Menu
Busca terça, 21 de maio de 2019
(67) 9860-3221
CARA NOVA

Apartamento gaúcho tem paleta neutra e proporciona protagonismo à churrasqueira

01 novembro 2017 - 11h46Por Da redação

Quando as arquitetas Carla Tortelli e Luana Fernandes, do escritório Arquitetando Ideias, foram contratadas para reformar um apartamento de 130m² em Porto Alegre (RS), os moradores pediram um espaço no qual pudessem cozinhar, receber amigos e, por se tratar de uma casa gaúcha, o espaço para o bom e tradicional churrasco não foi deixado de lado. Alegres e com energia positiva, eles queriam um lar que expressasse quem eles são e que fosse funcional.

Diante do desafio, as profissionais apostaram na integração, criando ambientes de estar amplos por onde é possível circular, conversar e curtir. “Abrimos a cozinha para possibilitar que quem estiver nesse cômodo interagisse com quem estiver na sala. Mas também tivemos o cuidado de projetar uma possibilidade de isolar esses ambientes para quando a bagunça tomar conta de um deles e for preciso isolar os espaços”, contam as profissionais.

Tanto na sala quanto na cozinha, se destaca uma paleta de cores neutras, marcada pelo cinza, pelo preto e por tons amadeirados presentes em diversos móveis, estofados e revestimentos que compõem o ambiente. Cortando a sobriedade dessas cores, elementos pontuais trazem a personalidade vivaz do casal, como o amarelo dos revestimentos da cozinha e da bancada da sala, o vermelho de eletrodomésticos, luminárias e almofadas e o azul de paredes e objetos. 

A base neutra faz com que os moradores não se cansem do projeto tão rapidamente e os elementos coloridos criam a atmosfera alegre. Outro destaque da sala é uma parede de cobogós com diferentes desenhos, que separa a entrada principal da sala de jantar e cria uma divisória geométrica no espaço. Aliás, esta parede de cobogós está atrás de uma mesa de jantar que se estende, se transforma em uma champanheira e vira uma equipada bancada de preparado de alimentos ao lado de onde está posicionada uma churrasqueira. 

É como se o centro da área de receber, fosse a churrasqueira e as interações, conversas e brinques que se realizam ao redor dela. Criar um projeto com tamanho protagonismo para essa área não foi ao acaso, mas motivado pelo respeito à paixão do morador por fazer churrasco.

Uma característica presente em diversos projetos do escritório Arquitetando Ideias, se verifica na casa, batizada de CF House, que recebeu um cuidado com a decoração do lavado. Nele, um dos destaques é a pia de silestone vermelha, que encanta as visitas e prova que, com talento, é possível transformar poucos metros quadrados em ambientes encantadores.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CRIME AMBIENTAL
Paranaense é autuado em R$ 12 mil por armazenamento de madeira ilegal
CONCURSO
IBGE lança edital com 209 vagas de recenseador e agente censitário
CAPITAL
Travesti é suspeita de matar vendedor de 48 anos com 14 facadas
SELEÇÃO
UEMS abre inscrições para processo seletivo de professores temporários
FRONTEIRA
Homem é preso com veículo adulterado e direção perigosa na MS-386
ADOLESCENTES
Governo vai lançar campanha de incentivo à adoção tardia
DOURADOS
Comemoração ao mês do Trabalhador terá ações na UEMS Dourados
PATRIMÔNIO LITERÁRIO
Chico Buarque ganha o Prêmio Camões 2019 pelo conjunto da obra
INOCÊNCIA
Polícia prende dupla por corrupção de menor e tráfico de drogas
JULGAMENTO
STF adia decisão sobre denúncia contra parlamentares do PP

Mais Lidas

ITAPORÃ
PM da reserva morre em acidente próximo a ponte do Rio Santa Maria
DOURADOS
Comissão vota contra o próprio parecer e Idenor se salva de cassação
EDUCAÇÃO
Inscrições do Encceja 2019 começam nesta segunda-feira
DOURADOS
Ex-líder da prefeita Délia Razuk é alvo de pedido de cassação