Menu
Busca sábado, 17 de agosto de 2019
(67) 9860-3221
ARQUITETURA

Mesa de estudo para quarto: como escolher, dicas e fotos

17 julho 2019 - 15h26Por Por: DecorFácil

Acha que é só de cadernos e livros que vive um estudante? Pois então você errou feio. Para obter o máximo possível de rendimento nos estudos é imprescindível que o aluno conte com um ambiente acolhedor, motivador e confortável e todos esses pré requisitos passam diretamente pela escolha certa da mesa de estudo para o quarto.

Esse móvel simples guarda a chave do sucesso nos estudos. Dúvida? Então acompanhe esse post com a gente que vamos te mostrar a importância de planejar e escolher com todo carinho do mundo a mesa de estudo:

Motivos para você ter uma mesa de estudo no quarto

Atenção para a pergunta a seguir: onde o aluno se mantem mais focado e concentrado na hora do estudo? Primeira opção: deitado na cama ou, segunda opção, sentado junto a uma mesa de tamanho e proporções ideais? Acertou quem optou pela segunda alternativa.

Especialistas são unânimes ao reconhecer que a capacidade de aprendizado aumenta quando o estudante se coloca em uma postura e em um ambiente direcionado para esse objetivo. E isso até a neurociência explica, sabia? Isso porque o nosso cérebro associa a postura de “estar deitado” com um momento de descanso e relaxamento. E o que ele faz? Nos prepara para o sono. Entendeu porque muitas vezes você começa uma leitura deitado na cama e logo está dormindo ou com os olhos quase fechando? Portanto, esse é o primeiro motivo para você ter uma mesa de estudo no seu quarto.

A segunda razão para você ter uma mesa de estudos no quarto diz respeito a organização do seu material. Sim, a organização é outro fator importantíssimo para quem deseja alcançar seus objetivos nos estudos. E nada melhor do que uma mesa para organizar livros, cadernos, porta lápis e outros materiais indispensáveis para o seu aprendizado.

Quer mais um motivo? Então lá vai! A mesa de estudo pode dar um toque todo especial para a decoração do seu quarto, já pensou nisso? Além de ter um cantinho motivador e organizado, você ainda pode ter um espaço super bonito e cheio de estilo. Que tal?

Medidas para a mesa de estudo ideal

Agora que você já entendeu a importância de ter uma mesa de estudo para o quarto, é importante também saber o tipo de mesa mais adequada para você e seu espaço. Isso se resume a dois pontos essenciais: tamanho e proporção.

O tamanho de mesa de estudo ideal deve contar com no mínimo 90 centímetros de largura e 50 centímetros de profundidade. Essa medida é ideal para que você consiga posicionar todos os objetos que precisa, além de ter espaço suficiente para abrir e movimentar seus livros e cadernos.
Outra medida importante que não deve ser deixada de lado é a altura. Para mesas de estudo para crianças de até sete anos, o mais recomendado é uma altura de até 65 centímetros. Já para os mais crescidinhos, incluindo adultos, a altura ideal é aquela entre 73 e 82 centímetros.

Avalie também a proporção do móvel em relação ao ambiente, de modo que ele se ajuste confortavelmente ao espaço, garantindo uma boa circulação no entorno.

Mais algumas dicas que devem ser consideradas

  • A melhor companheira da mesa de estudos é a cadeira e ela também deve seguir o conceito de ergonomia. Ou seja, prefira cadeiras com encosto e assento confortáveis e nas medidas corretas para você. Uma boa pedida são as cadeiras de estudo com regulagem de altura e inclinação. Já para as crianças, prefira cadeiras sem rodinhas. Elas podem facilmente se tornar brinquedo e uma grande fonte de distração;
  • A iluminação sobre a mesa de estudo também é de extrema importância. Sempre que possível posicione o móvel próximo a uma janela, de forma que a luz natural ilumine completamente o espaço. Mas se isso não for possível, invista em uma boa fonte de iluminação artificial. E, mesmo para quem conta com a luz natural, é válido ter uma luminária de mesa para direcionar a luz durante os estudos, especialmente durante a noite. O importante é que a mesa esteja sempre clara e sem sombras. Vale citar que um estudo realizado na Califórnia (EUA) com mais de 21 mil estudantes apontou uma relação direta entre aumento da produtividade e exposição à luz diurna natural. O que você está esperando então para iluminar sua mesa de estudos?
  • E caso tenha pouco espaço dentro do quarto, não desanime achando que uma mesa de estudos não é para você. Hoje em dia já existe solução para isso e uma delas se chama mesa de estudo dobrável. Esse tipo de móvel conta com a vantagem de poder ser recolhida após o término do estudo, liberando área útil para o quarto;
  • Você também pode optar pelos mais variados tipos de mesas de estudo disponíveis no mercado. Existem mesas de estudo de madeira, MDF, vidro e até metal, ou seja, uma delas vai se encaixar perfeitamente na proposta de decoração do seu quarto. Além do material, ainda é possível escolher a cor da mesa de estudo. Contudo, tenha um pouco de cautela nesse item, uma vez que cores muitos vibrantes ou escuras podem interferir na sua capacidade de concentração. Nesse caso, o mais recomendado é optar por mesas em tons claros, neutros e / ou amadeirados;
  • O formato da mesa de estudo também pode ser definido por você a partir do espaço que você tem disponível. Para quartos pequenos, a mesa de estudo mais recomendada são aquelas mais enxutas, sem muitos adereços e, de preferência em modelos dobráveis, retrateis ou suspensas que ajudam a poupar área livre do ambiente. Para quem dispõe de um espaço maior, pode lançar mão de mesas de estudo grandes, em formato L ou com gaveteiros embutidos.

Deixe seu Comentário

Leia Também

BRASIL
Mia Khalifa cria atrito no pornô internacional ao renegar passado na indústria
ESCOLARES
Modalidades individuais dos Jogos Escolares da Juventude terão como sede Corumbá e Nova Andradina
EMPREGO
MS tem a 4ª menor taxa de desocupação do país no segundo trimestre de 2019, diz IBGE
BRASIL
Remédio para cólica menstrual tem efeito para tratar esquistossomose
DOURADOS
Acidente com morte pode ter ocorrido após motociclista ser fechado por carro
GUIA LOPES
Homem é flagrado com couro de onça e multado pela PMA
BR-163
Passageira morre após homem colidir moto contra placa de sinalização em Dourados
MELHOR IDADE
Confira os vencedores da etapa do voleibol adaptado e bocha
ESTELIONATO
Homem perde R$ 14 mil ao cair em golpe pela internet
CAMPO GRANDE
Decisão anula TAC que estabelece remoção de empresas de antigo lixão

Mais Lidas

DOURADOS
Polícia apresenta dupla presa por envolvimento em sequestro e identifica resto do bando
DOURADOS
Defensoria flagra pacientes sem água e comida no Hospital da Vida
POLÍCIA
Após denúncias, trio é preso por tráfico na Vila Cachoeirinha
DOURADOS
Um ano após crime, TJ ainda vai decidir se pai e madrasta vão a júri por morte de bebê