Menu
Busca terça, 19 de junho de 2018
(67) 9860-3221
INTEGRAÇÃO

Cozinha e lavanderia com soluções práticas e econômicas

06 dezembro 2017 - 10h20Por Minha Casa

Soluções que agregam criatividade e baixo custo são a especialidade do arquiteto Neto Porpino, com escritório em São Paulo. “Sou apaixonado pela proposta de decoração viável, tanto que aplico esse conceito em casa”, diz o profissional.

Em um dos seus projetos, Neto utilizou tinta no lugar dos usuais azulejos na parede da pia, apostou em móveis do tipo pronta-entrega e ainda integrou a lavanderia à cozinha.

“Acho que todos os ambientes são importantes. Assim como a cozinha passou a fazer parte da sala, a área de serviço não precisa ficar escondida”, comenta.

Investimento baixo, valor agregado alto

Para tingir a parede da pia foi escolhida uma tinta lavável. “Desenvolvida para ambientes internos, ela repele líquidos”, diz Tamara Góes, da AkzoNobel. Quanto ao desenho, pintar apenas uma faixa alonga o ambiente visualmente, explica Neto. “Também cria um ponto focal nessa área e organiza a disposição dos armários – tudo fica alinhado e, de quebra, deixa a integração com a lavanderia mais evidente”, completa.

Os móveis apresentam diferentes acabamentos como amadeirado, vidro e pintura branca, mas como todos são neutros e fazem parte da mesma linha há unidade visual. “É possível combinar módulos de diferentes linhas e fabricantes, desde que haja algum elemento em comum, como cor, puxadores etc. E como a compra desse tipo de armário resulta em economia, abre-se a possibilidade de customizar as peças, adesivando-as ou trocando o tampo dos gabinetes”, sugere.
orienta.

Visual e funcionalidade integram os ambientes

Não foi só na parede da pia que o verde trouxe graça – no conjunto do jantar, uma cadeira dessa cor quebra a rigidez da composição. “É um detalhe que traz descontração e faz um link com a pintura. Uso e abuso de cores, mas é preciso que elas combinem entre si e se repitam em vários elementos e detalhes para fazerem sentido”, afirma Neto.

“Para mim, o fogão é a estrela da cozinha. Se ele não puder ficar em posição centralizada, sugiro deixá-lo a pelo menos 15 ou 20 cm da parede, de modo a facilitar o uso e a limpeza. Para não deixar esse espaço lateral morto, indico inserir um nicho, mesmo que estreito, a fim de apoiar temperos e utensílios”, considera.

Na lavanderia, a faixa verde, os armários aéreos idênticos aos da cozinha e a decoração com elementos em cobre reforçam a integração entre os cômodos. “Colocamos uma porta de correr para não ter problema com fumaça e cheiro de comida nas roupas. Mas se você tiver uma lava e seca, sem tanque, pode colocar apenas uma lâmina de vidro separando”, propõe.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SHOWBIZ
Mulher de Taison chama atenção ao renovar bronze em praia da Rússia
CONCORRÊNCIA
Senado aprova projeto que autoriza venda direta de etanol a postos
UFGD
Ex-ministro dos Direitos Humanos faz palestra dia 26 em Dourados
TRÊS LAGOAS
Homem é preso acusado de sequestrar secretária para roubar caminhonete
EDUCAÇÃO
UEMS abre inscrições para exames de proficiência em língua estrangeira
VÍNCULO AFETIVO
STJ garante direito de visita a animais de estimação após separação
CONCURSO
Comarca de Bonito selecionará estagiários de Administração
JUSTIÇA
Homem é condenado por fraudar assinatura da ex-mulher em cheques
FUTEBOL
Alberto Valentim deixa o Botafogo para dirigir time do Oriente Médio
ABIGEATO
Propriedades rurais são alvo de ladrões de gado em Nova Andradina

Mais Lidas

PARANHOS
Testemunha de atentado a prefeito é executada
DOURADOS
Dupla é presa por tentativa de homicídio contra vendedor de espetinhos
PARANHOS
Calote em venda de fazenda teria motivado atentado a prefeito
ÁGATA DE AÇO II
Brigada de Dourados desloca 600 homens para atuar contra crimes fronteiriços