Menu
Busca Sexta, 15 de Dezembro de 2017
(67) 9860-3221
Sertão Campanha - Dezembro2017
INTEGRAÇÃO

Cozinha e lavanderia com soluções práticas e econômicas

06 Dezembro 2017 - 10h20Por Minha Casa

Soluções que agregam criatividade e baixo custo são a especialidade do arquiteto Neto Porpino, com escritório em São Paulo. “Sou apaixonado pela proposta de decoração viável, tanto que aplico esse conceito em casa”, diz o profissional.

Em um dos seus projetos, Neto utilizou tinta no lugar dos usuais azulejos na parede da pia, apostou em móveis do tipo pronta-entrega e ainda integrou a lavanderia à cozinha.

“Acho que todos os ambientes são importantes. Assim como a cozinha passou a fazer parte da sala, a área de serviço não precisa ficar escondida”, comenta.

Investimento baixo, valor agregado alto

Para tingir a parede da pia foi escolhida uma tinta lavável. “Desenvolvida para ambientes internos, ela repele líquidos”, diz Tamara Góes, da AkzoNobel. Quanto ao desenho, pintar apenas uma faixa alonga o ambiente visualmente, explica Neto. “Também cria um ponto focal nessa área e organiza a disposição dos armários – tudo fica alinhado e, de quebra, deixa a integração com a lavanderia mais evidente”, completa.

Os móveis apresentam diferentes acabamentos como amadeirado, vidro e pintura branca, mas como todos são neutros e fazem parte da mesma linha há unidade visual. “É possível combinar módulos de diferentes linhas e fabricantes, desde que haja algum elemento em comum, como cor, puxadores etc. E como a compra desse tipo de armário resulta em economia, abre-se a possibilidade de customizar as peças, adesivando-as ou trocando o tampo dos gabinetes”, sugere.
orienta.

Visual e funcionalidade integram os ambientes

Não foi só na parede da pia que o verde trouxe graça – no conjunto do jantar, uma cadeira dessa cor quebra a rigidez da composição. “É um detalhe que traz descontração e faz um link com a pintura. Uso e abuso de cores, mas é preciso que elas combinem entre si e se repitam em vários elementos e detalhes para fazerem sentido”, afirma Neto.

“Para mim, o fogão é a estrela da cozinha. Se ele não puder ficar em posição centralizada, sugiro deixá-lo a pelo menos 15 ou 20 cm da parede, de modo a facilitar o uso e a limpeza. Para não deixar esse espaço lateral morto, indico inserir um nicho, mesmo que estreito, a fim de apoiar temperos e utensílios”, considera.

Na lavanderia, a faixa verde, os armários aéreos idênticos aos da cozinha e a decoração com elementos em cobre reforçam a integração entre os cômodos. “Colocamos uma porta de correr para não ter problema com fumaça e cheiro de comida nas roupas. Mas se você tiver uma lava e seca, sem tanque, pode colocar apenas uma lâmina de vidro separando”, propõe.

Deixe seu Comentário

Leia Também

FOMENTO
Assembleia legislativa aprova e Plano Estadual de Cultura segue para sanção
PIZZA
Que tal uma pizza de couve-flor?
RESSOCIALIZAÇÃO
Projeto que transforma pneus em parques beneficiou mais de 500 crianças este ano
EDUCAÇÃO
Enem em unidades prisionais termina com mais de 70% de participação
DOURADOS
Suspeito de assaltos foi preso na mesma região de tiroteio
APARTAMENTO
Apartamento de 57m² aposta em tons neutros e marcenaria inteligente
MATA-MATA
Copa do Brasil terá sorteio de duelos nesta sexta
MODA COWBOY
Em 2018, peças com pegada cowboy ganham o verão
DOURADOS
Motorista larga chave no contato e abandona caminhão despejando entulho
ARRASTÃO
PM prende envolvido em assaltos recentes em Dourados

Mais Lidas

DOURADOS
Dez são detidos na 2ª fase da Operação Thanos
THANOS
Megaoperação cumpre mandados em bairros de Dourados
AQUIDAUANA
Corpo de ex-presidente da OAB é encontrado carbonizado na BR-419
JOÃO PAULO II
Homem é encontrado morto em cozinha de quitinete