Menu
Busca domingo, 24 de março de 2019
(67) 9860-3221
HOMENS

Como evitar queda de cabelo masculino

03 janeiro 2019 - 09h56Por Da redação

Embora a herança genética desempenhe o principal papel no drama da queda de cabelo, ela tem várias outras causas, bem mais simples e fáceis de solucionar. Maus hábitos alimentares, stress, caspa, excesso de oleosidade no couro cabeludo e até cigarro e álcool comprometem o crescimento saudável dos fios.

Se a sua tendência à calvície não vem mesmo da herança familiar (a chamada alopecia androgenética, mais complicada de tratar), você pode ter controle sobre a situação. Confira cinco táticas sugeridas pelo cabeleireiro Édison Soares.

1. Use shampoo e loção antiqueda

Nenhum produto faz milagre, mas o enfraquecimento dos fios pode ser consequência de falta de nutrientes e até de inflamação no couro cabeludo. “Shampoos e loções contêm ativos como vitaminas e aminoácidos que combatem fungos e nutrem raízes e fios, encorpando e engrossando o cabelo”, diz Édison. Quanto mais cedo você começar a usar um desses produtos, melhores os resultados, explica o cabeleireiro.

2. Lave o cabelo todo dia

Ao contrário do que se ouve por aí, lavar a cabeça diariamente não provoca queda ou qualquer outro problema no couro cabeludo. Pior é deixar o cabelo impregnado de oleosidade, suor e poluição — isso sim contribui para a caspa e o enfraquecimento dos bulbos capilares, que ficam sufocados embaixo de tanta sujeira. “O cuidado é sempre usar shampoo suave, formulado para uso diário”, frisa Édison.

3. Passe o shampoo duas vezes

Como a gente geralmente tem cabelo curto, mancada comum é passar shampoo uma vez só e achar que o serviço está bem feito. “A primeira lavagem não limpa a fundo, só espalha a sujeira pelos fios; apenas a segunda remove completamente a oleosidade”, explica Édison. Não é à toa que os rótulos dos shampoos sempre têm aquela recomendação: “repita a operação”.

4. Nada de força bruta

Esfregar o couro cabeludo vigorosamente não faz nenhum bem para seu cabelo. Ao contrário. “Usar muita força ativa as glândulas sebáceas, que passam a produzir mais óleo, deixando o cabelo sujo antes do tempo”, alerta o cabeleireiro. Aplique o shampoo no cabelo molhado e faça manobras suaves, massageando levemente a cabeça com as pontas dos dedos.

5. Retire resíduos de modeladores

Da mesma forma que a sujeira e a oleosidade, os restos de substâncias químicas dos produtos finalizadores (gel, pomada, pasta, cera) também se acumulam nos bulbos capilares. Se o produto for daqueles bem baratinhos, pior, alerta Édison Soares. Por isso você deve evitar desabar na cama depois da balada sem lavar o cabelo, aconselha o cabeleireiro. Os profissionais recomendam usar uma vez por semana shampoo anti-resíduos, que faz uma bela faxina no couro cabeludo.

Deixe seu Comentário

Leia Também

UAUUUUU!!
Anitta surge de tapa-sexo para divulgar novo álbum visual
LEGISLATIVO
Agenda: Capacitação, encontro de vereadoras e audiência pública movimentam semana
RESSOCIALIZAÇÃO
Com foco na psicologia, projeto prepara detentos para a liberdade
DIREITOS HUMANOS
Comissão debaterá Reforma da Previdência terça-feira no Senado
CONTRABANDO
Carro lotado de 'muamba' é apreendido na MS-276
NOVA JORNADA
Confira os detalhes do Decreto que retoma a jornada de 8h e o projeto que cria o PDV no Estado
VIOLÊNCIA
Vereador é morto a tiros no Rio de Janeiro
DOURADOS
"Santista" e Maiara Brum vencem a Corrida Ginaslouquinhos
BRASIL
Bolsonaro diz que fim de visto para turistas beneficiará economia
ANASTÁCIO
Homem ameaça mulher com faca em discussão sobre troca de canal

Mais Lidas

IVINHEMA
Médico veterinário morre em acidente de moto na MS-276
TRÂNSITO
Homem morre após ser atropelado por motorista que fugiu do local do acidente
TRÊS LAGOAS
Mulher que entrou em briga de casal e matou homem diz que foi acidente
RIO BRILHANTE
Homem é assassinado após matar e comer galo do vizinho