Menu
Busca Terça, 12 de Dezembro de 2017
(67) 9860-3221
ARQUITETURA&DESIGN

Casa de tijolos ganha integração e luz natural

24 Outubro 2017 - 10h35Por Da redação

Respeitando o projeto original e a identidade dos imóveis da vizinhança, esse foi o princípio que norteou a reforma do sobrado de 134 metros quadrados erguido na década de 50 numa ruazinha de paralelepípedos na Zona Sul paulistana. A proposta de tornar a casa mais integrada e iluminada sem roubar sua essência, foi solicitação do jovem casal de clientes, que contou com soluções simples e orçamento enxuto.

Diante da morada de três pavimentos quase inteiramente feita de tijolos, as intervenções deveriam ser mínimas se a ideia era gastar pouco.

“Basicamente, o trabalho consistiu na substituição de todos os acabamentos e em planejar uma nova marcenaria”, diz o arquiteto Brunno Meireles, do escritório responsável pelo projeto e pela administração da obra.

“Retiramos as molduras de gesso e revestimos alguns pontos internamente com tijolos”, acrescenta o sócio André Pavan. Natural e rústico, esse material foi eleito também para ornamentar as fachadas, preservando a atmosfera singela do lugar.

Sua aplicação nas paredes da frente e dos fundos exigiu cuidado extra dos arquitetos. Basicamente, tiveram que desenhar e mandar fazer um perfil metálico em U para ser embutido na alvenaria (engrossada pela nova fiada) e acolher portas e janelas.

Todas as esquadrias cederam a vez a modelos maiores, de modo a ampliar os vãos e, consequentemente, a entrada de luz natural. Na repaginação, a marcenaria garantiu a unidade entre os ambientes. Finalizado com folha de freijó, o rack da sala vira estante quando alcança o hall da escada e depois continua, na parede oposta, desenhando os armários da cozinha e da área externa.

“O banco de concreto armado junto à mesa de refeições ainda promove uma percepção longilínea da sala de jantar”, arremata André.

A intervenção mais pesada foi a construção de uma laje para abrigar um banheiro no sótão, transformando o andar pouco utilizado em uma confortável suíte.

Deixe seu Comentário

Leia Também

MOTOCICLETAS
Indenizações por morte no trânsito crescem 24% em relação a 2016
CRIME FISCAL
Ex-ativista italiano Cesare Battisti vira réu por evasão de divisas
FUTEBOL
Mundial de clubes: Grêmio pega o Pachuca de olho na final contra o Real
NATAL
Orquestra UFGD se apresenta nesta terça-feira no "Universidade Luz"
CAMPO GRANDE
Identificada motorista que morreu após acidente na BR-163
EDUCAÇÃO
Enem para presos e segunda aplicação começam nesta terça-feira
TEMPO
Terça-feira de sol com algumas nuvens em Dourados; não Chove
FAMOSOS
Carol Nakamura mostra corpaço em foto
ASSEMBLEIA
Sessões e encerramento da campanha Compartilhe o Natal marcam a semana
BRASIL
Maia diz que não colocará Previdência em pauta sem ter votos para aprovação

Mais Lidas

CAPITAL
Mulher morre em acidente na BR-163 e dois ficam feridos
DOURADOS
Homem morre após ser esfaqueado no Santo André
FRONTEIRA
Policial e membros do PCC estariam envolvidos em esquema de cigarros
EDITAL
Escola Vital Brasil abre seleção para bolsas de estudo