Menu
Busca quarta, 20 de novembro de 2019
(67) 9860-3221
ARQUITETURA & DESIGN

5 dicas importantes sobre o gerenciamento de obras

05 novembro 2019 - 07h45Por FA+MC ARQUITETURA

Na hora de optar por uma nova construção, é importante pensar se esse é o caminho certo e como percorrê-lo. A maioria das pessoas não sabem sobre pontos cruciais do gerenciamento de obras e como ele é crucial para que o projeto tenha os seus objetivos de qualidade, prazo e custo atendidos, evitando atrasos e aumento de custo.

O gerenciamento é ideal para proprietários que não possuem tempo hábil para executar a sua construção, ou seja, na compra dos materiais, no acompanhamento dos serviços e das fases da obra.

Selecionamos abaixo 5 dicas na qual você deve saber sobre a importância:

1 . Ajuda a reduzir os custos

Vários são os itens que podem deixar a construção mais cara. Porém, o gerenciamento de obras é um bom aliado para gerar economia. Entre os itens que podem encarecer estão os atrasos, bitributação e riscos na contratação. Para que haja economia, o gerenciamento é crucial por criar a possibilidade de atuação no momento de contratação. Assim, eliminam-se serviços do contrato com construtoras, pois podem ser adquiridos de forma direta com o empreendedor. Vale lembrar que a construtora permanece com a responsabilidade sobre os prazos, qualidade, controle, logística, entre outros. O uso dos softwares de acompanhamento e gerenciamento de obras também é uma estratégia na qual o escritório de arquitetura pode adotar. 

“No gerenciamento a obra se desenvolve de acordo com o planejado de maneira correta e os serviços executados nos procedimentos devidos” – dizem os arquitetos Fernando Oliveira e Marcelo Costa

2. Estratégia produtiva

Quem cuida do gerenciamento de obras também ajuda para que a execução de atividades atendam todos os requisitos. É o caso do custo e qualidade de acordo com o cronograma planejado. Por isso, o gerenciamento de obras é diretamente ligado à estratégia produtiva da construção. Gerenciar obras passa pelos campos arquitetônico, de estruturas, de instalações elétricas e hidrossanitarias, acabamentos e etc, além coordenar cada uma dessas partes para que elas sejam cumpridas seguindo uma sequência lógica.

“As etapas da obra são respeitadas para que não ocorra nenhuma interferência no projeto e na execução dos trabalhos”” – dizem os arquitetos Fernando Oliveira e Marcelo Costa

3. O gerenciamento de obras antecipa problemas

Por cuidar de toda a organização do cronograma de uma obra, o gerenciamento também é uma excelente ferramenta! Com ela, é possível prever problemas e possíveis imprevistos e, por isso, resolvê-los de forma eficaz. O gerenciamento permite que a maioria desses possíveis problemas possam ser resolvidos ainda antes do início da construção. Deste modo, é possível aumentar a produtividade, fazendo com que o cronograma possa ser realizado dentro do previsto.
 

“Em nosso escritório, os procedimentos de gerenciamento da obra fazem com que o cliente tenha total conhecimento das atividades que estão sendo executadas” – dizem os arquitetos Fernando Oliveira e Marcelo Costa

4. Total controle do estoque de materiais e pagamentos

Pouca gente sabe que o gerenciamento de obras também auxilia a ter um maior controle sobre o estoque de material para a construção e também o pagamento da mão de obra e fornecedores. Isso se traduz rapidamente em tempo e economia. Afinal, evita o desperdício e ajuda a manter toda a obra com os gastos dentro do orçamento. Um bom gerenciamento ajuda por conter uma lista com todos os produtos comprados e um acompanhamento do uso dos materiais. Deixando assim, claro quando é necessário comprar mais algum item. Indiretamente, esse benefício ajuda a controlar melhor a mão de obra contratada e o quanto de material vem sendo utilizado. Sobre os pagamentos, o controle dos gastos bem como a sua programação, faz com que o proprietário tenha maior organização financeira, de acordo com seu fluxo de caixa.


 
“Manter o controle financeiro dos custos durante a obra é essencial para que ela não saia do orçamento previsto, além de proporcionar ao proprietário uma programação do seu fluxo de caixa” – dizem os arquitetos Fernando Oliveira e Marcelo Costa

5. Ajuda na fiel execução dos projetos

O gerenciamento de obras auxilia a contratar mão de obra especializada e coordenar os contratados nas diferentes etapas da construção. Além disso, apoia no cumprimento das etapas dentro do cronograma e do orçamento. Tudo isso se traduz na execução fiel dos projetos. Claro, durante o percurso podem ter de haver alterações. Contudo, um bom gerenciamento de obras a alteração poderá ser feita sem comprometer a essência do projeto aprovado.

“No gerenciamento de obra o cronograma é levado à risca, pois através dele foi feito um planejamento afim de se obter o resultado desejado” – dizem os arquitetos Fernando Oliveira e Marcelo Costa.

Por fim, o gerenciamento de obras exige atenção e tempo do profissional. É esse cuidado que garantirá o término da obra dentro do prazo e a satisfação do cliente no momento da entrega das chaves. Lembre-se de ficar atento a todos os detalhes para se certificar que a obra será executada com excelência. Para complementar: se algum fornecedor ou funcionário falhar repetidamente com você, é preciso fazer a troca para garantir que tudo saia conforme o combinado.


Siga e curta a página;

Instagran @FA_MCARQUITETURA

Facebook FA+MC ARQUITETURA

Leia Também

ARTIGO
Sempre é tempo de ser feliz
BRASIL
Projetos online estimulam combate à violência contra a mulher
DOURADOS
Recapeamento de ruas transversais pode custar R$ 5,5 milhões
DOURADOS
Vacinação antirrábica segue na região norte e quatro pontos fixos serão montados no sábado
MATO GROSSO DO SUL
Governo e Setor Produtivo lançam no dia 28 projeto de Liberdade Econômica em MS
ESCOLARES
Judoca de MS conquista o tri nos Jogos Escolares
CASSEMS ITINERANTE
Programa de prevenção leva atendimento especializado a sete municípios
CONSCIÊNCIA NEGRA
Apesar da inclusão, população preta e parda não se vê representada
TRÁFICO
Maconha que saiu da fronteira com destino a Campo Grande é apreendida
OPORTUNIDADE
Sanesul abre processo seletivo para contador, engenheiro e psicólogo

Mais Lidas

ESTELIONATO
Suspeita de aplicar golpes em Dourados é presa na Paraíba
OPERAÇÃO PATRON
Dono de loja de importados na fronteira também é alvo de operação
TENTATIVA DE FEMINICÍDIO
Ex esperou mulher chegar de curso para tentar matá-la no Estrela Verá
OPERAÇÃO PURIFICAÇÃO
Justiça Federal aceita denúncia contra cinco suspeitos de corrupção na Funsaud