quinta, 28 de março de 2024
Dourados
20ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
IMPORTANTE

Projeto de renovação urbana discute questões de gênero

10 maio 2018 - 12h09Por CasaCor

Duas casas – uma rosa e outra azul – se destacam entre as construções de Dameisha, um vilarejo no subúrbio de Shenzhen, na China. As cores vibrantes são, na verdade, uma das formas que o escritório de arquitetura Wutopia Lab achou para discutir os papéis contrastantes do homem e da mulher na cozinha e como isso se reflete nos hábitos diários. A instalação entitulada “His House and Her House” (“Casa Dele e a Casa Dela”, em tradução livre) faz parte de sétima edição da Bi-City Biennale of Urbanism/Architecture, que foi inaugurada em dezembro passado.

O Wutopia acredita que tradicionalmente as cozinhas públicas são dominadas por homens e cabem às mulheres o comando das cozinhas domésticas. Para demonstrar as diferenças, eles destinaram cada casa a um gênero e usaram cores que, a princípio, parecem estereotipadas: azul para a construção masculina; rosa, para a feminina.

“O azul é símbolo da sobrevivência e da competição. Já o rosa representa a sensibilidade e a delicadeza”, explicaram os arquitetos ao site Yellow Trace. E completam: “A delicadeza da existência criada pelas mulheres e o desejo do homem pela existência contribuem para a dualidade de cada um”. Os tons também são muito usados em materiais de isolamento.

A Casa Dele

A casa azul térrea é dividida em três espaços de exposição e tem paredes verdes e tetos e pisos azuis – a inspiração aqui foi na paleta de cores do pintor francês Henri Matisse. Formas triangulares aparecem nas molduras das portas e nas maçanetas e reforçam o tom masculino da construção.

O maior dos ambientes possui uma piscina de cerveja e uma parede feita de garrafa de vinhos.

Em outro quarto, peças alinhadas de bacon pendem de vigas no teto como se fossem folhas. Em um terceiro ambiente, pedaços de carne são assados no fogo.

Se olharmos a casa como um todo, os ambientes representam itens culinários relacionados ao universo masculino: bebida alcóolica, carne curada e churrasco. As três partes, inclusive, utilizam métodos de preservação de alimentos: fermentação, cura e defumação – ou seja, formas encontradas pelos humanos para se autopreservar. Em uma sala escondida, a iluminação zenital provê luz natural e destaca o chão coberto de sal, ingrediente muito usado também para conservar comida.

A Casa Dela

O sal é o ingrediente que une as duas construções. No entanto, na parte feminina, ele aparece na cor rosa e cobre o chão do jardim e do pátio, combinando com a tonalidade da fachada. Cortinas escondem a varanda e representam a introspecção feminina.

Na parte interna da construção de dois andares, vários ambientes são dedicados a atividades culinárias ditas femininas: duas padarias correspondem ao Oriente e ao Ocidente, salas são dedicadas ao chá da tarde e dois quartos são usados para prática da arte japonesa de arranjo de flores denominada ikebana.

Padrões semicirculares se repetem em portas e maçanetas. As aberturas originais foram mantidas e as portas persianas se transformaram em grandes janelas, que possibilitam uma integração da parte interna e externa.

Deixe seu Comentário

Leia Também

'Tigrão do PCC' morre baleado após reagir à abordagem da Polícia Militar

BRASIL

Governo federal prorroga o programa Desenrola até o dia 20 de maio

Ex-militar da Aeronáutica tem pena aumentada por matar a esposa
FEMINICÍDIO 

Ex-militar da Aeronáutica tem pena aumentada por matar a esposa

INVESTIGAÇÃO DE FRAUDE

Jair Renan vira réu por lavagem de dinheiro e falsidade ideológica

CAPITAL

Cinco pessoas são presas durante operação contra 'gato' de energia

PLENÁRIO

Após 6 anos, STF voltará a discutir alcance do foro para políticos

PRF

Veículo roubado no interior de São Paulo é recuperado em Corumbá

REGIÃO 

Mato Grosso do Sul registra criação de 5998 empregos formais em fevereiro

BANDEIRANTES

Abordagem da Polícia Militar termina com homem baleado em Avenida

FUTEBOL

Com Gabigol, Flamengo anuncia lista de inscritos na Libertadores

Mais Lidas

CONSUMIDOR

Governo manda retirar marcas de azeite do mercado

MS

Operação cumpre 54 mandados contra grupo que cooptava policiais e usava viaturas para o tráfico

TRÁFICO

Cocaína que saiu de Dourados é apreendida em ônibus de turismo no interior de São Paulo

BONITO

Perícia descarta perfuração de arma de fogo em sucuri Ana Júlia, encontrada morta