Menu
Busca segunda, 27 de maio de 2019
(67) 9860-3221
MEDICINA

Chega ao Brasil uma nova vacina para meningite B

22 fevereiro 2019 - 09h56Por Saúde é Vital

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro da vacina Trumenba, da farmacêutica Pfizer. Agora, quem quiser se proteger contra a meningite terá mais uma opção nas clínicas particulares.

Até então, a única vacina contra a meningite B – um dos subtipos da meningite meningocócica, causada por uma bactéria – no Brasil era a Bexsero, fabricada pela GSK. Ela é recomendada para brasileiros a partir dos 2 meses de idade, enquanto a Trumenba só tem autorização para ser injetada em jovens dos 10 aos 25 anos.

De acordo com o médico Renato Kfouri, presidente do Departamento de Imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), essa diferença na indicação é explicada por um evento que aconteceu nos Estados Unidos.

Em 2013, houve um surto da doença nos campi universitários americanos. Um ano depois, a vacina Trumenba foi aprovada no Estados Unidos – ela, portanto, foi estudada justamente para a população que frequentava essas faculdades.

“Esse imunizante ainda não foi testado em crianças pequenas. Certamente, serão feitas pesquisas posteriores nessa faixa etária. Mas, por enquanto, o licenciamento é esse”, afirma Kfouri.

Tirando essa particularidade, as duas opções parecem se equivaler. “A Trumenba tem uma composição diferente, mas, no quesito proteção, é bem parecida”, informa o especialista.

Só tenha atenção para as contraindicações: “A princípio, não deve ser usada em gestantes e em indivíduos que manifestaram alguma reação alérgica aos componentes”, orienta o pediatra.

Assim como a Bexsero, a Trumenba estará disponível apenas no setor privado, em forma de injeção. Serão duas doses com intervalo de seis meses.

Segundo Kfouri, não há previsão para a chegada na rede pública em curto período. “Apesar da enorme gravidade da doença, no Brasil a gente tem o subtipo C como principal perigo. Ele sempre foi a prioridade para combater”, explica.

O especialista da SBP reforça que a vacina para a meningite meningocócica C é distribuída gratuitamente nos postos de saúde do país. Ela deve ser aplicada aos 3 e 5 meses de vida, com reforço aos 12 meses, entre os 5 e 6 anos e aos 11 anos de idade.

Deixe seu Comentário

Leia Também

UAUUUUU!!
Ellen Roche faz clique só de lingerie e é elogiada por internautas
RIO NEGRO
Ambiental fecha segunda olaria ilegal e autua proprietário em R$ 5 mil
MATO GROSSO DO SUL
Campanha Estadual de Combate ao Feminicídio será lançada amanhã
MS-164
Mulheres são flagradas transportando maconha em ônibus
DOURADOS
Douradenses vão às ruas apoiar medidas de Bolsonaro
MUNDO
Tremor de magnitude de 8,1 graus abala noroeste do Peru
EVENTOS
Semana do Leite terá palestras, doações e discussão sobre a conjuntura da atividade em MS
BRASIL
Projeto garante defesa de animais em casos de desastres ambientais
MÚSICA
Almir Sater faz show gratuito hoje em Dourados
AINDA DÁ TEMPO
Concurso público da PM e Bombeiros: candidatos têm até hoje para preencher ficha da Investigação Social

Mais Lidas

ITAQUIRAÍ
Empresário é executado no Sul do Estado
TRÁFICO
Ação conjunta apreende 556 quilos de cocaína em ônibus de turismo religioso
FLAGRANTE
Polícia prende grupo caçando com 19 cães e lanças para abate
ITAQUIRAÍ
Comerciante foi executado com cinco tiros enquanto lavava residência