Menu
Busca quarta, 21 de agosto de 2019
(67) 9860-3221
ARQUITETURA

Mezaninos: 12 projetos de decoração com bom uso do espaço

03 junho 2019 - 15h08Por Revista Casa e Jardim

Uma técnica clássica de aproveitamento de espaço, o mezanino pode abrigar os mais diferentes espaços e ainda compor a decoração para quem está vendo do térreo.

No meio do caminho entre dois pavimentos, o mezanino já é por definição um espaço coringa. Com uma vista privilegiada do andar térreo, ele pode abrigar desde a sala de estar ao salão de jogos, chegando a compor a decoração para quem observa o conjunto da obra debaixo. Confira a seguir 12 projetos inspiradores com mezaninos e, para saber mais, clique na foto ou título de cada um.


1. Multigeracional

Apesar de ter cinco andares, técnicas de aproveitamento de espaço, muito tradicionais de lofts e apartamentos pequenos, foram aplicadas. A exemplo, um mezanino tem vista para a cozinha e acomoda sala de estar (Foto: Ossip van Duivenbode/ Dezeen)


Netos, pais, tios e avós em uma mesma casa. O conceito dos lares multigeracionaistem se popularizado ao redor do mundo. Nesta casa de cinco andares, desenhada pelo escritório de arquitetura holandês BETA, as escadas amarelas separam e, ao mesmo tempo, conectam a área de cada família. Apesar de ter cinco andares, técnicas de aproveitamento de espaço, muito tradicionais de lofts e apartamentos pequenos, foram aplicadas. A exemplo, um mezanino tem vista para a cozinha e acomoda sala de estar. 


2. Alto lá

A estante de laca, da Brumol Marcenaria, tem a altura do pé-direito duplo. A escada de aço possui guarda-corpo de vidro fixado por botões metálicos. Poltrona da Brentwood. Objetos da L’Oeil e da Desmobilia Vintage. Abajur da Bertolucci. Quadros de Kika Levy, da Arterix. (Foto: Lufe Gomes)


Neste loft de 130 m² na Vila Madalena, em São Paulo, o mezanino precisou ser trocado de lugar para dar espaço à sonhada estante que ocupasse toda a altura da sala, com pé direito duplo. No mezanino, uma longa bancada de gesso acartonado faz papel de armário e guarda-corpo, e se estende do quarto ao banheiro, passando pelo closet. Com tampo revestido de cimentício, ela possui fendas para encaixar as portas de correr que separam cada ambiente e dão privacidade à área íntima. Projeto de Luis Fernando Rocco e Fernando Vida.


3. Sinuca nas alturas

O mezanino ganhou a função de espaço para receber os amigos. A mesa de bilhar da Tacolândia foi revestida com laca preta a pedido do morador. Luminária da Phillipe Starck. Sofá prada da Artefacto (Foto: André Fortes/Divulgação)



Um ano de obra. Esse foi o tempo necessário para a arquiteta Camila Valentini transformar a casa de 500 m² no Brooklin, em São Paulo, no lar perfeito para um casal e sua filha pequena. A personalidade do casal está distribuída no mezanino. O espaço ganhou a função de receber os amigos com conforto e descontração. A pedido do morador, a mesa de bilhar foi revestida de laca preta para completar o ar moderno que se espalha por todo o projeto.


4. Multiuso

No mezanino, foi criada uma sala de estar que pode ser revertida em quarto de hóspedes. A luz também invade o espaço. Clima de total tranquilidade graças aos tons claros (Foto: Divulgação/Evelyn Muller)


A área social desta casa de 190 m² localizada em Guaecá, litoral norte de São Paulo, precisava de mais alguns metros para abrigar uma TV e ter espaço para jogos, mas também era importante que o cantinho pudesse ser adaptado em um quarto de hóspedes sempre que necessário. A solução foi ampliar o mezanino existente, antes estreito e fechado, para dar lugar a uma sala de estar que pode ser transformada em quarto de hóspedes com banheiro privativo.


5. Livros por todo o lado

Desenhada por Maicon Antoniolli, a estante, de madeira louro preto e laca, ocupa toda a altura do pé-direito de 5,20 m. A poltrona Voltaire, de Sergio Rodrigues, e a banqueta da Dpot foram revestidas com tecido da Donatelli. Atrás da poltrona, gravura de Regina Silveira, da galeria de arte Almavera. Tapete da La Novitá e mesa lateral Asti, de Jader Almeida para Collectania (Foto: Marco Antonio/Editora Globo)


 

Neste apartamento de 215 m², no Campo Belo, a estante ocupa toda a altura do pé-direito de 5,20 m, escalando o mezanino, onde apoia uma mesa de compensado naval. Na reforma comandada pelo arquiteto Maicon Antoniolli, a maior alteração foi justamente a construção do mezanino de 27 m² em “L". Com ele, mais um sonho realizado: a escada de mármore travertino que a moradora sempre quis. 


6. Pequeno, mas original

Uma estrutura de metal foi construída sobre a sala. Lá, fica a cama do morador (Foto: Reprodução/jjlocations.com)


 

Localizado no bairro londrino de Camden Borough, esta casa chama a atenção por ter soluções criativas para driblar essa falta de espaço. O arquiteto responsável pelo projeto resolveu aproveitar o pé-direito alto e verticalizou a sala, construindo uma espécie de mezanino, com uma cama logo acima da bancada de trabalho, presa ao teto. O acesso ao pequeno quarto se dá por uma escada, decorada com tinta lousa.


7. Canto de costura

A partir do terraço, observam-se o living e o mezanino. Produzido pela Chile Marcenaria, um móvel, que abriga o bar, fica junto da escada. À esq., a sala de jantar tem mesa da Modernidade Móveis, cadeiras da Fernando Jaeger Atelier e pendente da Tok & Sto (Foto: Edu Castello/Editora Globo)


Nesse apartamento de 137 m² com pé direito duplo, em São Paulo, a estante de cima a baixo também se destaca, com nichos assimétricos para guardar todos os livros da moradora. No projeto assinado pela a:m studio de arquitetura, o móvel forma uma espécie de conjunto com a escada do tipo Santos Dumont, também preta, que leva até o mezanino. Inexistente na planta original, a área de 7 m² do mezanino serve de canto de leitura e abriga máquina de costura, sobre uma antiga mesa. 


8. Vista do mar

Escritório |A mesa encaixa-se na parte mais baixa do teto inclinado no mezanino.A janela ocupa a largura entre as vigas metálicas da cobertura. Na lateral, vidro fixo e ripado de madeira, que faz ventilar (Foto: Fotos e produção Projeto Sertões)


As águas cristalinas da praia da Garça Torta, em Maceió, capital de Alagoas, aparecem enquadradas por caixilhos de madeira em determinados ambientes da casa de 304 m² em condomínio à beira-mar. No pavimento superior, antes do corredor que leva às duas suítes no volume de concreto, chega-se ao mezanino, onde foi instalado o escritório, sob o telhado inclinado. A mesa encaixa-se na parte mais baixa do teto inclinado no mezanino. A janela ocupa toda a largura entre as vigas metálicas da cobertura. Projeto do arquiteto Mário Aloisio. 


9. Para ler e relaxar

MEZANINO | Poltrona de Charles Eames. Móvel sob medida executadas pela MV Móveis. Nas prateleiras, itens de recordação das viagens dos moradores. Cortinas da Sofistique Decorações (Foto Lio Simas/Divulgação)


Arte, conforto e memória. Estas são as palavras que, segundo Maira Queiroz e Vanessa Faller, arquitetas do escritório Espaço do Traço e responsáveis pelo projeto, definem este apartamento de 280 m² em Curitibanos, Santa Catarina. No segundo andar, antes de chegar aos dormitórios, um mezanino faz papel de biblioteca e as estantes também expõem lembranças do hobby preferido dos moradores, que é viajar. “A ideia foi projetar um ambiente confortável, até porque, dali é possível avistar o pôr do sol por meio das grandes janelas do living”, conta Vanessa.


10. Teto único

Piscina | A raia mede 11 x 2,5 m e é revestida de pastilhas da Portobello. A borda temseixos pretos em tela da Palimanan.O piso do restante da casa é de porcelanato Steel Cortén, 1,20 x 0,60 m, da Portobello (Foto: Edu Castello/Editora Globo)



Ao decidir morar em Campos do Jordão, SP, um casal construiu no meio da florestaesta casa de 490 m², que reúne sonhos de uma vida inteira. O andar superior abriga a biblioteca, a sala de jogos e o sótão. Esses pisos terminam como mezaninos abertos para a estrutura com vidro e para o andar inferior. “Criamos uma dinâmica interessante fazendo o teto único para os três pavimentos, que ficaram com alturas diferentes no pé-direito e ligados visualmente”, afirma a designer Chantal Ficarelli, sócia do Arkitito, responsável pela reforma. 


11. Triplex em armazém

As plantas foram colocadas estrategicamente para dar vitalidade ao local, enquanto aos tons de madeira o tornam mais acolhedor (Foto: José Hevia/ Valentí Albareda/ Divulgação)


Um antigo armazém foi transformado em um apartamento triplex em Barcelona pelo arquiteto Valentí Albareda. Um novo piso de carvalho foi instalado e as paredes antigas feitas de pedras e tijolos à vista foram valorizadas pelo estilo minimalista dos móveis. Hastes de metal correm pela casa para dar suporte e modernidade, enquanto o marrom da madeira e da cerâmica aquece o ambiente e torna-o mais acolhedor. O segundo piso surge em forma de mezanino e abriga o quarto de casal. As divisórias entre os espaços são feitas por janelas e portas de correr. O chão transparente valoriza a iluminação e a conexão entre os ambientes.


12. Mezanino de entrada

O piso inferior reúne toda a área social da Casa Maracanã. A marcenaria é assinada por Alceu Terra. No mezanino, fica a entrada do projeto (Foto: Pedro Kok)


O desnível do terreno em forma de trapézio foi um grande desafio ao projeto desta casa na Rua Maracanã, com 185 m². A solução do escritório Terra e Tuma foi desenvolver o projeto em três blocos para atender às necessidades dos moradores. Dessa forma, as salas, a cozinha, o escritório, o banheiro e a lavanderia foram instalados no primeiro piso, abaixo do nível da rua. Mais acima, foi criado um mezanino, que fica na altura da calçada, onde está a entrada da casa e a garagem. Por fim, no último pavimento foram colocados os três dormitórios e um banheiro.

Deixe seu Comentário

Leia Também

MS
Paciente deverá receber atendimento domiciliar pelo SUS
CAMPO GRANDE
Justiça concede tutela antecipada para que Estado deixe de realizar obra no Parque dos Poderes
BRASIL
Parecer da previdência dos militares será apresentado em setembro
DOURADOS
Igreja forma nova turma de músicos e apresenta concerto
COSTA RICA
Polícia encontra armas na casa de empresário suspeito de violência doméstica
ALERTA
Saúde confirma casos de sarampo em mais 7 estados
SANGUE FRIO
MPF recorre de sentença que absolveu dois acusados em uma das ações
LOMBADAS
Detran-MS negocia dívida e pede rescisão de contrato com empresa de radares no Estado
ECONOMIA
Dólar fecha em queda após início de nova atuação do BC no câmbio
POLÍCIA
Travesti furta veículo e é presa em Dourados

Mais Lidas

ESTUPRO
Homem é preso após dormir com a namorada de 11 anos
DOURADOS
Ladrão é preso acusado no furto de carro, R$ 30 mil em joias e eletrônicos
CAARAPÓ
Colisão frontal entre carretas deixa um morto na BR-163
POLÍCIA
Integrante de quadrilha especializada em roubo à famílias é apresentado pelo SIG