Menu
Busca quarta, 12 de dezembro de 2018
(67) 9860-3221
ARQUITETURA&DESIGN

Casa de tijolos ganha integração e luz natural

24 outubro 2017 - 10h35Por Da redação

Respeitando o projeto original e a identidade dos imóveis da vizinhança, esse foi o princípio que norteou a reforma do sobrado de 134 metros quadrados erguido na década de 50 numa ruazinha de paralelepípedos na Zona Sul paulistana. A proposta de tornar a casa mais integrada e iluminada sem roubar sua essência, foi solicitação do jovem casal de clientes, que contou com soluções simples e orçamento enxuto.

Diante da morada de três pavimentos quase inteiramente feita de tijolos, as intervenções deveriam ser mínimas se a ideia era gastar pouco.

“Basicamente, o trabalho consistiu na substituição de todos os acabamentos e em planejar uma nova marcenaria”, diz o arquiteto Brunno Meireles, do escritório responsável pelo projeto e pela administração da obra.

“Retiramos as molduras de gesso e revestimos alguns pontos internamente com tijolos”, acrescenta o sócio André Pavan. Natural e rústico, esse material foi eleito também para ornamentar as fachadas, preservando a atmosfera singela do lugar.

Sua aplicação nas paredes da frente e dos fundos exigiu cuidado extra dos arquitetos. Basicamente, tiveram que desenhar e mandar fazer um perfil metálico em U para ser embutido na alvenaria (engrossada pela nova fiada) e acolher portas e janelas.

Todas as esquadrias cederam a vez a modelos maiores, de modo a ampliar os vãos e, consequentemente, a entrada de luz natural. Na repaginação, a marcenaria garantiu a unidade entre os ambientes. Finalizado com folha de freijó, o rack da sala vira estante quando alcança o hall da escada e depois continua, na parede oposta, desenhando os armários da cozinha e da área externa.

“O banco de concreto armado junto à mesa de refeições ainda promove uma percepção longilínea da sala de jantar”, arremata André.

A intervenção mais pesada foi a construção de uma laje para abrigar um banheiro no sótão, transformando o andar pouco utilizado em uma confortável suíte.

Deixe seu Comentário

Leia Também

NOVO GOVERNO
Bolsonaro conversa com a bancada do Democratas
FAMOSOS
Gabi Prado retorna para "A Fazenda", reencontra João e se recusa a ir embora
REGIÃO
André Nezzi e Gordo da Tigre tomam posse em Caarapó
DOURADOS
Mulher é assaltada por dupla em moto no Água Boa
BRASIL
João de Deus aparece para trabalhar, mas fica apenas 10 minutos
MEDICINA
Como o corpo dos idosos reage a uma infecção urinária?
DOURADOS
Idoso é preso por abusar de criança durante três anos: “ela fazia porque gostava”
SAÚDE
Campanha de vacinação imuniza 13,4 mil trabalhadores de indústria em MS
'CAVALO DE AÇO'
Competição de Paintball em MS reúne participantes de várias regiões do país
NORDESTE DO BRASIL
Paraíso brasileiro: encante-se por Fernando de Noronha

Mais Lidas

DOURADOS
Contador e esposa são presos na segunda fase da Operação Pregão
DOURADOS
Polícia prende acusado de agredir e esfaquear idosa em assalto
TRAGÉDIA
Neto matou avó com duas facadas nas costas
TRAGÉDIA EM ITAPORÃ
Antes de assassinato, menor discutiu com a avó porque queria vir para Dourados