Menu
Busca segunda, 21 de maio de 2018
(67) 9860-3221
SEVILHA ODONTOLOGIA
ESCOLHA CERTO

Na hora de terminar a reforma, qual a melhor tinta: látex PVA ou látex acrílico?

30 outubro 2017 - 10h42Por Da redação

Antes de qualquer coisa é preciso entender que existe um tipo de tinta para cada tipo de superfície, por isso, a escolha da tinta adequada é essencial para uma pintura bem acabada e durável. As características das tintas são dadas pelo tipo, quantidade e qualidade das resinas e pigmentos que entram em sua composição. 

Sendo esses elementos que vão determinar as superfícies em que ela poderá ser aplicada e em que circunstâncias. A maioria das tintas usadas na construção civil é à base de látex PVA (acetato de polivinila) e látex acrílica (acrilato e metilmeta-acrilato).

As tintas látex são tintas feitas com vários tipos de resina termoplásticas tendo a água como base solúvel. 

Látex PVA

As tintas látex PVA são mais utilizadas nos ambientes internos, uma vez que possuem bom rendimento, qualidade e bom preço. As principais propriedades desse tipo de tinta são a facilidade de aplicação permitindo um alastramento na superfície e secagem rápida, boa resistência ao intemperismo e ao calor, facilidade de limpeza, com uso de água e sabão neutro, resistência ao mofo, boa retenção de cor, durabilidade.
 
Sua aplicação deve ser feita entre duas e três demãos. Também é ideal para quem não tem muita experiência com pintura. Outra dica é que a tinta não é adequada para áreas molhadas ou que possam receber chuvas constantes, e nem para recobrimentos de acabamento em alto brilho, como um corrimão, por exemplo.

Tinta látex acrílica

A tinta acrílica tem aspecto muito parecido com a tinta látex PVA, também é solúvel em água, porém sua formulação é feita com resinas acrílicas e metil metacrílicas, o que proporciona um produto de alta impermeabilidade e durabilidade. 

Esse tipo de tinta apresenta ótima retenção de cor, boa resistência a agentes químicos, podendo ser usadas em superfícies de cimento e argamassa, é impermeável à água, e especialmente resistente aos efeitos do tempo sendo eficaz para pinturas externas e em áreas molhadas da casa, como na cozinha e lavabo.

A aplicação deve ser feita entre duas e três demãos. Ela é fornecida nas versões fosca, semibrilho e acetinada, preste atenção ao comprar para garantir o tipo de acabamento final que deseja.
 
O acabamento fosco não tem brilho e ajuda a disfarçar defeitos e irregularidades nas paredes e tetos, proporciona assim uma aparência uniforme em grandes áreas, mas pode acumular mais sujeira, manchas e tem maior tendência à proliferação de algas e fungos, dependendo das condições do ambiente, além disso tende a ficar lustroso com mais facilidade que as tintas mais brilhantes.
 
Já o acabamento acetinado possui brilho intermediário entre o fosco e o semibrilho. Sua intensidade de brilho também tem a capacidade de disfarçar imperfeições da parede e, normalmente, é uma versão que garante aquele “toque de seda” muitas vezes descrito na própria embalagem da tinta. É um acabamento que permite boa resistência à lavabilidade, mofo e algas.
 
O acabamento semibrilho é o que proporciona maior brilho e reflexos intensos. Indicado para superfícies sem imperfeições ficando bem em portas, batentes e janelas. Antes, só existiam as versões à base de solvente, mas hoje em dia já são fabricadas tintas brilhantes à base de água.
Seu custo é superior ao da tinta látex PVA, porém, sua resistência e durabilidade justificam o investimento.
 
A aplicação é a mesma para ambos, mudando apenas a quantidade de água utilizada na diluição. Em média, no Látex PVA, a diluição é de 50% de água enquanto para a tinta látex acrílica, é de 10 a 30%. 

Deixe seu Comentário

Leia Também

CAMPO GRANDE
Mulher leva martelada na cabeça e é mantida em cárcere privado
ELEIÇÕES
Partidos políticos poderão realizar convenções entre julho e agosto
FUTEBOL
12 equipes já garantiram vagas na 3ª fase da Copa Assomasul
SUMIÇO
Menino de 11 anos vai ao judô e desaparece ao voltar para casa
ELEIÇÕES
Temer avisa interlocutores que lançará Meirelles ao Planalto
RECORRÊNCIA
Assaltos a agências dos Correios levam MPT a ajuizar ação civil
CINEMA
Vencedores da MAD destacam estímulo à produção audiovisual no MS
ESTELIONATÁRIOS
Receita Federal alerta para golpe contra tomadores de empréstimos
POLÍTICA
Deputados disponibilizam R$ 200 mil a saúde nas aldeias de Dourados
CAMPO GRANDE
Detento é encontrado morto em cela de Instituto Penal

Mais Lidas

BR-163
Caminhonete carregada com maconha é encontrada abandonada em posto de Dourados
CAMPO GRANDE
Chefe de quadrilha investigada pela PF foge de presídio
PEDRO JUAN
Mulher é executada a tiros na fronteira
JARDIM PANTANAL
Homem é baleado após ser cercado por grupo