Menu
Busca quinta, 18 de julho de 2019
(67) 9860-3221
SUL

Dicas de turismo em Porto Alegre

13 maio 2019 - 16h11Por Guia Viajar Melhor
Carinhosamente apelidada como POA, a capital do Rio Grande do Sul se destaca por conter inúmeras áreas verdes e uma rica gastronomia que vai muito além do famoso churrasco gaúcho. Atrações culturais também são os grandes chamarizes do destino e estão disponíveis nos principais bairros da cidade, como a Praça da Alfândega, onde estão o Museu de Artes do Rio Grande do Sul, o Memorial do Rio Grande do Sul e oClube do Comércio.
 
Um passeio pelo Parque Farroupilha é a melhor maneira de entender o cotidiano dos porto alegrenses, que em tardes ensolaradas ocupam o espaço verde do parque e aproveitam o dia sentados na grama, interagindo com amigos e familiares acompanhados do indispensável chimarrão, preparado com erva-mate.
 
A grande concentração de ótimas estruturas de hotéis, restaurantes, lojas e shoppings está no elegante bairro dos Moinhos de Vento. A região também possuí uma agitada vida noturna, principalmente nas ruas Padre Chagas e Fernando Gomes. Outra opção para aproveitar a cena alternativa da cidade é a Cidade Baixa, muito popular por seus bares descolados.
 
O centro histórico de Porto Alegre possui tantas atrações que o ideal é conhecer a região a pé. Diversas edificações impressionantes podem ser conferidas nessa área da cidade. Atrações como a Catedral Metropolitana (que além de ter uma das maiores cúpulas do mundo, tem três painéis na fachada executados na oficina do Vaticano), o Theatro São Pedro, a Casa de Cultura Mário Quintana e o Mercado Público são paradas obrigatórias em um city tour pela cidade.
 
O que fazer em Porto Alegre
 

Foto: Renato Soares / Mtur


 
Linha turismo
 
O ônibus da Linha Turismo é uma boa forma de ter uma ideia geral da cidade. A linha turística funciona de terça a domingo e passa nas atrações mais marcantes de Porto Alegre. Para quem é de fora recomendamos o city tour Centro Histórico (Praça da Matriz, Usina do Gasômetro e Parque da Redenção). Este roteiro permite que o passageiro embarque e desembarque em cinco pontos do trajeto e conheça mais detalhes de cada local.
 
Parque Farroupilha
 
Conhecido como Redenção, o Parque Farroupilha é considerado o coração da cidade e oferece uma enorme área verde próxima ao centro de POA. Aos domingos o parque fica ainda mais movimentado por conta da feirinha de antiguidades que ocorre semanalmente.
 
Rua dos Andradas
 
Conhecida como Rua da Praia, a Rua dos Andradas concentra algumas das principais atrações de Porto Alegre. Separe um tempinho na agenda e percorra a rua calmamente para conhecer a Igreja das Dores, a Casa de Cultura Mário Quintana, o Museu Hipólito da Costa, o Clube do Comércio, o Centro Cultural CEEE Érico Veríssimo, a Catedral Episcopal, as Galerias Chaves e Malcon, a Livraria do Globo e os quartéis do Exército Brasileiro e da Brigada Militar.
 
Praça da Matriz
 
Com o monumento a Júlio de Castilhos em seu centro, esta praça é um dos pontos turísticos mais emblemáticos de Porto Alegre. Ao redor dela está o Palácio Farroupilha, onde funciona a Assembleia Legislativa, o Palácio Piratini (sede do governo do Estado), a Catedral Metropolitana, o Museu Júlio de Castilhos, o Solar das Câmara e o Theatro São Pedro.
 
Usina do Gasômetro
 
A Usina do Gasômetro é o centro cultural mais popular entre os moradores e visitantes de Porto Alegre. O espaço cultural está abrigado em uma antiga usina termoelétrica de gás destinado à iluminação pública e abastecimento de fogões. A construção possuí uma enorme chaminé com 117 metros, que permanece preservada e foi construída em 1937 para amenizar os problemas causados pela emissão de fuligem. O centro conta com café, sala de cinema e espaços culturais onde são apresentadas palestras, peças de teatro e shows, entre outros eventos.
 
Mercado Público
 
Construído no século XIX, o Mercado público de Porto Alegre é um belo prédio em estilo neoclássico. Especiarias e produtos típicos da terra gaúcha podem ser encontrados em suas dezenas de lojas, restaurantes e lanchonetes.
 
Fundação Iberê Camargo
 
Em frente ao Guaíba, o mais novo ponto turístico da capital do estado foi construído pelo arquiteto português Álvaro Siza. O complexo abriga um acervo de obras do importante artista plástico gaúcho Iberê Camargo e recebe constantemente diversas exposições itinerantes.
 
Praça da Alfândega
 
A Praça da Alfândega, antiga Praça Senador Florêncio, é um espaço público, histórico e turístico do destino. O local também é cercado por outras importantes edificações da cidade, como o Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (MARGS), o Memorial do Rio Grande do Sul e o Santander Cultural.
 
Outros atrativos turísticos em Porto Alegre
 
Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS
Teatro São Pedro
Estádio Beira-Rio
Lago Guaíba
Catedral Metropolitana
Igreja Nossa Senhora Das Dores
Parque Moinho dos Ventos
Jardim Botânico
Hidráulica Moinhos de Vento
Mercado Central de Porto Alegre
Rua Gonçalo de Carvalho
Santuário Nossa Senhora Madre De Deus
Palácio Piratini
Planetário José Baptista Pereira
 
Como chegar em Porto Alegre
 

Foto: Renato Soares / Mtur


 
De avião
 
O Aeroporto Internacional Salgado Filho  recebe voos diários dos principais aeroportos do país e está a 13 km do centro de Porto Alegre.As principais companhias aéreas internacionais que operam no aeroporto são: Aerolíneas Argentinas, Air France (representada por Selltour) e American Airlines.
 
Você pode chegar em diversos pontos da cidade usando o transporte público ferroviário que conecta o aeroporto ao centro da cidade. Outra opção é utilizar os serviços de táxi, transfer e aplicativos de mobilidade como Uber.
 
De carro
 
Quem chega pelo norte do estado deve seguir a BR-101 e em seguida acessar a RS-290 no município de Osório, em direção a Porto Alegre. Os motoristas que chegam do sul de Porto Alegre precisam pegar a BR-116 passando por Guaíba até a capital do estado.
 
As capitais mais próximas de Porto Alegre são Florianópolis (458 km) e Curitiba (742 km).
 
De ônibus
 
A cidade recebe ônibus diários de diversas capitais brasileiras. Para informações atualizadas de quais companhias operam até Porto Alegre, vale ligar na rodoviária da capital gaúcha.
Rodoviária de Porto Alegre
Tel: (51) 3210-0101
 
Melhor época para visitar Porto Alegre
 

Foto: Renato Soares / Mtur


 

 
Na primavera as ruas de Porto Alegre ganham mais cores com os jacarandás, mas é no inverno rigoroso, presente nos meses de junho a novembro que a capital gaúcha fica ainda mais aconchegante. É durante essa época que ocorre diversos festivais famosos como o Acampamento Farroupilha, Porto Alegre em Cena e a Feira do Livro, que reúne dezenas de expositores de diferentes nacionalidades, além de oferecer gratuitamente oficinas, debates, palestras, sessões de cinema e programações artísticas.
 
Em média, os meses mais quentes são janeiro, fevereiro, março e dezembro. A chuva costuma aparecer com frequência entre julho e setembro.
 
Onde se hospedar em Porto Alegre
 

Foto: Renato Soares / Mtur


 

 
O bairro dos Moinhos de Vento concentra ótimos hotéis na região central da cidade. Quem se hospeda nessa área de Porto Alegre tem a comodidade de poder conhecer restaurantes, cafés, lojas, shoppings e algumas áreas verdes da cidade andando. O Sheraton está entre os mais bem avaliados da cidade e está a apenas 15 minutos de carro do Aeroporto Internacional Salgado Filho. Outras opções são o Hotel Laghetto Viverone e o Quality Porto Alegre.
 
Muitos visitantes afirmam que a Cidade Baixa é a melhor região para se hospedar na cidade. O bairro mais descolado de POA é movimentadíssimo e abriga muitas atrações turísticas imperdíveis. Se você está buscando um hostel pela cidade, o Solar63 é a grande referências entre os turistas mais jovens que visitam POA.
 
O centro de POA oferece hospedagens mais em contas e uma ótima localização. O Hotel Everest está entre os melhores do bairro e possui um charmoso restaurante situado no 16º andar com uma excelente vista da cidade.
 

Deixe seu Comentário

Leia Também

DOURADOS
Prova escrita para escolha de conselheiros tutelares tem data definida
FUTEBOL DE BASE
MS pode ter dois estreantes na Copa SP de Futebol Júnior em 2020
ARQUITETURA
Descubra como seus ambientes podem ficar incríveis com móveis em madeira
SAÚDE PÚBLICA
Santa Casa e Sesau assinam documento que viabiliza repasses à Unidade do Trauma na Capital
PENTE-FINO
Operação apreende estoque de droga pronta para revenda no semiaberto de Dourados
RODOVIA
Estado contrata empresa por R$ 339 mil para tirar MS-156 do escuro
INFRAESTRUTURA
Governo federal autoriza hoje reforma do aeroporto da Capital
BRASIL
Lista de espera do ProUni já está disponível para consultas
DOURADOS
Homem é preso com droga em carro que tinha a mãe como passageira
EVENTO
Feijoada Jurídica acontece no sábado com atrações artísticas e espaço de recreação para crianças

Mais Lidas

DOURADOS
Execução de comerciante douradense foi “comemorada” com tiros em bairro da periferia
DOURADOS
Indígenas invadem propriedade e atacam policiais com flechas e coquetel molotov
DINHEIRO NOVO
Governo deve anunciar ainda esta semana a liberação de saques do FGTS
POLÍCIA
Polícia prende ladrão de moto e descobre ‘boca de fumo’ no Dioclécio Artuzi