Menu
Busca segunda, 21 de janeiro de 2019
(67) 9860-3221
DICA

Como planejar uma reforma para a casa?

03 janeiro 2019 - 08h30Por Casa Vogue

O ano novo já começou e, se você incluiu reformar a casa na sua lista de metas para 2019, não pode deixar de conferir as dicas dos especialistas sobre o assunto. A seguir compartilhamos algumas delas para ajudar você a tomar as decisões corretas na hora de planejar os trabalhos e definir as prioridades.

1. Decida o escopo

É necessário tomar todas as decisões referentes às áreas que sofrerão alguma intervenção antes de começar a reforma. Deve-se pensar se há verba para uma reforma total ou apenas parcial -- neste caso, é bom estar claro quais são as áreas prioritárias. Com tudo definido, o arquiteto poderá montar um projeto que satisfaça as necessidades dos moradores. Outra medida que precisa ser tomada logo de início é informar-se sobre as normas e condutas de condomínios ou exigências municipais da Prefeitura do local.

“A contratação de um arquiteto é fundamental para a boa execução deste trabalho e o profissional de arquitetura já inicia a sua função junto ao cliente desde a fase de pesquisa e coleta de dados”, explicam os arquitetos Carol Francatto e Saulo Barboza, da AF17 Arquitetura.

2. Contrate um arquiteto e/ou engenheiro

Para garantir que a reforma seja um sucesso, é fundamental contratar um arquiteto ou engenheiro. Além de garantir que o projeto esteja dentro das normas, os profissionais passam a ser responsáveis por todo andamento do processo.

“Se houver uma questão estrutural envolvida, é importante o arquiteto ter do lado dele um engenheiro”, opina a arquiteta Cristiane Schiavoni.

3. Entenda em que condições a reforma vai acontecer

Avalie tudo que precisa ser realizado na casa e aprove o projeto com o arquiteto. Com tudo resolvido e as expectativas alinhadas, é importante pensar se a reforma irá acontecer enquanto os moradores estão dentro de casa.

“Fazemos muitas obras com os moradores usando o espaço, mas costuma demorar muito mais tempo. O morador fica dentro de uma bagunça e, inevitavelmente, temos muitos problemas durante o processo”, diz a arquiteta Karina Korn.

4. Mantenha um cronograma de obra

Assim que os objetivos estiverem definidos, o cronograma de obra, feito pelo arquiteto, prevê as condições do trabalho - considerando o tempo das intervenções, dos fornecedores, etc.

“Na hora de montar o cronograma é preciso ter em vista as condições climáticas das estações (excesso de chuvas no verão, por exemplo) ou eventos específicos da época do ano (como Natal e Ano Novo), que podem causar impacto no calendário de obra”, explica Cristiane Schiavoni.

5. Fique atento ao planejamento orçamentário

“Eu considero importantíssimo fazer uma planilha de previsão orçamentária para que o cliente tenha uma noção do que vai gastar”, afirma Cristiane Schiavoni. Ainda assim, os profissionais aconselham que o morador acrescente em seu planejamento de 15 a 25% a mais para gastos excedentes.

6. Prepare-se para imprevistos

É comum que nem tudo na obra saia como o planejado, principalmente em imóveis antigos que podem apresentar problemas estruturais, hidráulicos ou elétricos.

“Uma reforma sempre é uma aventura! Nunca conseguimos prever o que pode acontecer ao iniciarmos demolições. É comum nos depararmos com encanamentos de hidráulica obstruídos, instalações elétricas antigas, tubulações entupidas e quanto mais antigo for o imóvel mais surpresas poderemos encontrar”, explicam Carol Francatto e Saulo Barboza, da AF17 Arquitetura.

Mas não é preciso se desesperar.

“Quando a obra é concluída e o morador consegue viver o sonho concretizado, tudo vale a pena”, conclui a dupla.

Deixe seu Comentário

Leia Também

POLÍTICA
Tereza Cristina demite ouvidor do Incra ligado ao PT
RODOVIA
Motorista que causou acidente com 3 mortes cometeu suicídio, diz PRF
EMPREGO
Funtrab tem mil oportunidades de emprego para trabalhadores da cultura da maçã
ENSINO
Faculdades do Senai da Capital e Dourados encerram dia 8 as inscrições do vestibular para 7 cursos superiores
FUTEBOL
Operário vence o Corumbaense por 2x0 na estreia do Campeonato Estadual
DOURADOS
Município troca interino na Secretaria de Obras Públicas
TV
Globo hostiliza jornalismo da Record e insinua parcialidade com Jair Bolsonaro
BALANÇO
Metade das prefeituras gastam menos de R$ 403 ao ano na saúde
CAMPO GRANDE
Três pessoas ficam feridas após atropelamento na Capital
SAÚDE
Grávidas que respiram ar poluído têm maior risco de aborto espontâneo, diz estudo

Mais Lidas

IVINHEMA
Assaltante é morto após invadir chácara, sequestrar duas vítimas e tentar roubar carros
FRONTEIRA
Jogador de futebol, ‘Alicate’ é executado com 26 tiros de fuzil
MONTE LÍBANO
Homem é preso acusado de tráfico de drogas por atacado
PARQUE DO LAGO
Casal é preso por promover festa para adolescentes com bebida alcoólica