Menu
Busca sábado, 16 de fevereiro de 2019
(67) 9860-3221
DE OLHO

Conheça novos roteiros para cair na folia neste Carnaval 2019

28 janeiro 2019 - 09h38Por Da redação

Está chegando o momento em que as serpentinas e confetes tomam contas das ruas do Brasil. A tradição do Carnaval, legado deixado pelos povos europeus a partir do século XVII, hoje é uma festa que espalha alegria de norte a sul do país, movimentando a economia e promovendo a geração de renda nas cidades foliãs.

Neste ano, a folia será no início de março, com a terça-feira de Carnaval no dia 5. Mas a festança começa mesmo no final de semana que antecede a data, contando com cinco dias praticamente ininterruptos de diversão. A tarefa, agora, é se programar para curtir os dias de folga sem preocupação. Para isso, o folião conta com o guia Viaje Legal, desenvolvido pelo Ministério do Turismo para ofrecer informações relacionadas ao clima, saúde, transporte e documentação necessária aos viajantes.

A segurança é outro assunto que deve ganhar atenção na fase de planejamento da viagem. É importante que o visitante contrate meios de hospedagem, guias de turismo ou agências de viagem que estejam atuando legalmente no setor e, para isso, basta acessar o site do Cadastur – o cadastro nacional de prestadores de serviços turísticos. A pesquisa é pública e mostra empresas e profissionais do Brasil inteiro.

Dicas anotadas? Hora de conhecer destinos que vão além das grandes cidades carnavalescas, mas recebem nota dez quando o quesito é diversão e folia:

Belém (PA)

Os ansiosos para cair na folia já podem embarcar rumo à Belém, capital do Pará. A cidade tem como tradição adiantar os festejos de Carnaval e inicia a temporada das serpentinas trazendo desfiles de Escolas de Samba (este ano, marcado para os dias 22 a 24 de fevereiro). A festa se estende por toda a cidade e seus distritos, quando o Carnaval é celebrado no período tradicional com os famosos blocos de rua, marchinhas, bandas de fanfarra, samba, axé e pagode.

Um banho no “mar de água doce” é outro atrativo que ajuda a espantar calorão de 32ºC (média de temperatura no Pará) na região foliã. Após o mergulho, aproveite para deliciar-se com a gastronomia escolhida como a número um pelos estrangeiros que visitaram o Brasil.

Guaratuba (PR)

Show em trio elétrico, desfile de escola de samba e festejo de rua é a mistura que compõe a festa de Guaratuba. A cidade, que fica a 120 quilômetros de Curitiba, carrega o título de “maior carnaval do litoral paranaense” e reuniu, em 2018, cerca de um milhão de pessoas em três noites de evento. Além dos atrativos oferecidos pela prefeitura, o município ainda conta com opções de festas mais reservadas e eventos à beira mar.

Por falar em mar, o mergulho nas águas salgadas do Sul também é um dos atrativos principais do Carnaval. As praias Central, de Coroados, de Caieiras e Brejatuba estarão esperando os foliões com uma vista de tirar o fôlego.

Brasília (DF)

A capital de todos os brasileiros tem se tornado também a capital do Carnaval. Isso porque, a cada nova edição da festa, Brasília se destaca trazendo shows com o que há de melhor nas paradas de sucesso, se tornando uma nova referência de carnaval no Brasil. Para 2019, a cidade prepara o “Carnaval no Parque”, evento com apresentações de artistas brasileiros conhecidos mundialmente. A programação vai acontecer no Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek e carrega o slogan “O Carnaval mais sustentável do Brasil”.

A estadia em Brasília ainda proporciona ao turista uma visita nos mais famosos monumentos cívicos do país: Congresso Nacional, Praça dos Três Poderes e Museu da República, entre outros.

São Luis (MA)

O antigo e o novo se encontram no Carnaval de São Luís. Batuques, brincadeiras e personagens que remetem à história da cidade tomam conta das ruas e deixam os dias de festa ainda mais animados. Na capital dos maranhenses, shows, atrações culturais, blocos de rua e desfile de escolas de samba estão garantidos para o feriadão. A cidade já se prepara para o Carnaval e trouxe, no domingo passado (20) um “esquenta”, com um divertido pré-carnaval.

Além da folia, a cidade tem como traço as tradições de um Brasil Colônia. Visitar o Centro Histórico, por exemplo, faz com que o viajante tenha a sensação de “viajar no tempo” e reviver a memória dos antepassados.

Deixe seu Comentário

Leia Também

PROVAS AMANHÃ
Agência orienta candidatos de concurso a não viajarem com transportadores clandestinos
CASO QUE CHOCOU
Homem que furtou corpo de cemitério disse ter ouvido vozes
BRASIL
Repasses de fevereiro a beneficiários do Bolsa Família vão até o dia 28
BELEZA NATURAL
Asfalto da MS-450 avança entre morros e potencializa o turismo na Estrada Ecológica
FUTEBOL ESTADUAL
Histórico mostra Sete com ampla vantagem diante do Comercial
FLAGRANTE
Cocaína é apreendida em fundo falso de veículo
FÁTIMA DO SUL
Operação mira donos de empresas de fachada que vendiam cocaína
MORTE DE JORNALISTA
IML aponta politraumatismo como causa da morte de Ricardo Boechat
TRÂNSITO
Vídeo mostra acidente que matou duas pessoas em Dourados
CORUMBÁ
Motorista perde controle de direção, bate carro em poste e morre

Mais Lidas

DOURADOS
Homem que tramou assassinato de empresário tentou se matar antes de ser levado à PED
PORTE E POSSE DE ARMA
Justiça concede HC a empresário que teve morte encomendada pela mulher
DOURADOS
Envolvidos na trama contra empresário são transferidos à PED
AMAMBAI
Douradense é preso com mais de 1 tonelada de maconha em veículo roubado