Menu
Busca sábado, 25 de maio de 2019
(67) 9860-3221
INCLUSÃO

5 trilhas acessíveis para deficientes físicos em São Paulo

10 maio 2019 - 16h17Por Guia Viajar Melhor

Cada vez mais espaços adaptados surgem e dão oportunidade de inclusão a pessoas portadoras de necessidades especiais. É o caso de alguns parques no Estado de São Paulo que mantém trilhas projetadas para receber cadeirantes, pessoas com mobilidade reduzida e deficientes visuais.

Além da acessibilidade e de belas paisagens do entorno, algumas dessas trilhas ainda permitem um maior contato com a natureza por meio de experiências sensoriais. Conheça quais são, onde estão e como visitar estas 5 trilhas adaptadas em São Paulo.

Trilha da Nascente

Em plena capital paulista, a Trilha das Nascentes fica localizada dentro do Jardim Botânico de São Paulo. A trilha de 360 metros é percorrida por uma plataforma de madeira fixa e plana, com três pontos para descanso.

O projeto foi realizado desta forma para não causar impacto na Mata Atlântica, presente por todo o trajeto, e para permitir o acesso de idosos, pessoas com mobilidade reduzida e cadeirantes. Ao final do percurso é possível conhecer a nascente do histórico riacho do Ipiranga em uma espécie de observatório.

O Jardim Botânico de São Paulo fica aberto de terça a domingo e feriados (incluindo feriados que caem na segunda-feira), das 9 às 17 horas. O ingresso custa 10 reais e há emissão de meia entrada para estudantes.

Trilha da Vida

A Trilha da Vida fica localizada no Parque Ecológico Guarapiranga, a aproximadamente 35 quilômetros do centro da capital.  Com uma extensão de 50 metros, ela tem algo diferentes das demais trilhas que você conhece: só pode ser percorrida de olhos vendados. A ideia é proporcionar uma experiência sensorial, na qual dos participantes poderão entender o meio ambiente pelos sentidos, como olfato, tato e audição.

O trajeto é adaptado e pode ser realizado por cadeirantes, pessoas com pouca mobilidade e deficientes visuais. É necessário realizar o agendamento para fazer a trilha pelo e-mail peguarapiranga@sp.gov.br ou telefone (11) 5517-6707, já que o trajeto é monitorado. A Trilha da Vida pode ser percorrida de terça a domingo, das 9h às 14h.

Trilha Sensorial


A Trilha Sensorial fica localizada dentro do Parque Ecológico Imigrantes, inaugurado no final de 2018 em São Bernardo do Campo. O trajeto da trilha é realizado em meio às árvores por meio de uma plataforma suspensa de madeira sustentável, onde se alcança um lago de águas cristalinas ao final do percurso.

O Parque Ecológico Imigrantes oferece plataformas, rampas de acesso, bondinho em plano inclinado, corrimãos e recursos eletrônicos de áudio para facilitar o acesso a cadeirantes, deficientes visuais e pessoas com necessidades especiais. Para o visitante com deficiência visual há placas com informações que possibilitam a leitura em braile.

As visitas ao Parque Ecológico Imigrantes são gratuitas, mas devem ser agendadas previamente pelo site.

Trilha Circuito das Árvores

A Trilha Circuito das Árvores está localizada no Parque Villa-Lobos, em plena capital paulista. O trajeto acessível de 120 metros de extensão é percorrido por uma passarela de madeira que chega a atingir 3,5 metros de altura. Durante o percurso é possível observar a copa das árvores e algumas espécies de pássaros.
O parque Villa-Lobos também conta com rampas, banheiros acessíveis e mapas táteis pensando na inclusão dos visitantes que são cadeirantes ou possuem mobilidade reduzida. O Parque-Villa Lobos funciona de segunda a segunda, das 5h30 às 19h e o acesso é gratuito.

Trilha do Silêncio

A Trilha do Silêncio fica no Parque Estadual do Jaraguá, também na capital paulista. O trajeto de 700 metros de extensão conta com corrimão e guia de madeira em meio à mata para orientação de deficientes visuais, além de placas com informações em braile. Com agendamento e monitoria, é possível realizar o “exercício do silêncio”, atividade de sensibilização em que o visitante pode sentir os sons e os cheiros da mata. Ao final da trilha, o visitante se depara com uma centenária figueira-branca.

Para o agendamento, basta entrar em contato pelo e-mail pe.jaragua@fflorestal.sp.gov.br ou telefones (11) 3941-2162 / 3945-4532. A trilha monitorada pode ser realizada todos os dias, das 7h às 16h, e o acesso é gratuito

Deixe seu Comentário

Leia Também

MS
Carga de cigarro avaliada em R$ 1,5 mi é apreendida na MS-345
POLÍTICA
Ricardo Ayache assume o comando do PSB em Mato Grosso do Sul
CAPITAL
Dupla é presa vendendo ecstasy, LSD, maconha e cocaína pelo Whatsapp
SHOWBIZZ
Marina Ruy Barbosa vai processar empresária de Xuxa por difamação
FUTEBOL
Paranhos sedia neste sábado a 4ª rodada da Copa Assomasul
MS
DOF prende homem que levaria droga para São Paulo
CRIME AMBIENTAL
Ambiental autua assentado por derrubada ilegal de árvores nativas
DOURADOS
Jovem contrata programa com travesti, diz não ter sido atendido e ainda roubado
MIRANDA
Homem é preso com arma e munições durante abordagem na MS-339
LOTERIA
Mega-Sena pode pagar prêmio de R$ 3 milhões neste sábado

Mais Lidas

APÓS INVESTIGAÇÃO
Polícia conclui que atentado registrado por vereadora foi acidente de trânsito
VILA CACHOEIRINHA
“Boca” é fechada, mulher é presa e diz traficar pelo baixo valor do salário mínimo
TRÁFICO
Motorhome com destino a São Paulo é apreendido com mais de 4 toneladas de maconha
MS-156
Dupla é presa pela PF com pistolas entre Dourados e Itaporã