Menu
Busca quinta, 22 de fevereiro de 2018
(67) 9860-3221
Clube Indaiá - Janeiro 2018
CARA NOVA

Apartamento gaúcho tem paleta neutra e proporciona protagonismo à churrasqueira

01 novembro 2017 - 11h46Por Da redação

Quando as arquitetas Carla Tortelli e Luana Fernandes, do escritório Arquitetando Ideias, foram contratadas para reformar um apartamento de 130m² em Porto Alegre (RS), os moradores pediram um espaço no qual pudessem cozinhar, receber amigos e, por se tratar de uma casa gaúcha, o espaço para o bom e tradicional churrasco não foi deixado de lado. Alegres e com energia positiva, eles queriam um lar que expressasse quem eles são e que fosse funcional.

Diante do desafio, as profissionais apostaram na integração, criando ambientes de estar amplos por onde é possível circular, conversar e curtir. “Abrimos a cozinha para possibilitar que quem estiver nesse cômodo interagisse com quem estiver na sala. Mas também tivemos o cuidado de projetar uma possibilidade de isolar esses ambientes para quando a bagunça tomar conta de um deles e for preciso isolar os espaços”, contam as profissionais.

Tanto na sala quanto na cozinha, se destaca uma paleta de cores neutras, marcada pelo cinza, pelo preto e por tons amadeirados presentes em diversos móveis, estofados e revestimentos que compõem o ambiente. Cortando a sobriedade dessas cores, elementos pontuais trazem a personalidade vivaz do casal, como o amarelo dos revestimentos da cozinha e da bancada da sala, o vermelho de eletrodomésticos, luminárias e almofadas e o azul de paredes e objetos. 

A base neutra faz com que os moradores não se cansem do projeto tão rapidamente e os elementos coloridos criam a atmosfera alegre. Outro destaque da sala é uma parede de cobogós com diferentes desenhos, que separa a entrada principal da sala de jantar e cria uma divisória geométrica no espaço. Aliás, esta parede de cobogós está atrás de uma mesa de jantar que se estende, se transforma em uma champanheira e vira uma equipada bancada de preparado de alimentos ao lado de onde está posicionada uma churrasqueira. 

É como se o centro da área de receber, fosse a churrasqueira e as interações, conversas e brinques que se realizam ao redor dela. Criar um projeto com tamanho protagonismo para essa área não foi ao acaso, mas motivado pelo respeito à paixão do morador por fazer churrasco.

Uma característica presente em diversos projetos do escritório Arquitetando Ideias, se verifica na casa, batizada de CF House, que recebeu um cuidado com a decoração do lavado. Nele, um dos destaques é a pia de silestone vermelha, que encanta as visitas e prova que, com talento, é possível transformar poucos metros quadrados em ambientes encantadores.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Solteira, Dani Sperle posa nua e diz o que homem precisa para conquistá-la
JUSTIÇA
Empresa de telefonia deve ressarcir consumidor por cobrança ilegal
ACOMPANHAMENTO
Comissão de senadores vai fiscalizar intervenção federal no Rio de Janeiro
PARAGUAI
PRF intercepta carregamento de cigarros contrabandeados na BR-163
TESTE
Celular pirata habilitado a partir de amanhã no DF será bloqueado em maio
REUNIÃO
Governo define estratégias de segurança para a cidade de Três Lagoas
CORUMBÁ
Homem espancado no carnaval morre após ficar 9 dias internado
BUROCRACIA
Senado aprova projeto para simplificar certidão de débitos tributários
APOIO
Militares auxiliam atingidos por enchentes e resgata cutia em Aquidauana
INÉDITO
Brasileira passa à final da patinação artística na Coreia do Sul

Mais Lidas

DESAPARECIDA
Corpo encontrado no rio Dourados é de Débora Dias
RESIDENCIAL ROMA
Criança fica ferida ao cair de prédio em Dourados
ESTRELA PORÃ
Polícia fecha “boca” que abastecia região Oeste de Dourados
DOURADOS
Gaeco cumpre mandados em nova ação contra o tráfico