Menu
Busca segunda, 27 de maio de 2019
(67) 9860-3221
PROMOÇÃO DE SAÚDE

Como escolher a mochila ideal para as crianças

14 fevereiro 2019 - 09h26Por Ministério da Saúde

Para os pais e responsáveis, a volta às aulas é um momento cercado de cuidados na escolha do material escolar das crianças. No caso das mochilas, é preciso atenção redobrada. Ao escolher o equipamento, que facilita muito o dia a dia dos estudantes, é preciso avaliar mais que preços, marcas ou cores. Afinal, usar uma mochila de acordo com peso, idade e altura da criança pode evitar consequências graves na coluna vertebral, no futuro.

Com objetivo de solucionar as principais dúvidas sobre o assunto, o Blog da Saúde conversou com o médico ortopedista do Instituto Hospital de Base de Brasília Saulo Castro. Confira!

Quais são as consequências do uso de mochilas erradas pelas crianças?

Saulo Castro: O grande problema é o excesso de peso da mochila. Por ser um item bem prático, que reúne em um só lugar todos os materiais do dia a dia para as atividades escolares, a criança pode se exceder com a quantidade de itens levados e essa prática acaba afetando a postura.

Algumas das consequências causadas pelo excesso de peso na coluna são as assimetrias na coluna. Alguns exemplos são: 

- A escoliose, a mais comum nesses casos, acontece pela assimetria nos ombros e vem causando dores nas costas pelo desvio e a sobrecarga muscular;
- A lordose, causada por uma sobrecarga na região lombar; 
- A hipercifose, conhecida como concurdez; 
- A hérnia de disco, um problema crônico que pode se desenvolver na fase adulta em consequência dos antigos hábitos.

Quanto a mochila deve pesar?

Saulo Castro: A recomendação é que a mochila não exceda 10% do peso corporal da criança. Por exemplo, para uma criança de 50kg, a mochila não poderia exceder o peso de 5kg.

Qual a posição correta da mochila?

Saulo Castro: As consequências na postura da criança podem ser mais graves se a mochila for carregada somente em um dos ombros, o que costumamos ver bastante entre as crianças e os adolescentes. O ideal é que ela fique bem ajustada ao corpo, nas costas, com as alças simétricas, dividindo o peso entre os dois ombros.

Existe alguma indicação sobre altura e comprimento das alças?

Saulo Castro: Quando a gente vê aquela criança com a alça da mochila bem alongada e a mochila fica na altura da região dos glúteos, surge um vão grande entre a região lombar e a mochila, que pode afetar a coluna. O ideal é que a mochila fique ajustada nas costas, entre os ombros até a altura da lombar.

Existe um modelo especifico mais adequado?

Saulo Castro: Os melhores modelos são aqueles com duas alças ajustáveis, reforçadas e acolchoadas. Uma boa alternativa seria utilizar modelos com rodinhas, para poupar a criança de levar o peso. Os modelos laterais, com uma única alça no ombro, podem causar um desvio na coluna, principalmente a escoliose, já que você acaba fazendo uma inclinação do corpo para um único lado, tentando compensar o peso da mochila na coluna.

A mochila com rodinhas é mais adequada? Quais podem ser os perigos?

Saulo Castro: Apesar da mochila com rodinhas ajudar bastante para evitar o excesso de peso nas costas da criança, ela precisa ter uma alça com a altura adequada para não criar outros tipos de problemas. O ideal é que a criança não fique se abaixando para segurar a alça do carrinho, é preciso que tenha uma altura adequada para a criança. Ao levar a mochila, a criança precisa manter uma postura natural, sem erguer demais os ombros e também sem curvar a coluna para arrastar a mochila com a rodinha.

Como fazer para que os alunos não coloquem peso desnecessário no acessório?

Saulo Castro: O ideal seria que existissem soluções para diminuir a quantidade de materiais escolares que as crianças precisam levar para a escola, como armários nas escolas e o uso da tecnologia das salas de aulas, evitando os livros pesados. Porém, como sabemos que essa ainda não é a realidade brasileira, o ideal é levar somente o que precisa para o dia e ter atenção para a disposição dos materiais na mochila.

Como deve ser feita a disposição dos materiais escolares na mochila?

Saulo Castro: Os materiais mais pesados devem ficar na parte de trás da mochila e os mais leves na frente. Além disso, todos os materiais devem ser distribuídos de forma simétrica entre os lados.

Deixe seu Comentário

Leia Também

TEMPO
Segunda-feira de sol com aumento de nebulosidade em Dourados
UAUUUUU!!
Ellen Roche faz clique só de lingerie e é elogiada por internautas
RIO NEGRO
Ambiental fecha segunda olaria ilegal e autua proprietário em R$ 5 mil
MATO GROSSO DO SUL
Campanha Estadual de Combate ao Feminicídio será lançada amanhã
MS-164
Mulheres são flagradas transportando maconha em ônibus
DOURADOS
Douradenses vão às ruas apoiar medidas de Bolsonaro
MUNDO
Tremor de magnitude de 8,1 graus abala noroeste do Peru
EVENTOS
Semana do Leite terá palestras, doações e discussão sobre a conjuntura da atividade em MS
BRASIL
Projeto garante defesa de animais em casos de desastres ambientais
MÚSICA
Almir Sater faz show gratuito hoje em Dourados

Mais Lidas

ITAQUIRAÍ
Empresário é executado no Sul do Estado
TRÁFICO
Ação conjunta apreende 556 quilos de cocaína em ônibus de turismo religioso
FLAGRANTE
Polícia prende grupo caçando com 19 cães e lanças para abate
ITAQUIRAÍ
Comerciante foi executado com cinco tiros enquanto lavava residência