Menu
Busca sábado, 16 de fevereiro de 2019
(67) 9860-3221
BRASIL

Bento Gonçalves tem atrações especiais durante a Vindima, no verão da Serra Gaúcha

23 janeiro 2019 - 10h35Por Ministério do Turismo

É época de comemorar a colheita da uva. O fruto que se transforma em vinho gera o principal produto turístico de Bento Gonçalves (RS). Os parreirais estão carregados de uvas, esperando os turistas que ajudam na colheita e participam das celebrações. É a Estação Vindima, que vai até o dia 18 de março, período mais quente do verão na Serra Gaúcha. A programação dos próximos 60 dias reúne eventos públicos e privados que vão desde a colheita simbólica e a pisa das uvas, a apresentações culturais, gastronomia típica e jogos italianos.

No dia 10 de fevereiro, por exemplo, será realizada a 6ª Maratona do Vinho, com “Vino Stops” para celebrar a safra da uva. Os corredores percorrem 42 km com pausas para quem quiser repor as energias com os produtos da estação: uva, suco, vinho, pão, queijo, salame, músicas e danças típicas. Hotéis, vinícolas e restaurantes oferecem pacotes promocionais com atrações paralelas para atrair ainda mais visitantes em busca de bons vinhos e mesa farta da gastronomia italiana, além de SPAs que oferecem tratamentos de beleza com substâncias extraídas da uva.

O enoturismo faz de Bento Gonçalves um dos destinos mais importantes da Serra Gaúcha. Para o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, a região que é o berço da vitivinicultura do Brasil uniu vocação e inteligência de mercado com resultados que se tornaram modelo no Brasil. “Não é só o vinho, nem só a gastronomia e nem só a história. O destino é uma verdadeira imersão na cultura herdada dos imigrantes e oferece uma experiência completa”, avalia.

A cidade é reconhecida como a ‘Capital Brasileira da Uva e do Vinho’. A região foi a primeira do Brasil a obter a indicação internacional de procedência para os vinhos produzidos com Denominação de Origem do Vale dos Vinhedos. Algumas vinícolas oferecem hospedagem e alimentação, agregando valor à cultura da uva e do vinho. Os turistas têm o privilégio de se hospedar em um cenário único, entre os parreirais, sentindo o aroma das uvas no verão, além de participar da colheita, degustando vinhos e espumantes com o selo da casa, harmonizados com pratos da cozinha italiana e gaúcha. A pé, de bicicleta ou em um quadriciclo, visitantes também refazem roteiros como o Caminhos de Pedra, onde a história, a gastronomia e a arquitetura dos imigrantes italianos são vivências legítimas.

DESDE A CHEGADA - Quem entra em Bento Gonçalves passa pelo Pipa Pórtico, o cartão de visita da cidade, que lembra um barril de vinho com 17 metros de altura. Um passeio pelo centro leva o turista a conhecer as marcas deixadas pelos imigrantes italianos, com suas tradições e costumes. No centro da cidade, a Via del Vino concentra casas históricas e monumentos, entre outros atrativos que despertam o interesse dos visitantes. Conheça também o Monumento aos Imigrantes Italianos, o Museu do Imigrante com cerca de dez mil itens e a Igreja de São Bento, em formato de barril de vinho.

MARIA FUMAÇA & VINHO – A viagem a bordo de um antigo trem a vapor é uma das mais tradicionais da Serra Gaúcha. O percurso de 23 km entre Bento Gonçalves e Carlos Barbosa, com pausa em Garibaldi, é feito em duas horas. Durante o passeio, os turistas degustam vinhos, espumantes e sucos das uvas produzidas na região. A viagem conta com grupos de teatro, música e dança que mesclam as culturas gaúcha e italiana.

Deixe seu Comentário

Leia Também

PROVAS AMANHÃ
Agência orienta candidatos de concurso a não viajarem com transportadores clandestinos
CASO QUE CHOCOU
Homem que furtou corpo de cemitério disse ter ouvido vozes
BRASIL
Repasses de fevereiro a beneficiários do Bolsa Família vão até o dia 28
BELEZA NATURAL
Asfalto da MS-450 avança entre morros e potencializa o turismo na Estrada Ecológica
FUTEBOL ESTADUAL
Histórico mostra Sete com ampla vantagem diante do Comercial
FLAGRANTE
Cocaína é apreendida em fundo falso de veículo
FÁTIMA DO SUL
Operação mira donos de empresas de fachada que vendiam cocaína
MORTE DE JORNALISTA
IML aponta politraumatismo como causa da morte de Ricardo Boechat
TRÂNSITO
Vídeo mostra acidente que matou duas pessoas em Dourados
CORUMBÁ
Motorista perde controle de direção, bate carro em poste e morre

Mais Lidas

DOURADOS
Homem que tramou assassinato de empresário tentou se matar antes de ser levado à PED
PORTE E POSSE DE ARMA
Justiça concede HC a empresário que teve morte encomendada pela mulher
DOURADOS
Envolvidos na trama contra empresário são transferidos à PED
AMAMBAI
Douradense é preso com mais de 1 tonelada de maconha em veículo roubado