Menu
Busca domingo, 21 de julho de 2019
(67) 9860-3221
ARQUITETURA&DESIGN

Reforma na cozinha pode deixá-la mais funcional e prática

22 setembro 2017 - 12h16

A decoração de cozinha é cheia de particularidades em relação a funcionalidade, eficiência e conforto. E muitas vezes ela é o coração da casa, não só por ser usada para o preparo de todas as refeições, mas também porque algo sempre acaba fazendo com que as pessoas se reúnam ali, em um momento ou outro.

A disposição dos móveis e dos equipamentos mais usados da cozinha como pia, fogão e refrigerador é crucial para a praticidade e funcionalidade da cozinha. Se o ambiente for largo, a distribuição ideal dos equipamentos é em forma triangular, ou seja, com a pia, o fogão e a geladeira formando um triângulo que facilita o deslocamento de um para o outro.

Se a cozinha for linear, com todos os equipamentos na mesma parede, a sequência correta é o refrigerador primeiro, para pegar os alimentos, a pia logo em seguida, para a esquerda ou para a direita, para o preparo dos alimentos, e por último o fogão.

Acesso aos armários

O que faz toda diferença na decoração da cozinha em relação à facilidade de acesso aos armários é o excesso de altura. Não adianta muito fazer armários até o teto, por exemplo, e depois ter que subir na cadeira sempre que for pegar o que está lá dentro. Além disso, a cozinha fica parecendo mais apertada.
Só vale a pena essa solução se existirem muitos objetos com pouquíssimo uso, e mesmo assim é válido questionar se esses objetos precisam mesmo ser mantidos, já que não são usados normalmente.

Outro local com acesso complicado é sobre o refrigerador, pois fica difícil de alcançar o fundo do armário com a geladeira impedindo que se chegue mais perto dele. Quanto maior ela for, mais significativo é esse problema. Então esse é outro local que, mesmo que tenha armários, não deve armazenar objetos que precisem ser utilizados com frequência.

Altura das bancadas

A altura ideal da bancada de cozinha depende do uso e da altura de quem irá utilizá-la, mas no geral as bancadas de trabalho devem ter de 86 a 93cm, e as que serão usadas como mesa 70cm. Saiba mais sobre as alturas das bancadas.

Decoração

Os materiais usados na cozinha devem preferencialmente ser resistentes a umidade e a manchas, além de serem fáceis de limpar. Nas bancadas, é interessante que eles sejam também resistentes a riscos, choques e altas temperaturas. Entre os diferentes materiais para bancadas existem vantagens e desvantagens, incluindo maiores ou menores resistências e também grandes variações de preço.

Mas de maneira geral é importante que a decoração de cozinha considere bancadas e revestimentos lisos e impermeáveis, ou seja, sem muita porosidade ou veios abertos, para não absorver umidade ou sujeira provenientes da água, dos alimentos ou da gordura.
A madeira natural, por exemplo, que é muito absorvente, pode aparecer na cozinha, porém somente em detalhes que estejam fora de contato com a área de manuseio de alimentos. E se for usado vidro, é importante que o lado com películas, jateamento ou textura irregular fique mais protegido, ou seja, sem contato direto com o vapor ou a gordura.

Deixe seu Comentário

Leia Também

FESTA
Arraiá Universitário da UFGD será realizado nos dias 02 e 03 de agosto
GENERAL OSÓRIO
Mulher de 57 anos é assaltada quando trafegava de bicicleta
PRAZO
Inscrição para professores fiscalizar provas do Enem termina amanhã
PEDRO JUAN
Segurança de boate que matou cliente com tiro na cabeça é preso
FENEARTE
Artesanato de MS é sucesso de vendas na maior feira da América Latina
DOURADOS
Homem perde motocicleta em assalto no jardim Novo Horizonte
PESQUISA
53% são contra indicação de Eduardo Bolsonaro para embaixador
DOURADOS
Prova para candidatos a conselheiro tutelar será no dia 28 de julho
CAPITAL
Acidente entre dois carros e carreta mata motorista na BR-163
SHOWBIZZ
Luana Piovani revela o verdadeiro motivo do término com Pedro Scooby

Mais Lidas

TRÂNSITO
Mulher morre após acidente entre carro e moto
DOURADOS
Guarda flagra rapaz empurrando moto e descobre que veículo era furtado
LAGUNA CARAPÃ
Homem chega alterado em casa, bate na mãe e é preso
CLONE
Veículo roubado no Brasil é recuperado com deputado paraguaio