Menu
Busca sábado, 21 de abril de 2018
(67) 9860-3221
Clube Indaiá - Janeiro 2018

Leia o artigo "O Fonoaudiólogo", por Ademir Garcia Baena

30 novembro 2012 - 14h01

No dia 09 de dezembro, quando se comemora o dia do Fonoaudiólogo, ainda ouvimos muitas perguntas, como: o que é Fonoaudiólogo?, o que faz a Fonoaudiologia? Uma grande parcela da comunidade, ainda desconhece o trabalho exercido por este profissional, este artigo visa esclarecer e definir nosso campo de atuação.

O Fonoaudiólogo é o profissional com graduação em Fonoaudiologia, que atua em pesquisa, prevenção, avaliação e terapia fonoaudiológica na área da comunicação oral e escrita, voz e audição, bem como em aperfeiçoamento dos padrões da fala e da voz.

Ainda que com uma formação diferenciada, em que as características de cada curso estão intimamente relacionadas à filosofia da universidade/faculdade onde ele está inserido (médica, psicológica, etc.), o Fonoaudiólogo é um profissional habilitado a atuar, basicamente, em duas grandes áreas: a de distúrbios da comunicação e a da audiologia. Embora estas duas áreas recebam a mesma atenção dentro da graduação, no que concerne à carga horária das disciplinas, na prática, o que se observa é que um número consideravelmente grande de Fonoaudiólogos atua na área de terapia fonoaudiológica, preferencialmente em clínicas particulares, individuais ou multiprofissionais, em geral associadas a otorrinolaringologistas, psicólogos e dentistas (dados extraídos de pesquisa realizada durante o II Congresso Internacional de Fonoaudiologia - 1995).

Excetuando-se os profissionais que trabalham essencialmente na área de audiologia, os demais se distribuem em um campo de atuação bastante diversificado, que compreende os seguintes segmentos:

Serviços públicos de saúde: encontramos os Fonoaudiólogos inseridos em equipes interprofissionais, atuando de forma eminentemente preventiva em hospitais, postos de saúde, unidades básicas, ambulatórias de especialidades e hospitais-dia:

Educação: quer em instituições públicas ou privadas, o Fonoaudiólogo atua em creches, Engs, escolas de 1º e 2º graus, orientando os professores e auxiliando na elaboração de programas de alfabetização. Atua, ainda, como docente em cursos de graduação, pós-graduação e especialização em Fonoaudiologia.

Serviços de saúde ocupacional/indústrias: a atuação do fonoaudiólogo, na área de saúde do trabalhador, encontra-se em franca ascensão, em virtude da legislação vigente, que obriga as indústrias a realizarem exames audiológicos em seus funcionários, com programas de conservação auditiva e controle de ruído;

Centros auditivos: onde o fonoaudiólogo realiza avaliações audiológicas, bem como a seleção e adaptação dos aparelhos auditivos comercializados pelas empresas.

Meios de comunicação, artes e telemarketing: junto aos profissionais que tem a fala e a voz como instrumento de trabalho, a atuação do Fonoaudiólogo visa aprimorar os padrões de articulação, respiração, entonação entre outros;

Entidades e associações de assistência a deficientes: novamente inserido em equipes interprofissionais, o fonoaudiólogo atua junto a pacientes portadores de deficiências auditivas, mental, física, bem como distúrbios emocionais e neurológicos;

Clínicas geriátricas/asilos: atendimento a pacientes acometidos de patologias decorrentes da idade (afasias, disartrias, etc.);

Sancionada em 09 de dezembro de 1981, pelo então presidente João Figueiredo, a Lei nº 6965, que regulamenta a profissão de Fonoaudiólogo, veio ao encontro dos sonhos de uma categoria profissional, que ansiava ser reconhecida. Além de determinar a competência do Fonoaudiólogo, com a Lei, foram criados os Conselhos Federal e Regional de Fonoaudiologia, tendo como principal finalidade a fiscalização do exercício profissional.

O crescimento da profissão tem sido uma constante, a ampliação do mercado de trabalho do Fonoaudiólogo e uma maior conscientização da categoria tem levado os Conselhos de Fonoaudiologia à revisão de toda a sua Legislação. O primeiro fruto deste esforço conjunto foi a elaboração de um Código de Ética novo. Aprovados em 17/12/95. O próximo passo será a revisão da Lei nº 6965, de 09 de dezembro, considerado, portanto o dia do FONOAUDIÓLOGO.

Vale ressaltar que Dourados possui uma atuação Fonoaudiológica de vanguarda, propiciando desta forma atendimentos dos mais exemplares. Nossa cidade foi uma das primeiras do interior de Brasil e a primeira de toda a região Centro-Oeste a ter fonoaudiologia pelo município (1º de fevereiro de 1988) visando atender a população mais carente de nossa cidade, foi uma das primeiras a oferecer avaliação auditiva precoce( o teste da “orelhinha)”, uma das primeiras a ter um programa de Saúde Vocal para os professores (1994), tivemos o Projeto de Extensão nº 548/2006 DEX PROEC, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, projeto este denominado VOZ: INSTRUMENTO DE TRABALHO, revelando a importância de programas preventivos, Mato Grosso do Sul foi o primeiro estado Brasileiro a aprovar um Projeto de Saúde Vocal do Professor (Lei nº 2198, de 20 de dezembro de 2000) e, recentemente a Câmara Municipal de Dourados, aprovou um Projeto de Saúde Vocal dos professores da rede municipal de ensino, um grande avanço, outros projetos estão sendo avaliados, demonstrando a força e a importância da FONOAUDIOLOGIA, ressaltando desta forma a atuação dos fonoaudiólogos deste nosso querido município.

Oportuno, parabenizar à todos os Fonoaudiólogos, especialmente aos profissionais de nosso Estado e de Dourados, PARABÉNS!!!.







Ademir G. Baena

Fonoaudiólogo

CRFa. 0176MS

Especialista em Voz

Aperfeiçoamento em Distúrbios de Aprendizagem e Dislexia

Aperfeiçoando em Eletroestimulação Aplicada em Motricidade Oral e Disfonias


Deixe seu Comentário

Leia Também

CIRCUITO CAIXA
Paratleta de MS conquista medalhas de ouro em competição nacional
LEVANTAMENTO
Governo recebe estudos técnicos do projeto de concessão da Rodovia MS-306
BRASIL
Mudanças nas regras de financiamento podem aquecer mercado imobiliário
AGENDA
Reinaldo vem a Dourados na segunda para entrega de residencial
QUASE R$ 400 MIL
Pedro Chaves é o que mais usou verbas indenizatórias em MS
BRASILEIRÃO
Cinco jogos completam rodada da Série B neste sábado
RIO BRILHANTE
Homem morre após cair com veículo em rio
PERTO DO FIM
Ponte de concreto para substituir a que caiu em Guia Lopes está 91% concluída
DEUS SALVE O REI
Afonso é capturado pelo exército de Montemor
BRASILEIRÃO
Santos vai à Bahia e Fla recebe mineiros na abertura da rodada

Mais Lidas

SOLIDARIEDADE
Dourados inaugura a primeira geladeira solidária nesta sexta-feira
JARDIM GUANABARA
Homem é preso acusado de abusar de criança em Dourados
ABRIGO
Fazendeiro morto por pistoleiros já hospedou membro do Comando Vermelho
Morador da Rocinha foi preso com documento falso quando vigiava posto da PRF, na BR-463, uma das principais rotas do narcotráfico
CAMPO GRANDE
Mulher morre ao ser arremessada de caminhonete