Menu
Busca segunda, 21 de maio de 2018
(67) 9860-3221
Clube Indaiá - Janeiro 2018
AO REDOR DO MUNDO

Confira quais são as quatro tendências da arquitetura

16 maio 2018 - 11h01Por UrbaMais

Quando um turista passeia por uma cidade, é natural que ele queira conhecer os chamados “centros históricos”. Nesses locais, é possível ver como as tendências de urbanismo mudaram com o passar dos anos. Como exemplo, vale citar os chafarizes. Antigamente, eles tinham papel fundamental na distribuição de água potável para a população. Hoje, destacam-se como decoração, apenas.

Por esse motivo, é importante estar atento às novidades do setor, pois elas oferecem soluções para os problemas que as metrópoles enfrentam.

1. Meio ambiente pauta algumas tendências de urbanismo

Cada vez mais as pessoas estão cobrando responsabilidade ambiental dos profissionais de urbanismo. Isso modifica toda a forma com que pensamos nossas cidades, desde os detalhes mais simples, como a escolha dos materiais que utilizamos na construção de casas.

Compradores estão exigindo certificados que comprovem que esses materiais foram produzidos de modo mais sustentável possível. Ademais, os governos também estão criando legislações mais rigorosas sobre esse tema.

Com relação à arquitetura, podemos destacar o incentivo ao verde. Em vez de destruir bosques ou canalizar rios, os profissionais querem que suas obras convivam, de forma harmônica, com o meio ambiente.

A BBC publicou uma reportagem sobre projetos urbanísticos da cidade de São Paulo que não saíram do papel. Todos levavam em consideração a convivência harmônica com a natureza.

2. Uso de tecnologia é cada vez mais comum

Outra das tendências em urbanismo é o uso da tecnologia para integrar funções com smartphones, por exemplo. Urbanistas, engenheiros e arquitetos já entenderam que as cidades serão cada vez mais tecnológicas.

Por esse motivo, diversos serviços, como o transporte coletivo, serão integrados por meio de apps. Além do mais, a produção de casas poderá ser modificada com o uso de impressoras 3D. Essa tecnologia já foi testada com sucesso e seu uso comercial em grande escala é uma realidade cada vez mais próxima.

A revista GQ mostra como essas impressoras funcionam. Uma casa pode ser construída em 24h com um custo médio de R$32 mil.

3. A arte nas cidades é uma tendência para o futuro

Por muitos anos nossas metrópoles foram cinzas. O colorido nunca foi incentivado, mas isso vem mudando. Nas principais capitais brasileiras, as cores vêm ganhando destaque por meio de grafites.

O uso dessa expressão artística, inclusive, torna-se uma opção na hora de colorir as paredes das residências. A tendência é transformar uma parede em uma obra de arte.

Outro ponto que merece destaque é o uso de espaços públicos para apresentações artísticas. Se antes apenas as praças eram palcos desse tipo de manifestação, a tendência agora será, cada vez mais, usar os pequenos locais livres para integrar as pessoas.

Na cidade Maringá (PR), por exemplo, os artistas são convidados para o debate público sobre o papel da arte nas cidades.

4. O uso inteligente dos espaços continuará em alta

Há algumas décadas as cidades deixaram de oferecer grandes terrenos para a construção de casas. Por outro lado, a geração de empregos nesses locais ainda incentiva as pessoas a morarem nos grandes centros urbanos.

Devido a isso, uma das tendências do urbanismo é o uso inteligente dos espaços, fazer mais com menos. Os parklets são exemplos dessa tendência, transformando antigas vagas de estacionamento em espaços de lazer.

A boa notícia é que o avanço da tecnologia torna essa tarefa mais fácil, pois o planejamento urbano ganhou muito com o avanço recente nos campos de engenharia, robótica e arquitetura.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

GERAL
No Mês da Indústria, Fiems promove amanhã, palestra sobre energias renováveis
IMPRUDÊNCIA
Embriagado, homem se envolve em acidente e acaba preso
Fato aconteceu na noite de ontem (20), por volta das 19h
CAMPO GRANDE
Procon recolhe produtos vencidos e abre processo contra rede de supermercados por publicidade enganosa
CONTRA O PREÇO DO DIESEL
Manifestações interditam trechos de duas BR’s em MS
DOURADOS
Força-tarefa remove árvores caídas com vendaval
UNIGRAN
Acadêmicos de Administração criam produtos inovadores em aula de empreendedorismo
DOURADOS
Morre aos 95 anos ex-combatente da 2ª Guerra Mundial
DOURADOS
Ladrão invade loja pelo telhado e furta produtos de limpeza
CIDADES
Carga de cigarros que seria levada para noroeste de MS é apreendida
OBRAS
Confira os pontos de bloqueio nas principais avenidas de Dourados

Mais Lidas

BR-163
Caminhonete carregada com maconha é encontrada abandonada em posto de Dourados
CAMPO GRANDE
Chefe de quadrilha investigada pela PF foge de presídio
PEDRO JUAN
Mulher é executada a tiros na fronteira
DOURADOS
Mão cortada denuncia homem que quebrou porta de vidro para furtar loja no Centro