Menu
Busca segunda, 21 de janeiro de 2019
(67) 9860-3221
HOMENS

Como evitar queda de cabelo masculino

03 janeiro 2019 - 09h56Por Da redação

Embora a herança genética desempenhe o principal papel no drama da queda de cabelo, ela tem várias outras causas, bem mais simples e fáceis de solucionar. Maus hábitos alimentares, stress, caspa, excesso de oleosidade no couro cabeludo e até cigarro e álcool comprometem o crescimento saudável dos fios.

Se a sua tendência à calvície não vem mesmo da herança familiar (a chamada alopecia androgenética, mais complicada de tratar), você pode ter controle sobre a situação. Confira cinco táticas sugeridas pelo cabeleireiro Édison Soares.

1. Use shampoo e loção antiqueda

Nenhum produto faz milagre, mas o enfraquecimento dos fios pode ser consequência de falta de nutrientes e até de inflamação no couro cabeludo. “Shampoos e loções contêm ativos como vitaminas e aminoácidos que combatem fungos e nutrem raízes e fios, encorpando e engrossando o cabelo”, diz Édison. Quanto mais cedo você começar a usar um desses produtos, melhores os resultados, explica o cabeleireiro.

2. Lave o cabelo todo dia

Ao contrário do que se ouve por aí, lavar a cabeça diariamente não provoca queda ou qualquer outro problema no couro cabeludo. Pior é deixar o cabelo impregnado de oleosidade, suor e poluição — isso sim contribui para a caspa e o enfraquecimento dos bulbos capilares, que ficam sufocados embaixo de tanta sujeira. “O cuidado é sempre usar shampoo suave, formulado para uso diário”, frisa Édison.

3. Passe o shampoo duas vezes

Como a gente geralmente tem cabelo curto, mancada comum é passar shampoo uma vez só e achar que o serviço está bem feito. “A primeira lavagem não limpa a fundo, só espalha a sujeira pelos fios; apenas a segunda remove completamente a oleosidade”, explica Édison. Não é à toa que os rótulos dos shampoos sempre têm aquela recomendação: “repita a operação”.

4. Nada de força bruta

Esfregar o couro cabeludo vigorosamente não faz nenhum bem para seu cabelo. Ao contrário. “Usar muita força ativa as glândulas sebáceas, que passam a produzir mais óleo, deixando o cabelo sujo antes do tempo”, alerta o cabeleireiro. Aplique o shampoo no cabelo molhado e faça manobras suaves, massageando levemente a cabeça com as pontas dos dedos.

5. Retire resíduos de modeladores

Da mesma forma que a sujeira e a oleosidade, os restos de substâncias químicas dos produtos finalizadores (gel, pomada, pasta, cera) também se acumulam nos bulbos capilares. Se o produto for daqueles bem baratinhos, pior, alerta Édison Soares. Por isso você deve evitar desabar na cama depois da balada sem lavar o cabelo, aconselha o cabeleireiro. Os profissionais recomendam usar uma vez por semana shampoo anti-resíduos, que faz uma bela faxina no couro cabeludo.

Deixe seu Comentário

Leia Também

POLÍTICA
Tereza Cristina demite ouvidor do Incra ligado ao PT
RODOVIA
Motorista que causou acidente com 3 mortes cometeu suicídio, diz PRF
EMPREGO
Funtrab tem mil oportunidades de emprego para trabalhadores da cultura da maçã
ENSINO
Faculdades do Senai da Capital e Dourados encerram dia 8 as inscrições do vestibular para 7 cursos superiores
FUTEBOL
Operário vence o Corumbaense por 2x0 na estreia do Campeonato Estadual
DOURADOS
Município troca interino na Secretaria de Obras Públicas
TV
Globo hostiliza jornalismo da Record e insinua parcialidade com Jair Bolsonaro
BALANÇO
Metade das prefeituras gastam menos de R$ 403 ao ano na saúde
CAMPO GRANDE
Três pessoas ficam feridas após atropelamento na Capital
SAÚDE
Grávidas que respiram ar poluído têm maior risco de aborto espontâneo, diz estudo

Mais Lidas

IVINHEMA
Assaltante é morto após invadir chácara, sequestrar duas vítimas e tentar roubar carros
FRONTEIRA
Jogador de futebol, ‘Alicate’ é executado com 26 tiros de fuzil
MONTE LÍBANO
Homem é preso acusado de tráfico de drogas por atacado
PARQUE DO LAGO
Casal é preso por promover festa para adolescentes com bebida alcoólica