Menu
Busca domingo, 21 de julho de 2019
(67) 9860-3221
GUIA

Museus diferentões para visitar no Brasil

25 abril 2019 - 09h57Por Guia Viajar Melhor

O Brasil é um país repleto de cultura, história, tecnologia, meio ambiente, pesquisas e muitas reviravoltas políticas e sociais. E que lugar seria mais indicado para reunir, preservar e disseminar tanta informação e memórias do que um museu?

Nosso país possui mais de três mil museus espalhados por diversas regiões e com acervos bastante diversificados e interessantes. Também há museus em que os próprios projetos arquitetônicos se tornaram parte da história, como os desenhados por Oscar Niemeyer.

Muitos destes museus são famosos e até compõe a lista dos melhores do mundo justamente por saírem fora da caixinha. Chegou a hora de conhecer alguns desses museus diferentões e fazer uma visita para valorizar a cultura e arte aqui no Brasil, né? Olha só!


Instituto Inhotim, Brumadinho (MG)

Se você estiver visitando Belo Horizonte ou cidades próximas deve reservar ao menos um dia para conhecer o Instituto Inhotim, que fica a 60 quilômetros da capital mineira. O maior museu de arte ao ar livre da América Latina une natureza e criação humana de um jeito que você nunca viu. Uma série de pavilhões e galerias reúne um acervo artístico contemporâneo em 96 hectares de área com exposições, sendo 700 hectares de preservação ecológica. Inhotim mostra como a arte e o meio ambiente estão conectados de forma inspiradora.

Museu do Amanhã, Rio de Janeiro (RJ)

O Museu do Amanhã apresenta uma proposta diferente de todos os museus brasileiros. Em vez de registrar fatos e acontecimentos do passado ou resgatar memórias, ele questiona as grandes mudanças, ideias e debates do futuro em um planeta que vem sendo extremamente modificado. O Museu apresenta meios de como poderemos viver no amanhã, num futuro próximo, e possibilidades de transformação. A estrutura do Museu do Amanhã é formada por um edifício de formas lúdicas de quinze mil metros quadrados cercados por espelhos d’água.  

Instituto Ricardo Brennand, Recife (PE)

Já imaginou entrar em um museu cujo visual lembra um castelo medieval? O Instituto Ricardo Brennand é assim. Em pleno Recife, em um caminho com toda pompa imperial, o visitante pode conferir a vasta coleção individual de Ricardo Brennand, que conta com nada menos que o maior acervo do pintor holandês Frans Post. Além disso, uma coleção de espadas, adagas, facas, canivetes e punhais também pode ser vista. Próximo ao museu, junto aos resquícios de mata atlântica, há também a oficina do artista Francisco Brennand, em uma área de quase quinze mil metros quadrados com obras incríveis do artista que também vale, e muito, a visita.


Museu Oscar Niemeyer (MON), Curitiba (PR)


O museu, em si, já é uma impressionante obra de arte com sua arquitetura única planejada por Oscar Niemeyer. O Museu do Olho, como é conhecido pelos moradores de Curitiba, recebeu o apelido por conta do formato de um de seus prédios, que muito se assemelha a um gigante olho humano. O MON possui acervo permanente e mostrar itinerantes, além de abrigar obras de diversos artistas renomados. Ainda há uma área verde na parte externa do museu, lojinha e um café.

Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS, Porto Alegre (RS)

Ciência, interatividade e conhecimento se reúnem no Museu de Ciências de Tecnologia da PUCRS. Localizado em Porto Alegre, apresenta centenas de atrações interativas onde o visitante tem a chance de aprender na prática um pouco mais sobre ciência e tecnologia, uma experiência bastante lúdica especialmente para as crianças. Em suas coleções científicas há um vasto acervo de fósseis, descobertas arqueológicas, espécies da nossa biodiversidade e objetos de pesquisas de estudantes de diversos países.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CAPITAL
Homem é morto a facada e testemunha presa por não pagar pensão
BRASIL
Estudo revela que 80% de diabéticos podem ter doenças cardiovasculares
RIO BRILHANTE
Dupla é flagrada com mais de 100 quilos de maconha em veículo
FUTEBOL
Comercial sai atrás, mas arranca empate do Cena pelo Estadual sub-17
MUNDO NOVO
Homem morre no Hospital da Vida após cair de telhado
CRIME AMBIENTAL
Pescador é preso com carne de porco silvestre e pescado em ônibus
AMAZÔNIA
Diretor do Inpe rebate Bolsonaro, reafirma desmatamento e não deixa cargo
FRONTEIRA
Motociclista é arremessada e morre ao bater cabeça no meio-fio
SORTE
Aposta única acerta as seis dezenas e fatura R$ 21 milhões na Mega-Sena
SAÚDE
Ministro vem à MS liberar R$ 166 milhões para habilitar serviços do SUS

Mais Lidas

TRÂNSITO
Mulher morre após acidente entre carro e moto
DOURADOS
Guarda flagra rapaz empurrando moto e descobre que veículo era furtado
LAGUNA CARAPÃ
Homem chega alterado em casa, bate na mãe e é preso
DOURADOS
Jovem é preso por tráfico internacional na rodoviária