24/11/2011 17h14

Entrevista com ex-comandante Gen. Luiz Felipe Carbonell

 

Maryuska Pavão

Foi promovido em Brasília à General de Divisão, o ex-comandante da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada do Exército Brasileiro, o General Luiz Felipe Kraemer Carbonell, ele que esteve em Dourados por quase dois anos, está atualmente na capital do Distrito Federal como Chefe do Gabinete do Estado Maior, órgão este que coordena todas as atividades do Exército Brasileiro.

Em entrevista o general destacou a importância da Brigada em sua vida. "A 4ª Brigada é a instituição com maior aceitação da população na região de MS. E esse prestígio só foi alcançado graças a cada um dos colaboradores e militares que fazem o trabalho diariamente em prol das comunidades. Nestes quase 400 anos de história, o Exército nunca esteve desassociado da população e trabalha sem cessar na manutenção da segurança nas estradas e garantindo a Paz no Brasil e no mundo e em Dourados isso não é diferente” disse.

Ele ressaltou ainda que, “alguns querem olhar a vida pelo retrovisor, mas o que aprendemos é sempre olhar para frente e contribuir para o desenvolvimento social, econômico e político na nação brasileira, e foi isso que conquistamos durante o tempo que estivemos em Dourados, além da boa receptividade, fizemos muitos amigos, trabalhamos em diversos projetos sociais, fizemos em parceria com o Governo Estadual 1ª Campeonato de Salto em MS, minha esposa [Graça Carbonell], sempre que realizou obras de caridades teve apoio da sociedade e dos órgãos públicos, e tudo isso ficou marcado em nossa história", concluiu o general.

Carbonell foi escolhido pelo Alto Comando do Exército e deve mudar de função a partir de março de 2012.

Vida Militar

Luiz Felipe Kraemer Carbonell é natural da cidade de Porto Alegre (RS), e ingressou aos 11 anos no Colégio Militar, filho de militar, conviveu diretamente dentro de quartéis do país.

Em 1973 começou a estudar na Academia Militar e após quatro anos de estudos, iniciou sua carreira de militar do Exército na ainda na capital Gaúcha.

Durante anos, esteve em várias partes do país, como Rio de Janeiro, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, foi major em Campo Grande, e transferido para Brasília para comandar o Centro de Comunicação Social do Exército, onde se apaixonou pela comunição, área esta segundo ele “fundamental para o civil e militar, principalmente na integração entre ambos” contou.

No ano de 2005, esteve no Haiti junto com a 1ª tropa de militares brasileiros, ajudando a reconstruir aquele país atingido por terremotos e tsunamis. Conforme ressaltou o general foi um tempo muito marcante, “essa foi uma fase de muito aprendizado e que me trouxe uma grande satisfação profissional e principalmente pessoal, em saber que estava ajudando tantas pessoas necessitas, até por que os haitianos tinham, nós brasileiros como sua salvação” comentou.

Carbonell foi promovido a General de Brigada no ano de 2008, ano que foi transferido para a cidade de Dourados comandar a 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, uma das principais brigadas do país, por estar localizada na fronteira com a Bolívia e o Paraguai.

General Carbonell no dia da troca de comando da 4ª Brigada

(15) Comentários

Parabéns General! É tão bom ter notícias daquele qua há mais de 20 anos não vejo e para o qual fui ajudante de ordens por um pequeno período.
Fui soldado no 2º Esquadrão do 3º RCG em Porto Alegre e quando estava para dar baixa, o senhor com suas sempre sábias palavras me aconselhou a ficar. Fiquei, fiz o curso de cabo (fiquei em primeiro lugar) e depois o curso de sargentos em outra unidade (também primeiro lugar) e fui promovido a sargento. Hoje sou civil, mas tenho plena certeza que aqueles anos fizeram a diferença em minha formação e vida atual. Atualmente sou professor Universitário e Gestor em uma empresa de negócios internacionais em Caxias do Sul - RS.

 
Marco Aurelio da Silva em 21 de abril de 2012 - sábado às 21:35

Sr. Gen. Carbonell,
Bom dia.
Lembro-me da sua chegada, como tenente no 3RCGd, eu era um guri e ajuda ficava com o meu pai Zé das Botas na oficina do Regimento. Cinco anos depois, fui com muito orgulho, seu aluno da C1 curso de cavalaria no CPOR/PA e em 1989 seu tenente no esquadrão do Osório. Meu pai sempre citava seu nome como exemplo e eu hoje cito o Sr. como exemplo ao meu filho que, este ano com a graça de Deus ingressou no CMPA. Recentemente no encontramos nos 100 anos do CMPA e lá tive a honra e felicidade registrar este momento ao lodo do Al Arruda (filho), que ouviu atentamente seus conselhos. Sempre lembro daquele FO negativo na minha primeira formatura, o que me preocupou muito, mas foi fundamental o para que fosse o primeiro e o último. Obrigado pelos ensinamentos e formação comandante.

 
Joslei Gomes Arruda em 23 de março de 2012 - sexta às 22:41

Parabéns, Sr. General, continue sendo esta excelente pessoa que és. muitas felicitaçoes...... Sr. General Carbonell, permita-me neste e-mail, fazer-lhe uma colocação e ao mesmo tempo lhe solicitar apoio, caso possas atender. Ocorre o seguinte, sou morador da Granja do Torto, e a Escola Classe do Torto, escola pública,está com um problema de pessoal para remover toda a areia de um parquinho de diversão no interior da escola. Ocorre que a areia existente está com bactérias provenientes da água da chuva, provocando alergias nas crianças, já foram feitos dois multirões, mas não conseguimos tirar toda a areia. Senhor General, por favor, e pelas crianças que estudam naquela escola, se o senhor puder mandar alguns militares, para fazer este trabalho, por favor nos ligue, meu telefone é: 8504-7642, VALDEIR SILVA(funcionário da CAESB que trabalhou na exposição do PROJETO BIGUÀ, no QG do Exército), ou o telefone da ESCOLA: 3901 75 39 Diretora DANIELA. Muito Obrigado, General, que Deus lhe ajude. Um abraço !!!!!!

 
valdeir pereira da silva em 23 de fevereiro de 2012 - quinta às 16:32

Parabéns, fico muito orgulhoso de ter sido aluno teu no CPOR POA, bons tempos...
Mais sucesso na tua vida.

 
Wiener em 05 de janeiro de 2012 - quinta às 06:08

Todos os elogios que li sobre este digno homem, traçam o verdadeiro e explícito perfil de quem ele è, um merecedor de toda a glória e admiração conquistada. Assim pude comprovar tal experiência, diante dos meus primeiros anos de tropa, ainda em SC- São MIguel do Oeste, sob o seu comando.
Que Deus lhe conceda saúde pra que continue fazendo tão bem o seu trabalho e enaltecendo cada vez mais nossa honrada instituição, diante daqueles que esperam o melhor de nós militares do Exército Brasileiro.
Parabèns, General!

 
Anderson E S. Bizarri em 23 de dezembro de 2011 - sexta às 09:00

Exmo. Sr. Gen. CARBONELL, no seu comando fiz minha despedida do serviço ativo. Lembro com saudades do pátio Gen Plinio Pitaluga lotado com a banda e os militares, tendo no palanque um líder firme e sereno. Parabens pela sua merecida promoção. Que Deus continue a iluminá-lo na sua nova missão.

 
José Airton Moreira Gonçalves em 13 de dezembro de 2011 - terça às 20:34

Gen Carbonell, parabéns pela tão merecida promoção. Com certeza virá outra. Pois o Sr. é um exemplo como militar, de humildade e tantas outras qualidades. Comandante, um abraço!

 
Eraldo Silva Almeida em 11 de dezembro de 2011 - domingo às 00:51

Parabéns,grande também e o trabalho social de sua esposa Senhora Graça , grande pessoa nos visitou por varias vezes nossa entidade felicidades na sua nova jornada .

 
Salazar - Ex- presidente da APAE-Dourados em 07 de dezembro de 2011 - quarta às 12:45

Sucesso a este militar de carreira que é referência das novas gerações!

 
Lourdes Ribeiro em 02 de dezembro de 2011 - sexta às 13:45

parabéns e felicidades em sua nova missão, posto que merecedor desta promoção; juntamente com os seus

 
nazih el kadri em 28 de novembro de 2011 - segunda às 14:49

Honrada destaco vossa atuação em nossa comunidade ao tempo em que cumprimento Vossa Excelência pela promoçao, desejando-lhe continuados êxito!!!.

 
Noemi Ferrigolo em 28 de novembro de 2011 - segunda às 12:51

Parabéns! Meus cumprimentos e desejo de sucessos continuados!

 
Cesar L O Viegas em 27 de novembro de 2011 - domingo às 20:51

Parabens General, O senhor mereçe! Por onde passou deixou muitas amizades e boas recodações de um Excelente Comandante. Sem falar na pessoa simples e boa que o senhor é.

 
Leonardo Ddos em 25 de novembro de 2011 - sexta às 14:34

Parabéns GENERAL, sucesso pro senhor nessa jornada Militar, tudo de bom pra ti.

 
Juliano Assunção em 25 de novembro de 2011 - sexta às 14:22

É isso aí. Boa sorte ao General Carbonell e parabéns por sua promoção a General de Divisão.

 
Rinaldo Ribeiro em 24 de novembro de 2011 - quinta às 20:05

Envie seu Comentário

Antes de escrever seu comentário, Atenção! O DouradosNews não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!
* Obrigatório
 
2011 © - Dourados News - Todos os direitos reservados.
As notícias veiculadas nos blogs, colunas e artigos são de inteira responsabilidade dos autores.
Desenvolvido por: Lobo Tecnologia&Internet
Tel. (67) 3423-5060 - 55 (67) 3421-6196
Rua Hilda Bergo Duarte, 462 - 1º Andar - Sala 01 - Edifício Dinho
Cep. 79.806 - 020 - Centro - Dourados - MS.