEDO (AL)

A fachada e as instalações não têm nada de histórica (e sim, retrô), mas o que faz do Hotel São Francisco ser destaque é sua vista perfeita - todos os apartamentos são voltados para o rio São Francisco - com direito à moldura formada por torres de igreja e casario colonial. Sem contar o fato de o prédio estar no meio do centro histórico, a poucos passos de uma área repleta de bares e restaurantes. Não deixe de fazer um passeio de barco rumo ao Delta do São Francisco - ele consegue ser mais lindo que a vista do hotel!


SOLAR DA BEIRA - SÃO FRANCISCO DO SUL (SC)

Uma das vilas mais antigas do país, São Francisco do Sul guarda um centro histórico muito bem preservado às margens da baía de Babitonga. Por lá estão sobrados com coloridas fachadas coloniais e píeres de madeira emoldurados por barquinhos de pescadores. É em meio a esse cenário que está a pousada Solar da Beira - alguns apartamentos têm varanda privativa com vista para a baía ou para o mar. Em todos, porém, a rústica decoração traz móveis vintage em madeira. Depois se uma visita ao Museu Nacional do Mar, a dica é curtir os pratos regionais servidos no restaurante da pousada.


POUSADA DO GARIMPO - DIAMANTINA (MG)

A vista panorâmica descortinada pelo terraço é uma síntese das atrações que aguardam os hóspedes, que estão a apenas 800 metros do centro histórico. Depois de bater perna pelas atrações culturais, a dica é se jogar na piscina! Para os fãs das vesperatas, que acontecem duas vezes por mês, a pedida é o pacote especial, que inclui café da manhã colonial e almoço com delícias típicas da saborosa cozinha mineira. Deu água na boca...

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

SHOWBIZZ
De biquíni em Paraty, Mariana Ximenes suspira: "Pode já querer voltar?"
CAPITAL
Esposa de defensor público é encontrada morta em residência
POLÍCIA
Vítima de tiro do pai, estudante presta depoimento e diz que vai embora
TJ/MS
Coordenadora da Mulher debate violência de gênero em Genebra
BELA VISTA
Trabalhador procura polícia para denunciar trabalho escravo em carvoaria
STF
Decisão de Toffoli paralisa inquéritos de lavagem, diz Chefe da Lava Jato
PORTO MURTINHO
Homem disse que acordou com onça pintada nas costas, diz médico
NAVIRAÍ
Ladrões que invadiram casa de vereadora e roubaram joias são presos
BRASIL
Lista do Não me Perturbe já tem mais de 600 mil pessoas cadastradas
CAMPO GRANDE
Homem é executado com três tiros no interior de veículo

Mais Lidas

DOURADOS
Homem é assassinado a tiros em conveniência
DOURADOS
Homem é morto no Jardim Pantanal; segundo homicídio da noite
DOURADOS
Homem assassinado no Jardim Pantanal tinha 23 anos
DOURADOS
Homem é baleado no Jardim Pelicano