Menu
Busca segunda, 25 de junho de 2018
(67) 9860-3221
CORPO

Quais os benefícios da acupuntura para a saúde?

13 março 2018 - 11h11Por Da redação

A acupuntura é uma técnica oriental que a cada dia ganha mais adeptos e vem se tornando mais popular. Mesmo assim, ainda há várias dúvidas em relação a ela. A teoria médica da acupuntura se centra no conceito de energia Qi. 

Sabe-se que Qi flui através das vias de energia do corpo, conhecidas como meridianos. Os meridianos combinam certos órgãos ou grupos de órgãos. Ao contrário da medicina ocidental, a medicina tradicional chinesa sustenta que a doença é causada por um desequilíbrio do fluxo dessa energia através dos meridianos.

Na tentativa de desbloquear ou de redirecionar de outra forma o fluxo de energia, os acupunturistas inserem superficialmente agulhas muito finas em pontos específicos no tecido da pele. Esses pontos são chamados de pontos de acupuntura. A acupuntura médica é frequentemente usada para alívio da dor, entre outros tratamentos.

Para que serve?

Como o objetivo da acupuntura é promover e restaurar o equilíbrio de energia, que flui por todo o corpo, os benefícios da acupuntura podem se estender a uma grande variedade de condições, de distúrbios emocionais (ansiedade, depressão) a queixas digestivas (náuseas, vômitos, síndrome do intestino irritável), entre outras.

Houve muitos estudos sobre sua potencial utilidade. No entanto, muitos desses estudos fornecem resultados equívocos por causa de como foram projetados, número de amostras e outros fatores. A questão é ainda mais complicada por dificuldades inerentes ao uso de controles apropriados, como grupos de placebo e acupuntura simulada.

No entanto, surgiram resultados promissores, como por exemplo, a eficácia da acupuntura em tratar náuseas e vômitos pós-operatórios e quimioterápicos em adultos e na dor dental pós-operatória. Existem outras situações, como vícios, reabilitação de AVC, dor de cabeça, cólicas menstruais, cotovelo de tenista (tendinite no cotovelo), fibromialgia, dor miofascial (dor musculoesquelética), osteoartrite, dor lombar, síndrome do túnel do carpo e asma onde a acupuntura pode ser útil como um tratamento adjunto ou uma alternativa aceitável ou ser incluída em um programa de gerenciamento abrangente.

A introdução da acupuntura na escolha das modalidades de tratamento que estão prontamente disponíveis para o público está em seus estágios iniciais. Embora seja necessário realizar muitos estudos, o surgimento de mecanismos plausíveis para os efeitos terapêuticos da acupuntura é encorajador.

Benefícios da acupuntura

Existem muitos benefícios relacionados à acupuntura. Alguns têm alguma base científica, enquanto outros ainda não. Os principais benefícios relacionados a essa prática são para tratar:

Dor na região lombar

Uma das fontes mais comuns de dor crônica é sentida na região lombar. Para muitos, o tratamento para dor lombar requer fisioterapia, remédios ou, no pior dos casos, cirurgia.

Dores de cabeça de tensão e enxaqueca

As dores de cabeça são uma frustração frequente para muitas pessoas. Algumas pesquisas sugerem que a acupuntura pode proporcionar alívio efetivo e temporário para dores de cabeça de tensão crônica. 

Quando se trata de dores de cabeça de enxaqueca, os pesquisadores concluíram que esse tratamento com agulhas pode ser eficaz no tratamento dessa condição, mesmo que não sejam colocados nos pontos de acupuntura apropriados, e também mostram um efeito possivelmente mais forte do que a terapia de drogas convencional e ainda com menos efeitos colaterais.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

FAMOSOS
Carolina Dieckmann exibe barriga chapada em clique de biquíni
ECONOMIA
Portabilidade de crédito cresce quase 100% em 2017
INTERNACIONAL
Polícia da Índia encontra corpo de fã de Messi
APOIO
União reconhece situação de emergência no Pantanal
INTERNACIONAL
EUA dizem estar trabalhando para reunir 2.053 crianças imigrantes com suas famílias
TRÁFICO DE DROGAS
Homem tenta fuga, carro sai da pista e ele acaba preso com quase 0,5 t de droga
INTERNACIONAL
Há quase 30 anos sem notificação, poliomielite surge na Venezuela e países vizinhos estão em alerta
BRASIL
Jungmann defende distinção entre traficante e usuário de drogas
CAMPO GRANDE
Motorista de Uber fica ferido após reagir a assalto
POLÍTICA
Bolsonaro é desaprovado por 64%, afirma Ipsos

Mais Lidas

POLÍCIA
Homem é assassinado em bar em Dourados
POLÍCIA
Veículo é roubado e recuperado horas depois em Dourados
DOURADOS
Jovem é presa ao tentar entrar na PED com droga em órgão genital
TRAGÉDIA
Mulher morre e 8 ficam feridos após colisão na MS-379