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Cinco razões para comer menos carne

27 fevereiro 2019 - 09h18Por G1 Bem Estar

A carne está presente na mesa de muitos brasileiros, mas cada vez mais, as pessoas estão optando por outras formas de alimentação, como o vegetarianismo e o veganismo. Apesar de ser fonte importante de proteína, as carnes também são ricas em gordura e, por isso, o excesso pode provocar problemas. Além disso, a produção de carne é cara e gera muito impacto ambiental.

Estudos mostram que uma dieta com menor ingestão de carnes, em especial a vermelha, melhora os índices de saúde. E por que comer menos carne?

Diminui risco de doenças cardiovasculares

Economia: as proteínas vegetais são mais baratas que a carne

Aumento de consumo de alimentos de origem vegetal. A ingestão de frutas e vegetais está abaixo do que é recomendado pelo Ministério da Saúde

Diminuição da ingestão de gorduras saturadas

Diminuição da produção de gases estufa

Mais vegetais

Estudos mostram que dietas baseadas em vegetais são eficazes em reduzir as pressões ambientais, deficiências nutricionais e a mortalidade relacionada à deita. Essas dietas são ricas em fibras, aumentam a saciedade e ajuda no controle do peso corporal. Também são ricas em polifenóis, antioxidantes e água.

As leguminosas (feijões, grão de bico, ervilha, lentilha) são as substituições ideias para as carnes.

Dieta flexitariana

Legumes, verduras e grãos têm ganhado cada vez mais espaço no prato dos brasileiros. Uma opção de dieta é a flexitariana. “O flexitarianismo é um tipo de dieta que vai conter alimentos de origem animal ocasionalmente. Essa é a diferença do vegetariano normal. A gente pode chamar ele de ‘semi vegetariano’ ou ‘vegetariano flexível’”, explica a nutricionista Larissa Marino.

Ela inclui uma porção pequena de peixe ou ave, de preferência uma vez por dia, e laticínios, como iogurte ou queijo, por exemplo. Uma vez por semana tem a carne vermelha.

“Os artigos têm mostrado que essa dieta tem benefícios para a saúde. Ela consegue melhorar os exames de sangue, melhorar a pressão arterial, diminuir o peso corporal porque tem menos gordura, mais fibra. Dá uma saciedade maior, reduz o risco de desenvolver diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares”, completa a nutricionista.

Para quem quer excluir carnes vermelhas e aves, mas faz questão de consumir proteína animal, uma pedida é o combinado pescovegetariano. “Ele substitui a porção de carne por uma porção de peixe ou frutos do mar. Também inclui os cereais, leguminosas, legumes”.

O mesmo se aplica aos vegetarianos que substituem carnes por ovos. A combinação só fica diferente nos pratos veganos. “Nesse caso não entra nenhum produto de origem animal. A carne é totalmente substituída pelas leguminosas, que é o grupo mais indicado por conta de fibra, proteína, ferro”, finaliza Larissa.

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