Menu
Busca segunda, 21 de janeiro de 2019
(67) 9860-3221
SANTA CATARINA

Confira cinco dicas do que fazer em Praia Grande

18 dezembro 2018 - 10h15Por Da redação

Praia Grande é o local ideal para ecoturismo e turismo de aventura. A cidade faz parte do roteiro ‘Caminho dos Cânions’, que passa por outros municípios de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Os cortes abruptos das formações rochosas atraem esportistas em busca de trekking pelas trilhas dos cânions, montanhistas e praticantes de rapel nas belas quedas d’água da região.

Os famosos cânions de Itaimbezinho, Malacara e Índios Coroados se destacam nos Parques Nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral, as maiores atrações do local. Outros vales e morros também podem ser incluídos no roteiro, como o Vale da Pedra Branca e o Morro dos Cabritos. Além disso, o Balneário Mampituba é ponto obrigatório no verão para um delicioso banho refrescante. Praia Grande é integração total com a natureza.

Parque Nacional de Aparados da Serra tem vales profundos entre paredões rochosos com bela mata de araucária: este é o cenário do magnífico Cânion Itaimbezinho.

O Parque foi criado em 1959 e fica na divisa dos Estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, e possui sua extensão ligada ao Parque Nacional da Serra Geral, abrangendo uma área de aproximadamente 30.360 ha, que abriga os cinco maiores cânions do País, com formação a mais de 130 milhões de anos.

Aparados da Serra possui 13 141,05 ha, com paredões verticais de até 700 metros de altura, de transição abrupta para um relevo suave, por isso o nome Aparados, como se tivesse sido “aparado” a faca.

A visitação ao parque a partir de Praia Grande permite acessar as Trilhas do Rio do Boi, trajeto realizado pelo interior do cânion, do Vértice e do Cotovelo, que seguem pelas bordas, na parte superior do Cânion Itaimbezinho.

Cânion Itaimbezinho

É o maior cânion do Parque com 5,8 km de extensão, largura máxima de 2.000 metros e altura dos paredões de até 720 metros, com duas enormes cascatas, a das Andorinhas e Véu da Noiva. O nome do cânion vem do Tupi-guarani e significa “pedra afiada”. 

Trilha do Rio do Boi

É a trilha que percorre o Cânion Itaimbezinho pelo seu interior. O percurso é de 8 km (ida e volta), com duração entre 5 a 9 horas dependendo das paradas para banhos. Tem início no Posto de Fiscalização do Parque e chega até a Cachoeira Grande, sendo a maior parte da caminhada realizada pelas pedras e leito do Rio do Boi, aonde em alguns locais a profundidade chega a 60 cm. A trilha precisa de acompanhamento de um guia.

Trilha do Cotovelo

Trilha leve e bem sinalizada, que inicia no Centro de Visitantes, passa pelo mirante da cachoeira Véu da Noiva e segue até o Mirante do Cotovelo, com uma vista incrível dos paredões do Cânion Itaimbezinho. A trilha tem 6,3 km (ida e volta), de fácil caminhada pelas bordas do vale, que podem ser percorridas em 3 horas sem necessitar de guia.

Trilha do Vértice

Esta trilha é a mais fácil do parque. Possui apenas 1,4 km (ida e volta), percorridos em cerca de 40 minutos de caminhada leve. A trilha começa no Centro de Visitantes e segue bem sinalizada pelas bordas do Cânion Itaimbezinho até o Mirante do Vértice, de onde se avista a cascata das Andorinhas, que cai de 700 metros de altura e se transforma em névoa antes de atingir o chão. Belo espetáculo.

Deixe seu Comentário

Leia Também

POLÍTICA
Tereza Cristina demite ouvidor do Incra ligado ao PT
RODOVIA
Motorista que causou acidente com 3 mortes cometeu suicídio, diz PRF
EMPREGO
Funtrab tem mil oportunidades de emprego para trabalhadores da cultura da maçã
ENSINO
Faculdades do Senai da Capital e Dourados encerram dia 8 as inscrições do vestibular para 7 cursos superiores
FUTEBOL
Operário vence o Corumbaense por 2x0 na estreia do Campeonato Estadual
DOURADOS
Município troca interino na Secretaria de Obras Públicas
TV
Globo hostiliza jornalismo da Record e insinua parcialidade com Jair Bolsonaro
BALANÇO
Metade das prefeituras gastam menos de R$ 403 ao ano na saúde
CAMPO GRANDE
Três pessoas ficam feridas após atropelamento na Capital
SAÚDE
Grávidas que respiram ar poluído têm maior risco de aborto espontâneo, diz estudo

Mais Lidas

IVINHEMA
Assaltante é morto após invadir chácara, sequestrar duas vítimas e tentar roubar carros
FRONTEIRA
Jogador de futebol, ‘Alicate’ é executado com 26 tiros de fuzil
MONTE LÍBANO
Homem é preso acusado de tráfico de drogas por atacado
PARQUE DO LAGO
Casal é preso por promover festa para adolescentes com bebida alcoólica