Menu
Busca quarta, 20 de novembro de 2019
(67) 9860-3221
Educação

Primeira ída da criança à um espaço infantil/escolinha

04 novembro 2019 - 07h42Por Aconchego Espaço Infantil

Mamães de primeira viagem ficam imaginando como ficará seu coração, depois de deixar seu filho, pela primeira vez, em um espaço infantil/escolinha. Mas não tem outro jeito. A licença maternidade acaba em um sentimento ímpar de tristeza e vem acompanhado de incertezas. Como vou deixar meu bebê tão pequenino numa escolinha? Como irei suportar ficar tanto tempo longe? Como meu filho ficará longe de mim?

Colocar o filho na creche, tão prematuramente, pode parecer um retrocesso na cabeça das mães, mas se a escolha da escolinha for bem feita, um lugar em que a mamãe sinta-se segura para deixar seu filho enquanto trabalha, o local poderá ser um espaço de grande desenvolvimento para a criança e aprendizado para a mamãe. Já pensou nisso? A inserção da criança num espaço infantil é um dos momentos mais importantes da sua vida e da mamãe. É a primeira separação real dos dois, marcando sua entrada na vida social. Claro que isso não pode acontecer de forma brusca. É num espaço infantil/escolinha que se dá a iniciação da autonomia da criança. E isso assusta, principalmente, a mamãe que vê seu filho como um bebezinho incapaz de crescer sozinho. Esta sensação de abandono traz sofrimento a mamãe inexperiente.  


A permanência da criança num espaço infantil, de qualidade, trará a ela um desenvolvimento completo de suas habilidades como a convivência social, começando o processo de amizade, de divisão e colaboração mútua, desenvolvimento da linguagem e de conhecimento de mundo.
 Brincadeiras entre crianças, normais em creches, contribuem para acelerar o processo de socialização de comunicação, movimento, socialização e, ainda, dos aspectos cognitivos.

Aos poucos a mamãe verá que aquele “medo” transformou-se em confiança e qualidade de vida para ambos.
A segurança da mamãe nesse “ritual de passagem” do convívio familiar para o social do seu filho será fundamental. A mamãe segura consegue passar tranqüilidade ao filho, quando diz que no fim da tarde virá buscá-lo. A criança verá que isso acontece todos os dias e que a mamãe não vai abandoná-lo.
Dizer a verdade é sempre importante. Não deixe a criança na creche dizendo que vai ao banheiro e já volta. No dia seguinte seu filho não acreditará em você.

Muitas vezes isso não é tão fácil, mas a mamãe não pode estremecer. A criança pequena que ainda não consegue se expressar muito bem, verbalmente, pode transmitir esse sentimento de separação através do corpo com choro, recusa de alimento ou mesmo ficar doente, isso é normal. Os pais devem favorecer o conhecimento do novo ambiente através da sua presença e mediação com os profissionais que lá trabalham para atender seu filho.

Este processo de separação temporária entre criança e família pode e dever ser amenizado com o atendimento em um ambiente que seja aconchegante, seguro, tranquilo e que respeite o desenvolvimento da criança nas suas mais diversas etapas. Pensando na criança e na tranquilidade das mamães o Aconchego Espaço Infantil foi todo preparado para receber as crianças de 06 meses a 4 anos de idade. No Aconchego Espaço Infantil a mamãe terá a segurança que precisa para trabalhar com tranqüilidade, pois o contato com os profissionais é realizada de forma rápida, direta e transparente. Venha conhecer nosso Espaço.

Rua Ponta Porã, 2680 - Jardim Progresso
Fones: (67) 99948-3831 - (67)99686-7126 ou 3421-5589

 

Leia Também

JARDIM PANTANAL
Jovem é preso após bater na mãe em Dourados
CONCURSO
UEMS abre vagas para professores em Cassilândia e Dourados
DOURADOS
Justiça manda reconstituir homicídio e adia júri popular de acusado
Educação
Conheça a solução Digital Mindset, oferecida pela Wizard Dourados
MACAÚBA
Homem é preso após exibir espingardas em bar
REFORMA
Senado aprova PEC Paralela da Previdência em segundo turno
TENTATIVA DE FEMINICÍDIO
Ex esperou mulher chegar de curso para tentar matá-la no Estrela Verá
DOURADOS
Homem contrata trans, diz não ter dinheiro para pagar e tem máquina de cartão roubada
POLÍTICA
Câmara articula manter DPVAT e multa por falta de cadeirinha para criança
ESPORTES
JEJ: Atletas de mais quatro modalidades viajam hoje para Blumenau

Mais Lidas

ESTELIONATO
Suspeita de aplicar golpes em Dourados é presa na Paraíba
OPERAÇÃO PATRON
Dono de loja de importados na fronteira também é alvo de operação
DOURADOS
Nove homens acusados pela morte de interno da PED vão a júri nesta quarta
RIO BRILHANTE
Vítima de acidente em rodovia morre em hospital de Dourados