Menu
Busca sábado, 17 de fevereiro de 2018
(67) 9860-3221
ROTEIRO&VIAGENS

Nove cidades perfeitas para fazer turismo de bike

20 setembro 2017 - 10h59

Já imaginou você viajar e poder turistar pela cidade de bicicleta, tendo maior liberdade em sentir a cidade, o clima, e o melhor, ter a chance de evitar o trânsito intenso? Pois bem, os apaixonados por ciclismo têm um bom motivo para unir o esporte com viagens por lugares incríveis. Se você tem muita disposição e não gosta de ficar parado, vale a pena explorar o mundo com uma bicicleta!

O cicloturismo como é chamado, funciona bem em cidades planas e quem já é mais experiente também pode aproveitar tours por montanhas (moutain bike).

Lugares como Suíça, São Paulo, Miami, Amsterdã e muitos outros são perfeitos para curtir belezas naturais e arquitetônicas e programar a viagem do seu jeito. Você sempre pode pedalar por onde quiser, mas vale a pena se inspirar com as nossas dicas. Confira e embarque já nessa aventura

Amsterdã

Pode ser óbvio quando o assunto é bicicleta, mas Amsterdã não pode faltar na sua lista! A cidade possui ótima infraestrutura hoteleira e respira bike. Você encontrará rotas tranquilas, fácil acesso a todos os cantos e várias opções para alugar ou deixar sua bicicleta. Reserve um tempinho para conhecer cafés, os tradicionais canais espalhados pela cidade, o mercado flutuante de flores, além das construções históricas do século 17.

Bogotá

Programe-se para conhecer o melhor da capital colombiana e não se esqueça de incluir trajetos de bicicleta, afinal, Bogotá tem pouco mais de 300 quilômetros de ciclovias para você montar o roteiro do seu jeito. A cidade se dá bem com os ciclistas e oferece vários bicicletários gratuitos, já que é endereço da segunda maior ciclovia da América Latina. Não deixe de curtir a vista do alto da montanha Monserrate, passear pelo centro histórico que cerca a Plaza Bolívar e visitar as feirinhas

Suíça

O pequeno país faz fronteira com a Itália, França, Áustria e Alemanha e concentra grande diversidade de paisagens que vão de lagos a montanhas nevadas. Em Zurique, aproveite para curtir o centro histórico e a vista do rio Limmat. Outra sugestão é ir até Berna, Interlaken e Zermatt - e o melhor é que dá para levar a bicicleta em trens panorâmicos! A Suíça também tem uma rede de rotas específicas para percorrer sem carro. Você pode escolher entre caminhada, bicicleta, mountain bike e muitas outras opções para ficar perto da natureza.

Miami e Parque Yosemite

Aproveite o tempo livre para curtir Miami de bicicleta. Afinal, dá para ir além das atrações mais procuradas, como outlets e baladas, e usufruir dos vários pontos de aluguel de bike. Percorra a Ocean Drive e a South Beach sobre duas rodas e pare na hora que quiser para conhecer restaurantes e museus. Quem estiver preparado para mais aventura pode apostar em tours de bike no Parque Nacional de Yosemite, na Califórnia. Uma das trilhas famosas por lá é em direção ao Mirror Lake. As bicicletas podem ser alugadas no parque e dá para combinar trechos de pedalada com caminhada e piquenique.

Minas Gerais

Aposte na região da Serra do Espinhaço, em Minas Gerais, para viver uma experiência única com a bicicleta. O trajeto entre as cidades de Diamantina, Serro e Conceição do Mato Dentro é acompanhado por muito verde, áreas montanhosas e as belezas arquitetônicas de centros históricos com estilo colonial. Não deixe de pedalar até a cachoeira do Tabuleiro ou opte por seguir os trajetos que fazem parte da Estrada Real (Caminho dos Diamantes, Caminho Novo, Caminho Velho e Sabarabuçu). Por lá há pontos sinalizados entre Minas Gerais e Rio de Janeiro para quem está de bike, carro ou caminhando.

Rio de Janeiro

Rio de Janeiro já esteve na lista das 20 melhores cidades com infraestrutura para pedalar, segundo o ranking Copenhagenize. Aproveite a brisa à beira-mar e programe passeios tranquilos em que você pode retirar e devolver a bike em várias estações de bicicletas públicas. Não perca a oportunidade de tomar banho de mar entre um trajeto e outro e ainda curtir o visual da lagoa Rodrigo de Freitas, do Pão de Açúcar e das praias de Copacabana e Ipanema, entre muitas outras atrações.

Copenhague

Por lá, a maior parte dos moradores usa a bike diariamente nos quase 400 quilômetros de vias específicas para pedalar. Programe seu roteiro por Copenhague e fique tranquilo quanto à segurança, já que há trajetos bem sinalizados, vagas próprias para bicicletas e boa integração com metrô e trens. Veja de perto a imponência dos castelos Amalienborg e Rosenborg ou leve a bicicleta no metrô até a praia Amager, o principal ponto de lazer nos meses mais quentes (de junho a agosto).


São Paulo e Santos

Em São Paulo dá para levar a bicicleta no vagão do metrô, utilizar ciclovias (disponíveis somente aos finais de semana) e ciclofaixas (faixas dividas entre bicicletas e carros). Durante o passeio você pode fazer paradas por restaurantes, padarias, museus e parques, como Ibirapuera, Villa-Lobos e do Povo, todos interligados por uma ciclovia. Na avenida Paulista também é possível andar de bike e se sentir seguro, principalmente aos domingos, quando a via fica fechada para carros. Antes de pedalar no exterior você também pode treinar no litoral, como em Santos, onde um bom trecho de ciclovia acompanha o maior jardim de orla do mundo!

Cordilheira dos Andes

Prefere rotas imersas na natureza? Então sua próxima viagem sobre duas rodas pode ser no Peru e na Bolívia. Em Machu Picchu, a 2.490 mil metros de altitude, a rota até a cidade perdida dos incas inclui trechos de bike e caminhada. O ideal é ir pra lá nos meses secos (abril a novembro). Partindo de La Paz, na Bolívia, você pode passar por estradas que e são nos arredores vulcões, lagos e desertos até o sul do país. Destaque para o Salar de Uyuni, um verdadeiro deserto de sal. As paisagens são incríveis, mas o caminho não é fácil, principalmente por conta da altitude. Considere passar dias pedalando e a possibilidade de se hospedar em pequenas cidades ou acampar. Estude as variações de terreno e mudanças climáticas antes de iniciar a viagem.

Deixe seu Comentário

Leia Também

TUR
MS é um dos melhores categorizados no Mapa do Turismo Brasileiro 2018
RÚSSIA 2018
Embaixadora da Copa do Mundo da Rússia visita sede da CBF
BRASIL
Previdência não será única PEC parada durante intervenção no Rio
RIO BRILHANTE
Jovem tem a casa atingida por tiros após discussão em bar por volume de som
ECONOMIA
Energia: em fevereiro bandeira segue verde para consumidores
CAMPO GRANDE
Carro de luxo com R$ 48 mil em débitos é apreendido em blitz
GRUPO B
Compromisso na Copa Verde faz FFMS alterar data de jogo do Corumbaense
BRASIL
Entenda como foi criado o horário de verão, que termina no domingo
EDUCAÇÃO
Inscrições para o Programa Vale Universidade seguem abertas
SUL DE MS
Homem morre após fugir e capotar veículo carregado com maconha

Mais Lidas

QUADRILHA DESARTICULADA
Sete são presos a caminho de MS com carros roubados
TRÁFICO
Ao ser preso com cigarro de maconha, jovem denuncia "boca" no Itália
MARACAJU
Homem é assassinado brutalmente por adolescentes
DOURADOS
Reunião define critérios para lotação nas escolas da Reme