Menu
Busca terça, 20 de novembro de 2018
(67) 9860-3221
MULHERES

Corpo feminino reage de acordo com cada idade

13 julho 2018 - 17h54

O corpo da mulher fala por si. Dores na região do abdômen ou nos seios, fortes corrimentos ou incômodo na hora da relação sexual são sinais de alerta. Atitudes preventivas, como a realização periódica de exames ginecológicos ajudam a identificar doenças que, quanto mais cedo forem diagnosticadas, mais fácil será o tratamento. O Além da Beleza procurou o ginecologista Luiz Flávio Fernandes para tirar algumas dúvidas sobre a saúde feminina.

Quais os exames ginecológicos recomendados e com qual periodicidade?

A realização de exames é o primeiro passo para descobrir se está tudo certo com o corpo. Confira quais são importantes para cada idade.

Mulheres até 35 anos: “O indicado é realizar anualmente o Papanicolau e a ultrassonografia transvaginal, pois são essenciais para o diagnóstico de doenças”, orienta o Dr. Fernandes. A finalidade é identificar cisto, câncer e HPV (Papiloma Vírus Humano – uma família de vírus capazes de provocar lesões de pele ou mucosa).

Acima dos 35 anos: Além dos citados acima, é necessário fazer também a investigação mamária, pois nessa faixa etária a incidência do câncer de mama é maior. “É importante iniciar a mamografia e fazê-la anualmente. Manter a periodicidade é importante para a prevenção, mas esse acompanhamento pode mudar, de acordo com cada paciente”, afirma o médico.

Como escolher o melhor contraceptivo?

O mercado oferece diversos tipos de remédios, como pílulas, injeções e adesivos. Porém, a escolha do melhor método deve ser sempre compartilhada com seu ginecologista. “Somente o médico pode indicar o melhor contraceptivo, pois ele irá examinar a paciente e decidir de acordo com suas características”, afirma o Dr. Fernandes. Outra questão importante a ser analisada é a vida da mulher. “Se a paciente não costuma fazer atividades rotineiras, a pílula convencional não é uma boa opção, pois a chance de esquecer de tomar é grande”, explica.

Pílula anticoncepcional engorda?

De acordo com o especialista, o que pode acontecer com o uso desse remédio é a retenção de líquido, não o acúmulo de gordura. Nesse caso, a mulher pode se sentir mais inchada, porém, a solução está na alimentação saudável e na atividade física. “Essas atitudes, além de serem benéficas para a saúde feminina, vão auxiliar no combate à retenção de líquido”, afirma o ginecologista.

Como e quando a pílula do dia seguinte deve ser usada?

“Esse método é de uso emergencial, o corpo da mulher não pode se acostumar com esse tipo de remédio”, comenta o Dr. Fernandes. O uso correto deve ser feito até três dias após a relação desprotegida. “Lembrando que quanto antes a pílula for ingerida, maior será a eficácia”, completa.

TPM é um mito ou verdade?

Entra mês e sai mês e muitas sofrem com TPM. A Tensão Pré-Menstrual é um assunto que divide opiniões, mas os médicos confirmam a existência do problema. “A TPM existe sim, e os sintomas variam para cada pessoa. Existe a física, na qual a mulher retém liquido e pode ficar com dores nas mamas e na cabeça. Nesse caso, o uso da pílula anticoncepcional pode ajudar, mas, como cada uma tem características diferentes, somente o ginecologista pode indicar o melhor remédio”, explica.  Ele acrescenta que existe ainda uma TPM com características mais psicológicas, quando a mulher fica triste, deprimida e sensível. “Em alguns casos mais graves, a paciente pode desenvolver a chamada Doença Disfórica Pré-Menstrual. Este é um estágio avançado da TPM, no qual a paciente fica extremamente irritada ou deprimida. A vida social, familiar ou profissional pode ser prejudicada por conta desta doença. O tratamento neste caso deve ser feito com um psiquiatra”, finaliza o Dr. Fernandes.

Deixe seu Comentário

Leia Também

DOURADOS
UEMS realiza simpósio e comemora 10 anos de Educação a Distância
PESQUISA
Relatório inédito prova que ondas de celulares causam câncer em ratos
UFGD
Jornada Acadêmica de Medicina começa na próxima sexta-feira
CORUMBÁ
Bolivianos são presos transportando 55 quilos de cocaína em ônibus
BANDEIRANTES
Colisão entre pick-up e carreta mata jovem de 21 na BR-163
JUSTIÇA
Condomínio e municípiovão indenizar pedestre que caiu em buraco
EMPREGO
Comarca de Naviraí abre seleção de estagiários de Direito
PARALIMPÍADAS ESCOLARES
MS participa do maior evento paradesportivo Escolar do Mundo
POLÍTICA
Projeto que flexibiliza Lei da Ficha Limpa é arquivado do Senado
PARAGUAI
Sobrinho de prefeito foi executado por terroristas com 11 tiros

Mais Lidas

DOURADOS
Antes de ser assassinado, homem passou por ‘tribunal do crime’
BORORÓ
Adolescente morre ao tocar em cerca elétrica em Dourados
DOIS MESES DEPOIS
Acusados de matar rapaz em Dourados serão apresentados hoje
MARCELO PILOTO
Traficante brasileiro é expulso do Paraguai após matar mulher em cela