Menu
Busca terça, 21 de maio de 2019
(67) 9860-3221

As tentações das férias, por Luiz Gonzaga Bertelli

07 janeiro 2013 - 16h30

#####.

Descansar é preciso. Após um ano inteiro de estudos, o primeiro pensamento que passa pela cabeça dos jovens não poderia ser outro. Isso, sem falar nas tentações das férias: os arrasa-quarteirões do cinema norte-americano em cartaz, os mais recentes lançamentos de jogos eletrônicos, passeios com amigos, etc. O ócio tem seu valor, mas acontece que essa seria também a época ideal para roubar alguns dias e concentrar esforços na construção de carreira.



Além disso, há um incremento de oportunidades ímpares para quem quer ingressar no mercado de trabalho ou ganhar experiência prática. É uma combinação de fatores que pode passar despercebida: nos meses da virada de ano, ocorre uma avalanche de vagas de estágio, porque vencem muitos contratos que não podem ser renovados. Os motivos são os mais variados, passando pela graduação de estudantes – que, por força da lei, não podem mais continuar no programa de treinamento prático –, pelo término de contratos e até mesmo pela efetivação dos estagiários – 6 em cada 10 são empregados pela CLT. O CIEE, por exemplo, estima que nesse período nada menos do que 74 mil novas oportunidades surgiram em todo o país. Para participar dos processos seletivos, basta realizar um cadastro gratuito no portal www.ciee.org.br. Com o registro de rápidas informações pessoais tais como curso em que está matriculado, telefones de contato e e-mail para que os recrutadores do CIEE entrem em contato com o candidato. Feito isso, já é possível buscar instantaneamente por vagas que se encaixem no seu perfil. Todo esse processo também pode ser feito presencialmente nas 350 unidades e postos de atendimento que a instituição têm em todo o país (endereços disponíveis no site).



Outra dica: investir o tempo livre em cursos que podem preparar o estudante para seu início profissional. O CIEE oferece um leque de opções, todas gratuitas. Algumas sequer exigem deslocamento, caso das 35 oficinas de educação à distância, que permanecem sempre abertas aos internautas de todo o Brasil pelo portal instituição, com temas que vão de preparação para processos seletivos a administração de tempo, passando pelo pacote Office e matemática básica.



Há, ainda, as oficinas presenciais de desenvolvimento estudantil e profissional, ministradas em janeiro, na capital paulista. No mesmo mês, será aberto processo seletivo para preencher 28 vagas de um curso diferenciado, que possibilita que o aluno logo parta para uma atividade remunerada. Promovido em parceria com a Cisco, multinacional especializada em tecnologia para redes e comunicações, o Cisco IT Essentials fornece conhecimentos que permitem identificar problemas e aplicar soluções para instalação, manutenção preventiva e consertos de computadores de mesa e laptops. Esse é exclusivo para estudantes dos níveis profissionalizante ou superior na área de Tecnologia da Informação.



Luiz Gonzaga Bertelli é presidente Executivo do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), da Academia Paulista de História (APH) e diretor da Fiesp.

Deixe seu Comentário

Leia Também

LEGISLATIVO
Assembleia aprova lei que proíbe homenagem a torturadores em MS
COMER BEM
Como fazer a salada de frutas perfeita: 11 dicas para arrasar na receita
ENCONTRO
Semana Espírita de Dourados começa hoje com palestra no Municipal
BRASIL
Comissão derruba portaria que limita acesso à mamografia no SUS
TRÊS LAGOAS
Polícia prende homem com R$ 9 mil em notas falsas
SAÚDE
Suspender a menstruação é realmente benéfico?
IMUNIZAÇÃO
Vacinação atingiu mais de 70% do público alvo em Dourados
DECOR
6 tendências de decoração dos anos 90
ÁGUA CLARA
Ação apreende quase meia tonelada de maconha e prende "batedor"
COPA AMÉRICA
Seleção começa a se apresentar na Granja Comary nesta quarta-feira

Mais Lidas

ITAPORÃ
PM da reserva morre em acidente próximo a ponte do Rio Santa Maria
DOURADOS
Comissão vota contra o próprio parecer e Idenor se salva de cassação
EDUCAÇÃO
Inscrições do Encceja 2019 começam nesta segunda-feira
DOURADOS
Ex-líder da prefeita Délia Razuk é alvo de pedido de cassação