Menu
Busca terça, 23 de outubro de 2018
(67) 9860-3221
CONFORTO

Dez poltronas clássicas assinadas por famosos designers brasileiros

10 outubro 2018 - 09h36Por Casa Vogue

Sabe aquela peça que parece existir desde sempre? Que pode estar sozinha, isolada em um canto, e mesmo assim vai chamar mais atenção do que qualquer outro item da sala? Esses são os clássicos do design.

Segundo a Casa Vogue, as criações cheias de história, que por seu ineditismo e originalidade rompem a barreira do tempo, se tornaram peças-desejos de diversas gerações.

Para valorizar esses verdadeiros fenômenos, Casa Vogue lista abaixo 11 poltronas – o mobiliário mais cobiçado entre os criativos – projetadas por famosos designers brasileiros que com seus assentos transformaram a forma com que nos sentamos à mesa ou descansamos na sala de estar.

 1. FDC1, Flávio de Carvalho (1940)

Considerado um dos percursores da arquitetura moderna, Flávio de Carvalho concebeu a poltrona FDC1 para a sua casa, a fazenda Capuava. Feita de metal e couro a peça de estrutura circular e traços minimalistas é até hoje considerada avant-garde e é comercializada pela Futon Company.

2. Cadeira Unilabor, Geraldo de Barros (década de 1950)

Projetada por Geraldo de Barros, em parceria com o padre dominicano João Batista Pereira dos Santos (criador da cooperativa de trabalho Unilabor), a clássica cadeira, assim como outras peças da marca, faz referência à arte concreta e promove a simplicidade das formas.

3. Cadeira Bowl, Lina Bo Bardi (1951)

A poltrona formada por uma concha revestida em couro ou tecido foi pensada pela arquiteta ítalo-brasileira para estreitar o relacionamento entre pessoa e objeto. Inclinável em todas as direções, o móvel chegou a ser relançado pela Arper, em edição limitada, e hoje é revendida pela Dpot.

4. Cadeira Paulistano, Paulo Mendes da Rocha (1957)

Inspirada nas redes indígenas, a cadeira Paulistano de Paulo Mendes da Rocha faz parte do acervo do Museu de Arte Moderna de Nova York e foi criada pelo arquiteto para mobiliar o Ginásio do Clube Athlético Paulistano, obra arquitetônica de sua autoria em conjunto com João De Gennaro. Hoje as cadeiras decoram diversos ambientes e podem ser adquiridas pela Futon Company.

5. Poltrona Mole, Sergio Rodrigues (1957)

Na poltrona Mole não se senta, refastela-se. Uma das peças mais famosas do design brasileira, a cadeira assinada por Sergio Rodrigues é feita com madeira maciça, tiras de couro e almofadas generosas. Tudo para atender ao pedido do fotógrafo Otto Estupakoff, que queria um sofá no qual ele poderia mergulhar como um sultão. Hoje, é possível adquirir uma na Dpot.

6. Poltrona Dinamarquesa, Jorge Zalszupin (1959)

Com braços que lembram as colunas do palácio da Alvorada, a Dinamarquesa de Jorge Zalszupin faz referência ao design escandinavo e se destaca com as linhas curvas e finas esculpidas em jacarandá. É possível adquirir a clássica poltrona na Etel.

7. Poltrona Peg Lev, Michel Arnoult (1968)

Precursor do design “flat-pack”, Michel Arnoult idealizou a Peg Lev como um móvel kit. Fácil de montar e desmontar, a poltrona era vendida em uma caixa e inova ao poder ser montada pelo próprio usuário. Atualmente ela pode ser adquirida através da Futon Company.

8. Poltrona e banco Easy, Oscar Niemeyer (1970)

Desenvolvida pelo arquiteto em parceria com sua filha, Anna Maria, o conjunto de peças assinadas por Niemeyer tem pés curvos estruturados em madeira e revestimento de couro.

9. Poltrona Revisteiro, Zanine Caldas (década de 80)

Esculpida em toras de Pequi, a poltrona assinada por Zanine Caldas (1919-2001), tem desenho robusto e um curioso nicho na base – perfeito para abrigar revistas.

10. Poltrona Vermelha, Irmãos Campana (1993)

Criada com cerca de 500 metros de corda, a poltrona Vermelha (que pode ser feita em diversas cores) é a primeira peça dos Campanas a ser fabricada de forma industrial. Comercializada pela italiana Edra desde 1998 (e no Brasil pela Firma Casa) ela se destaca pelas formas orgânicas e o trabalho manual bastante valorizado pelos designers.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

FAMOSOS
Carta sobre fim de Fátima Bernardes e William Bonner emociona apresentadora
EM DOURADOS
Assessoria Sindical da Fiems orienta contadores sobre eSocial
SAÚDE
Sinais e Sintomas de câncer em adolescentes
FUTEBOL DE MS
MPE libera Morenão para a disputa da Série B
POLÍTICA
Mentor de Odilon, Dagoberto diz que Bolsonaro é incompetente e não serve para ser prefeito
SUL
Casarões coloridos abrigam espaços culturais, mercados e museus em Paranaguá
JOGOS ESCOLARES
Jems e Jojums: Representantes de MS nas individuais foram definidos no fim de semana
MS
Rede de Controle inicia elaboração de ranking estadual dos portais da transparência
JOÃO PAULO II
Foragido da Justiça mente o nome ao ser preso com bicicleta furtada
ATENÇÃO HOMENS
Camisetas listradas estão em altas e devem ser usadas

Mais Lidas

OPERAÇÃO SATURAÇÃO
Megaoperação cumpre dezenas de mandados de prisão em Dourados
DOURADOS
Ação contou com apoio de 4 delegacias da Capital e cumpriu mais de 40 mandados de prisão
DOURADOS
Dupla é presa suspeita de pelo menos 30 furtos em comércios
SIDROLÂNDIA
Homem é preso em Dourados pela morte de idoso em assentamento