Menu
Busca segunda, 17 de junho de 2019
(67) 9860-3221
ALAGOAS

Dicas de turismo em Piranhas

21 maio 2019 - 09h27Por Guia Viajar Melhor
Erguida sobre às margens das águas claras do Rio São Francisco, a simpática cidade de Piranhas está localizada no oeste do estado de Alagoas em meio ao sertão, a cerca de 282 km de distância da capital Maceió. O município possuí um belo conjunto arquitetônico super charmoso, com inúmeras casinhas coloridas e bem preservadas que chamam atenção dos visitantes, tantas belezas rendeu a cidade o título de Patrimônio Histórico Nacional.
 
Apelidada de Lapinha do Sertão, Piranhas tem ruas estreitas que são marcadas por diversos casarios da época colonial construídos no séculos XVIII e XIX, com arquitetura estilo colonial inglês e português.
 
O pequeno povoado ficou nacionalmente conhecido pela a imagem das cabeças degoladas expostas no casarão do Antigo Palácio Provincial de Lampião, Maria Bonita e seu bando de comparsas. A ação foi realizada pelo antigo tenente da cidade João Bezerra, em uma emboscada realizada na Gruta do Anjico, em 1938.
 
Piranhas é o melhor destino para quem deseja se refrescar nas águas verdes e mornas do Rio São Francisco e desbravar uma das regiões mais bonitas e exóticas do nordeste brasileiro: os Cânions do Xingó. A atração pertence ao município vizinho, Canindé de São Francisco, no estado de Sergipe.
 
A cidade também oferece uma gama de opções de hospedagem, restaurantes e barzinhos. Aos finais de semana seu centrinho histórico tem uma noite bem agitada, com música ao vivo e apresentações tipicas da região. A cidade também pode ser contemplada dos dois mirantes que podem ser vistos em qualquer canto de Piranhas, a Igreja do Senhor do Bonfim, de outro o Mirante Secular ocupa o pico mais alto da cidade com acesso em uma imensa escadaria com 385 degraus.
 
O que fazer:
 
Torre do Relógio
 
A antiga torre do relógio encontra-se em frente ao Museu do Sertão e foi construída em 1879. A noite o Café da Torre funciona no alto da edificação.
 
Foto: Rute Barbosa

 


 
Igreja Nosso Senhor do Bonfim
 
A simpática igreja fica no topo de um mirante com acesso em uma enorme escada com 265 degraus, do topo é possível avistar uma maravilhosa vista com o Rio São Francisco como plano de fundo.
 
Foto: Marinelson Almeida

 


 
Museu do Sertão
 
O Prédio da antiga estação ferroviária abriga hoje o Museu do Sertão, que conta com inúmeros objetos, roupas, armamentos e utensílios da época do cangaço. O espaço também carrega murais que narram a história dos cangaceiros e reproduções de imagens famosas.
 
Foto: Pé na Estrada Blog

 


 
Centro de Arte e Cultura
 
Se você deseja levar uma lembrancinha o melhor lugar para fazer compras é o Centro de Artesanato, Artes e Cultura de Xingó. No espaço são vendidos peças de arte e artesanato produzidos nas cidades do sertão alagoano como cestas, cerâmicas, bebidas, doces e roupas.
 

Foto: Partiu Pelo Mundo

 


 
Prainha
 
O acesso a prainha é feito pelo centrinho histórico de piranhas, a atração fica na Orla Altemar Dutra, que possuí poucos restaurantes e barzinhos que oferecem estrutura para quem vai passar o dia inteiro relaxando nas águas do Rio São Francisco.
 
Foto: Hilton Lebarbenchon

 


 
Centro Histórico
 
Reserve ao menos um dia para andar por todas as ruas do centro que você conseguir. Encontre novos ângulos para visualizar Piranhas, as casinhas coloridas e as praças da cidade são ótimos lugares para fazer uma fotografia perfeita e levar como recordação.
 

Foto: Cláudio Maranhão

 


 
Mirante Secular
 
Construído no século 19, o Mirante Secular funcionava como um pequeno farol que guiava as embarcações que passavam pela águas do Rio São Francisco. O mirante abriga uma pirâmide com 8 metros de altura que marca a transição do século 19 para o 20.
 
Foto: Carla Siqueira

 


 
Outros atrativos para conhecer em Piranhas:
 
Praça da Matriz
 
Rota do Cangaço
 
Igreja Nossa Senhora da Saúde
 
Mirante Secular
 
Estação Ferroviária
 
Cachoeira do Vale da Ribeira
 
Riacho do Talhado
 
Trilha do Rio Capiá
 
Largo do Comércio
 
Como chegar:
 
De avião
 
Piranhas não possuí aeroporto, o jeito mais fácil de chegar até a cidade é desembarcar no aeroporto de Maceió ou Aracaju e de lá se deslocar de ônibus ou alugando um carro.
 
De ônibus
 
Os ônibus com destino a Piranhas saem diariamente das rodoviárias de Maceió e Aracaju. Da capital sergipana a viagem dura em média 4h30 até Canindé. Em seguida é preciso pegar um táxi até Piranhas, 10 minutinhos no máximo.
 
De carro
 
Vindo de Maceió pela BR-101, siga até o município de Areia Branca na BR-235, seguindo para Itabaiana. Após, o trajeto, entre na rodovia SE-106 até Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora da Glória. Em seguida, siga pela SE-206 percorrendo até chegar em Piranhas.
 
Onde ficar:
 
Pousada O Canto
R. do Canto, 15 – Centro Histórico, Piranhas
Tel.: (82) 3686-3459
www.pousadaocanto.com.br
Albergue Maestro Egildo Vieira
Rua Tiradentes, 92 – Centro Historico
Tel.: (82) 8806-1566 / (82) 9633-7437
E-mail alberguemaestroegildovieira@gmail.com
 
Onde comer:
 
Caboclo D’água
Acesso pela Rod. Canindé-Piranhas (portaria da Usina de Xingó), 10 km (1 km de terra)
Tel.: (082)8853-658

Deixe seu Comentário

Leia Também

DOURADOS
Reforma da Previdência vai ser tema de audiência pública na Câmara
É LEI EM MS
Cartazes devem informar em locais públicos direitos de pacientes com câncer
BRASIL
Mercado financeiro espera por cortes na Selic a partir de setembro
DOURADOS
Protesto contra nomeação de reitora tem 'abraço' coletivo e 'tapete alaranjado'
CAMPO GRANDE
Paciente descontrolado ameaça assistentes sociais por demora em atendimento
SUB-19
União goleia e fica perto da vaga na Copa SP do ano que vem
PREVENÇÃO
Secretário da Senad participa da abertura da IV Semana Estadual sobre Drogas
CRIME AMBIENTAL
Polícia prende capataz por caçada e apreende pistola e animais abatidos
FUTEBOL
Japão e Chile estreiam hoje em único jogo da Copa América
JARDIM TROPICAL
Mulheres são assaltadas enquanto saíam de igreja em Dourados

Mais Lidas

POLÍCIA
Casal contratado para levar maconha até Campo Grande é preso em Dourados
FURTO
Jovem é preso enquanto furtava bicicleta dentro de residência em Dourados
ASSALTO
Pastor marido de deputada federal é executado no Rio
POLÍCIA
Após cinco mortes em uma semana, órgãos realizam operação na reserva indígena de Dourados