Menu
Busca segunda, 17 de junho de 2019
(67) 9860-3221
SANTA CATARINA

Confira cinco dicas do que fazer em Praia Grande

18 dezembro 2018 - 10h15Por Da redação

Praia Grande é o local ideal para ecoturismo e turismo de aventura. A cidade faz parte do roteiro ‘Caminho dos Cânions’, que passa por outros municípios de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Os cortes abruptos das formações rochosas atraem esportistas em busca de trekking pelas trilhas dos cânions, montanhistas e praticantes de rapel nas belas quedas d’água da região.

Os famosos cânions de Itaimbezinho, Malacara e Índios Coroados se destacam nos Parques Nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral, as maiores atrações do local. Outros vales e morros também podem ser incluídos no roteiro, como o Vale da Pedra Branca e o Morro dos Cabritos. Além disso, o Balneário Mampituba é ponto obrigatório no verão para um delicioso banho refrescante. Praia Grande é integração total com a natureza.

Parque Nacional de Aparados da Serra tem vales profundos entre paredões rochosos com bela mata de araucária: este é o cenário do magnífico Cânion Itaimbezinho.

O Parque foi criado em 1959 e fica na divisa dos Estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, e possui sua extensão ligada ao Parque Nacional da Serra Geral, abrangendo uma área de aproximadamente 30.360 ha, que abriga os cinco maiores cânions do País, com formação a mais de 130 milhões de anos.

Aparados da Serra possui 13 141,05 ha, com paredões verticais de até 700 metros de altura, de transição abrupta para um relevo suave, por isso o nome Aparados, como se tivesse sido “aparado” a faca.

A visitação ao parque a partir de Praia Grande permite acessar as Trilhas do Rio do Boi, trajeto realizado pelo interior do cânion, do Vértice e do Cotovelo, que seguem pelas bordas, na parte superior do Cânion Itaimbezinho.

Cânion Itaimbezinho

É o maior cânion do Parque com 5,8 km de extensão, largura máxima de 2.000 metros e altura dos paredões de até 720 metros, com duas enormes cascatas, a das Andorinhas e Véu da Noiva. O nome do cânion vem do Tupi-guarani e significa “pedra afiada”. 

Trilha do Rio do Boi

É a trilha que percorre o Cânion Itaimbezinho pelo seu interior. O percurso é de 8 km (ida e volta), com duração entre 5 a 9 horas dependendo das paradas para banhos. Tem início no Posto de Fiscalização do Parque e chega até a Cachoeira Grande, sendo a maior parte da caminhada realizada pelas pedras e leito do Rio do Boi, aonde em alguns locais a profundidade chega a 60 cm. A trilha precisa de acompanhamento de um guia.

Trilha do Cotovelo

Trilha leve e bem sinalizada, que inicia no Centro de Visitantes, passa pelo mirante da cachoeira Véu da Noiva e segue até o Mirante do Cotovelo, com uma vista incrível dos paredões do Cânion Itaimbezinho. A trilha tem 6,3 km (ida e volta), de fácil caminhada pelas bordas do vale, que podem ser percorridas em 3 horas sem necessitar de guia.

Trilha do Vértice

Esta trilha é a mais fácil do parque. Possui apenas 1,4 km (ida e volta), percorridos em cerca de 40 minutos de caminhada leve. A trilha começa no Centro de Visitantes e segue bem sinalizada pelas bordas do Cânion Itaimbezinho até o Mirante do Vértice, de onde se avista a cascata das Andorinhas, que cai de 700 metros de altura e se transforma em névoa antes de atingir o chão. Belo espetáculo.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CRIME AMBIENTAL
Mulher é multa por maus-tratos a cachorros e por aves silvestres em cativeiro
FRAUDE
Supermercados que vendem azeite falsificado podem ser multados
POLÍCIA
Após partida de futebol, brasileiro tenta matar jogador a tiros na Bolívia
TRE/MS
Justiça eleitoral cassa prefeito e vice de Coxim, que podem recorrer
ECONOMIA
Alvo da operação Lava Jato, Odebrecht pede recuperação judicial
CAMPO GRANDE
Policial Militar é encontrado morto em casa e suspeita é de suicídio
TELEVISÃO
Silviol Santos pede e Tiago Abravanel troca a Globo pelo SBT
GRATUIDADE
Bolsonaro veta isenção de cobrança de bagagem em voos domésticos
JUSTIÇA
Construtor é condenado a devolver R$ 5.800 por obras não realizadas
CAPITAL
Acadêmico de Arquitetura é preso por liderar quadrilha de ladrões

Mais Lidas

PARAGUAI
Motim termina com 10 mortos e presos queimados e decapitados
AQUIDAUANA
Douradense desaparece nas águas do rio Aquidauana durante banho
POLÍCIA
Casal contratado para levar maconha até Campo Grande é preso em Dourados
FURTO
Jovem é preso enquanto furtava bicicleta dentro de residência em Dourados