Menu
Busca quarta, 19 de fevereiro de 2020
(67) 9860-3221
Educação

Habilidades para aprendizagem

14 fevereiro 2020 - 09h15Por O Quintal- Espaço de Leitura e Aprendizagem Mediada

Ao falar sobre o processo de aprender pensamos logo em o quê será aprendido, ou como essa aprendizagem ocorrerá, ou então qual a importância do quê e quando se aprende. Mas antes da aprendizagem ocorrer, deve-se pensar na prontidão – o quanto a criança está pronta – e nas habilidades – quais competências reais a mesma apresenta. 

A habilidade é descrita, segundo o dicionário Houaiss, como a qualidade ou característica de quem é hábil; e ser hábil é ter maestria de uma ou várias artes ou um conhecimento profundo, teórico e prático de uma ou várias disciplinas. Então o processo de aprender exige um ‘antes’ do contato com o objeto de aprendizagem da criança. E este momento anterior é o que a torna capaz de conscientemente tomar posse de um conhecimento e usá-lo para resolver problemas. 

O que aprender antes de aprender? A resposta a esta pergunta é: confiança básica, autonomia, iniciativa, produtividade e identidade. As habilidades aqui listadas devem vir de casa para o ambiente escolar – os pais são os primeiros a proporcionar momentos de aprendizagem para a criança, em casa e no convívio social familiar, com parentes e amigos, um ambiente no qual a criança se sente segura para testar seus limites e receber os estímulos que a orientem de forma correta a se desenvolver. 

A confiança básica se apresenta na forma do sentir-se feliz por cumprir algo que foi posto sob sua responsabilidade, a criança sente que os pais acreditam na sua capacidade de fazer algo e que, a qualquer dúvida ou necessidade de auxilio, os pais estarão ao seu lado para guiá-la. Mas deve-se lembrar, que quando a dificuldade surgir, os pais não ‘farão por’, poderão no máximo ‘fazer com’. 

A autonomia se manifesta nas tomadas de decisões, a criança aos poucos começa a ‘aprender a escolher’, a analisar as possibilidades que se apresentam e avaliar os resultados positivos e negativos de sua escolha. Neste momento os pais podem ajudar a olhar adiante, pois a relação de tempo para a criança ainda é um pouco confusa. 

A iniciativa é o primeiro passo para aprender a planejar, pois, depois que uma decisão é tomada, o como – quando – onde entra em ação para chegar ao resultado final. Começar algo com um plano pronto, e passível de ajustes, evita desvios e frustrações; quando a criança simplesmente age, em resposta ao que decidiu ou às situações que a decisão impôs à mesma, o ciclo tentativa – erro – frustração mina a determinação e coragem da criança tendo sua disposição natural pela busca do novo bloqueada.

A produtividade é o resultado da capacidade de produzir algo utilizando recursos disponíveis, para uma criança, estes são: seus pais e familiares, os contextos sociais que vive e as relações que constrói. Assim a criança, vivendo ainda essa interdependência dos pais, pode viver a satisfação de ser produtiva ao ajudar a organizar as refeições, por exemplo, ou selecionar fotos para fazer um álbum de família que conte a história da mesma. A criança terá uma função e durante um período determinado será monitorada, junto aos demais participantes da atividade familiar, na quantidade de ‘trabalho’ que concluiu dentro do planejado – com prazo razoável para que entenda a relação entre dedicação e tempo. 

A identidade é um conjunto de características próprias e exclusivas que servem para diferenciar de forma individual. A identidade da criança inicialmente passa pela identidade dos próprios pais e do olhar que os pais têm sobre a mesma, quando pais e familiares são carinhosos e cuidadosos, firmes e responsáveis a criança cria um vínculo de valores ao redor das suas atitudes e dos sentimentos que expressa. A criança ao saber quem é, torna-se única sem deixar de fazer parte integrante do núcleo familiar. 

Facebook: https://www.facebook.com/espacooquintal

Instagram: https://instagram.com/oquintaldaleitura?igshid=c62i0b92elkm

Endereço: R. Ponta Porã, 2299 - Vila Progresso, Dourados - MS, 79826-080
Telefone: (67) 3033-3799

 

Leia Também

COMBUSTÍVEIS
Petrobras aumenta preço da gasolina nas refinarias pela 1ª vez no ano
AQUIDAUANA
Falso delegado envia nudes e ameaça ‘infernizar’ vida de menina de 13 anos
LOTERIA
Confira as dezenas da Mega-Sena, que deve paga R$ 170 milhões
PROPOSTA
Projeto de lei prevê afixação de cartazes educativos sobre adoção
PUNIÇÃO
Idoso que atirou em morador de rua é exonerado da Assembleia Legislativa
BENEFÍCIO
UEMS abre inscrições de 770 auxílios para acadêmicos da graduação
CINEMA
Morre em São Paulo aos 83 anos José Mojica Marins, o Zé do Caixão
EMPREGO
Comarca de Mundo Novo realiza processo seletivo de estagiários
DOURADOS
Ladrão leva carro de autoescola e o abandona na Cachoeirinha
COTAÇÃO
Dólar renova recorde e fecha a R$ 4,36

Mais Lidas

APÓS 9 ANOS
Hipermercado fecha as portas em Dourados no final do mês
DOURADOS
Policial aposentado mata homem e diz ter sido ameaçado com faca
VIOLÊNCIA
Homem é assassinado em frente a padaria em Dourados
DOURADOS
Júri termina com réu condenado a 15 anos por matar desafeto em 2018