Menu
Busca segunda, 27 de maio de 2019
(67) 9860-3221

Leia o artigo "Doe sangue", por Paiva Netto

28 novembro 2012 - 10h36

#####.

Desde tempos imemoriais, o sangue apresenta várias simbologias. Entre elas, a da honra, da luta e principalmente da vida. Instituído pelo decreto presidencial no 53.988, de 30 de junho de 1964, 25 de novembro passou a ser o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. A partir de 2003, temos a Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue, comemorada sempre no fim do mesmo mês.

Apesar de todos os esforços de conscientização da importância de ser doador, o brasileiro, que é solidário, ainda não fez desse gesto um hábito.

Hoje, com a internet, pode-se tirar qualquer dúvida que possa inibir o cidadão. Oriente-se quanto aos benefícios e restrições. Você pode acessar, por exemplo, uma das páginas do Ministério da Saúde nas redes sociais, www.facebook.com/DoeSangueMS, e o portal www.boavontade.com.

Segundo o coordenador-geral de sangue e hemoderivados do Ministério da Saúde, Guilherme Genovez, “a data é importante para que as pessoas sejam doadoras também durante o período das férias. Precisamos manter o estoque dos bancos de sangue nos hemocentros”.

Dedico aos que se juntarão a esse time da solidariedade o que escrevi em “Reflexões e Pensamentos — Dialética da Boa Vontade” (1987): Assim como o sangue, circulando pelo corpo, oxigeniza e alimenta as células humanas, o Amor, percorrendo os mais recônditos pontos de nosso Espírito, fertiliza-o e o torna pleno de vida. (...) Ao final de tudo, ele — que se expressa das mais surpreendentes formas na grande tarefa de conduzir os homens à sobrevivência — vencerá! Continuamos acreditando na vitória final do ser humano e de seu Espírito Eterno, a obra máxima do Criador.



PROGRAMA SORRISO FELIZ

A Legião da Boa Vontade de Portugal tem agora uma terceira Unidade Móvel de Saúde Oral, do seu programa Sorriso Feliz, na cidade do Porto. Nesse empreendimento, contou com a parceria das empresas Siemens e Galp Energia e das Fundações Manuel António da Mota e Axa Corações em Acção.

A dra. Joana Garoupa, diretora de Comunicação da Siemens, comentou: “Tivemos conhecimento da LBV, deste projeto em particular, que associa a educação com a parte da solidariedade, o que para nós é extremamente importante na nossa estratégia de sustentabilidade. Achamos que era o casamento perfeito. Estamos muito orgulhosos de contribuir para este projeto tão meritório”.

O programa, realizado também em Lisboa e Coimbra, desenvolve campanhas de informação, prevenção e tratamento de saúde, especialmente a bucal, voltadas para as comunidades carenciadas. Para outras informações, acesse: www.lbv.pt.



José de Paiva Netto é jornalista, radialista e escritor - paivanetto@lbv.org.br — www.boavontade.com

Deixe seu Comentário

Leia Também

UAUUUUU!!
Ellen Roche faz clique só de lingerie e é elogiada por internautas
RIO NEGRO
Ambiental fecha segunda olaria ilegal e autua proprietário em R$ 5 mil
MATO GROSSO DO SUL
Campanha Estadual de Combate ao Feminicídio será lançada amanhã
MS-164
Mulheres são flagradas transportando maconha em ônibus
DOURADOS
Douradenses vão às ruas apoiar medidas de Bolsonaro
MUNDO
Tremor de magnitude de 8,1 graus abala noroeste do Peru
EVENTOS
Semana do Leite terá palestras, doações e discussão sobre a conjuntura da atividade em MS
BRASIL
Projeto garante defesa de animais em casos de desastres ambientais
MÚSICA
Almir Sater faz show gratuito hoje em Dourados
AINDA DÁ TEMPO
Concurso público da PM e Bombeiros: candidatos têm até hoje para preencher ficha da Investigação Social

Mais Lidas

ITAQUIRAÍ
Empresário é executado no Sul do Estado
TRÁFICO
Ação conjunta apreende 556 quilos de cocaína em ônibus de turismo religioso
FLAGRANTE
Polícia prende grupo caçando com 19 cães e lanças para abate
ITAQUIRAÍ
Comerciante foi executado com cinco tiros enquanto lavava residência