Menu
Busca quarta, 23 de outubro de 2019
(67) 9860-3221
CARA NOVA

Apartamento gaúcho tem paleta neutra e proporciona protagonismo à churrasqueira

01 novembro 2017 - 11h46Por Da redação

Quando as arquitetas Carla Tortelli e Luana Fernandes, do escritório Arquitetando Ideias, foram contratadas para reformar um apartamento de 130m² em Porto Alegre (RS), os moradores pediram um espaço no qual pudessem cozinhar, receber amigos e, por se tratar de uma casa gaúcha, o espaço para o bom e tradicional churrasco não foi deixado de lado. Alegres e com energia positiva, eles queriam um lar que expressasse quem eles são e que fosse funcional.

Diante do desafio, as profissionais apostaram na integração, criando ambientes de estar amplos por onde é possível circular, conversar e curtir. “Abrimos a cozinha para possibilitar que quem estiver nesse cômodo interagisse com quem estiver na sala. Mas também tivemos o cuidado de projetar uma possibilidade de isolar esses ambientes para quando a bagunça tomar conta de um deles e for preciso isolar os espaços”, contam as profissionais.

Tanto na sala quanto na cozinha, se destaca uma paleta de cores neutras, marcada pelo cinza, pelo preto e por tons amadeirados presentes em diversos móveis, estofados e revestimentos que compõem o ambiente. Cortando a sobriedade dessas cores, elementos pontuais trazem a personalidade vivaz do casal, como o amarelo dos revestimentos da cozinha e da bancada da sala, o vermelho de eletrodomésticos, luminárias e almofadas e o azul de paredes e objetos. 

A base neutra faz com que os moradores não se cansem do projeto tão rapidamente e os elementos coloridos criam a atmosfera alegre. Outro destaque da sala é uma parede de cobogós com diferentes desenhos, que separa a entrada principal da sala de jantar e cria uma divisória geométrica no espaço. Aliás, esta parede de cobogós está atrás de uma mesa de jantar que se estende, se transforma em uma champanheira e vira uma equipada bancada de preparado de alimentos ao lado de onde está posicionada uma churrasqueira. 

É como se o centro da área de receber, fosse a churrasqueira e as interações, conversas e brinques que se realizam ao redor dela. Criar um projeto com tamanho protagonismo para essa área não foi ao acaso, mas motivado pelo respeito à paixão do morador por fazer churrasco.

Uma característica presente em diversos projetos do escritório Arquitetando Ideias, se verifica na casa, batizada de CF House, que recebeu um cuidado com a decoração do lavado. Nele, um dos destaques é a pia de silestone vermelha, que encanta as visitas e prova que, com talento, é possível transformar poucos metros quadrados em ambientes encantadores.

Deixe seu Comentário

Leia Também

BALANÇO
TRE/MS realiza audiência para tratar da biometria em Terenos
CESSÃO ONEROSA
Congresso aprova projeto que garante R$ 34,6 bi à Petrobras
CAPITAL
Falso repórter engana treinador de futebol com entrevista e clona WhatsApp
UEMS
Mestrado em Ensino em Saúde prorroga período de inscrições
NOVA ALVORADA
Homem esfaqueou pastor porque ele ‘fomentava’ separação, diz polícia
REFORMA APROVADA
Ponto a ponto: saiba o que vai mudar nas aposentadorias
TRÊS LAGOAS
Homem atira para matar ex-mulher e acaba baleando dono de restaurante
MÚSICA
Livro sugere que Raul Seixas entregou Paulo Coelho à ditadura
MEIO AMBIENTE
PMA usa satélite e drone para autuar infrator por desmatamento
RECURSOS
Nelsinho Trad entrega relação das emendas de bancada federal de MS

Mais Lidas

HAYEL BON FAKER
Homens são presos fazendo sexo em via pública em Dourados
DOURADOS
Três são presos após ‘batida’ em ‘boca de fumo’ no Jardim Pantanal
DOURADOS
“Se não pagar vocês não vão dormir, não vão ter paz”, ameaçou professora indígena presa por extorsão
TRÁFICO
Economista e corretor são presos com mais de 30kg de cocaína