Menu
Busca terça, 11 de dezembro de 2018
(67) 9860-3221
ARQUITETURA&DESIGN

Para cada ambiente, uma iluminação específica

25 setembro 2017 - 08h50

O projeto de iluminação de um ambiente vai além de ser um elemento decorativo. Feito de maneira inteligente e criativa, as luzes podem despertar sensações, criar diversos cenários e tornar o local aconchegante e tranquilo. Uma boa iluminação em uma loja de roupas, por exemplo, pode ser a chave do sucesso para o comerciante dobrar suas vendas. Já em um escritório, ela pode ser fundamental na produtividade e no desempenho dos funcionários. Seja onde for, a iluminação na arquitetura é fundamental para criar ambientes coesos.

Iluminação residencial

Uma casa possui vários cômodos que demandam distintas formas de iluminação. Portanto, pensar quais atividades serão realizadas em cada ambiente é o primeiro passo para entender qual tipo de luz será utilizada.

A sala de estar e os dormitórios, que são lugares para descanso, tranquilidade e lazer, combinam mais com lâmpadas amareladas e quentes. Esse tipo de luminosidade desperta aconchego e não cansa a visão.

Por outro lado, para a cozinha, os banheiros e a área de serviço, o ideal é apostar nas lâmpadas de luminosidade fria. Esse tipo de iluminação estimula mais a concentração e não provoca sombras. Lâmpadas fluorescentes são uma boa combinação, além de terem uso bastante prolongado.

Iluminação corporativa

Os escritórios são espaços de concentração e produtividade, e geralmente são lugares onde passamos bastante tempo do nosso dia. Por isso, uma boa iluminação se torna imprescindível para o desempenho profissional.

O ideal é apostar em luminosidade fria. As lâmpadas de LED trabalham com o diodo emitindo luz e, apesar de serem mais caras que as convencionais, gastam muito menos energia, têm durabilidade maior e seu design é bastante moderno.

Iluminação comercial

Você já deve ter notado que algumas lojas despertam mais a nossa vontade de entrar do que outras. A iluminação pode ser um fator decisivo para essa sensação. Cada negócio, seja ele do ramo varejista, industrial ou de serviços, precisa de um projeto de iluminação específico para atender às demandas e necessidades do cliente.

Uma farmácia ou uma loja do ramo da saúde, por exemplo, precisa de luzes fortes, brancas e que sejam claras o suficiente para que o cliente consiga ler especificamente o produto que deseja.

Já em lojas de roupas ou artigos de decoração, o ideal é criar um jogo de luzes que valorizem os itens à disposição. É muito comum utilizar luz geral (iluminando todo o ambiente) e luz focal (iluminando uma parte específica do espaço), criando um cenário memorável e único.

Deixe seu Comentário

Leia Também

FAMOSOS
Bruna Marquezine rebate seguidora no Twitter: "Você não sabe de m**** nenhuma"
DOURADOS
Justiça negou pedido de restituição do cargo a ex-contador da prefeitura um dia antes de sua prisão
CALORÃO
Manhã quente tem sensação térmica de 34ºC em Dourados
CONFISSÃO
“Pagaria cada centavo que peguei dela”, diz acusado de agredir e esfaquear idosa
CAMPO GRANDE
Polícia frustra transporte de agrotóxicos e cigarros e prende três
SELEÇÃO
Marinha encerra inscrições em processo seletivo com 49 vagas em Ladário
DOURADOS
Dupla é flagrada furtando peça de carne e entregue à PM
AÇO TELHA
Eu apoio o projeto Natal para Todos - Dourados Brilha
SAÚDE MENTAL
Conheça os efeitos que a depressão provoca no corpo
ORDEM DO DIA
Redação final do Refis pode ser votada nesta terça-feira

Mais Lidas

DOURADOS
Criança morre no HV três dias após ser atropelada na Cachoeirinha
PREGÃO
Vereadora presa desde outubro tenta retomar cargo na Câmara de Dourados
CHAPADÃO DO SUL
Avião agrícola cai e mata piloto em cidade de MS
DOURADOS
Criança morta após acidente de trânsito teve órgãos levados para SP e Campo Grande