Menu
Busca segunda, 25 de março de 2019
(67) 9860-3221
INSPIRE-SE!

7 dicas de iluminação para apartamentos pequenos

14 janeiro 2019 - 09h08Por Luiz Guilherme, com Casa Vogue

A luz adequada proporciona ambientes aconchegantes, destaca a decoração e até amplia os espaços. A seguir, com a ajuda da Casa Vogue, listamos algumas ideias essenciais para quem quer se aventurar na iluminação de espaços enxutos. Vale a pena conferir.

1. Cozinha e lavanderia com luz branca

A luz branca pode ser usada na cozinha, já que ela remete a ambientes de trabalho. Como é ali que se preparam os alimentos,  é necessário ter mais luminosidade e a luz branca - fluorescente ou LED - acaba sendo a melhor opção, já que é a que mais se assemelha à luz do dia. A mesma regra vale para áreas de serviço.

2. Banheiros residenciais com atmosfera aconchegante

Apesar da luz branca ser usada em banheiros públicos ou vestiários grandes, nos banheiros residenciais (e pequenos) é mais confortável optar por tons amarelados. Como o espaço prima pelo bem estar, estes tons quentes garantem conforto visual.

E aqui vai uma dica para as meninas, se o ambiente for usado para fazer a maquiagem, por exemplo, é ideal a iluminação com tons quentes, pois proporciona uma melhor visualização do tom de pele.

3. Quartos com clima intimista

Os dormitórios também pedem tons quentes, mais confortáveis ao olhar. Além disso, para garantir um clima intimista, estes ambientes precisam de uma intensidade de luz menor. É aconselhável também investir em iluminação indireta, em que o foco de luz é direcionado para o teto ou parede, evitando o ofuscamento.

Vale também como dica, a aposta em abajures ou luminárias de leitura. Mas lembre-se: fique longe de dispositivos que emitem luz azul de ondas curtas (como celulares e tablets) antes de dormir para garantir o sono - já que o tom inibe a produção de hormônio melatonina.

4. Dimerize a sala de estar

A sala de estar precisa de um clima aconchegante, por isso, o adequado é o uso de LED com tons amarelos.

“Mas não é só o tom que traz uma atmosfera mais satisfatória, o nível de luz também”, explica Antonio Carlos Mingrone, titular do escritório especializado em luminotécnica Mingrone Iluminação. O ideal é usar um dimmer - um acessório que permite diferentes regulagens das lâmpadas (que devem ser compradas com essa finalidade). Há peças que podem ser acopladas ao interruptor e que permitem criar um sistema de dimerização simples criando diferentes cenários de iluminação e garantindo a economia de luz, já que ao diminuir a intensidade da lâmpada gasta-se menos energia elétrica.

5. Use trilhos de iluminação

Um das soluções para quem não tem forro de gesso é o uso do trilho de iluminação. Além de criar um ambiente descolado e jovem, a luminária é versátil por conseguir direcionar o foco de luz para onde for necessário.

6. Cantinho de leitura, mesmo sem espaço

Em salas pequenas, pode não existir muito espaço para a criação de um canto de leitura ou para uma luminária de piso. A sugestão é o uso de pendentes com lâmpada em filamento de carbono que podem ser usados no lugar do abajur.  Os pins podem ser fixados nas paredes ou no teto.

“O uso da luminária pendente facilita por ser ligada na tomada e cada cliente pode fazer um desenho diferente na parede”, explica Nicole Gomes, CEO da Labluz.

7. Aposte nos pendentes para refeições

Apartamentos pequenos podem não ter muito espaço na sala de jantar, mas há sempre um ambiente para uma mesa de refeições. Invista, portanto, em luminárias pendentes. Mas não se esqueça: o ideal é usar lâmpadas de LED, já que ele não dissipa calor, ou seja, não aquece os alimentos.

“Transforme esse lustre no destaque do ambiente e aproveite para caprichar numa luminária de design para que a mesa se torne a protagonista da sala”, afirma a arquiteta Cris Paola. “Outra coisa legal para pensar é em iluminação sobre um aparador que poderá funcionar muito bem quando o jantar for de serviço americano”, opina a arquiteta.

Deixe seu Comentário

Leia Também

PONTA PORÃ
Homem em caminhonete é executado a tiros na região de fronteira
UEMS
Curso de Libras Básico I abre inscrições nesta segunda-feira
JUSTIÇA
TRF-2 liberta segundo preso na operação que prendeu Temer
RIO NEGRO
Homem é assassinado com facada no peito durante briga em bar
INFORME PUBLICITÁRIO
Brasileiros rumo a Israel com foco em Agronegócio e Tecnologia
TEMPO
Segunda-feira de sol com algumas nuvens em Dourados; não chove
UAUUUUU!!
Anitta surge de tapa-sexo para divulgar novo álbum visual
LEGISLATIVO
Agenda: Capacitação, encontro de vereadoras e audiência pública movimentam semana
RESSOCIALIZAÇÃO
Com foco na psicologia, projeto prepara detentos para a liberdade
DIREITOS HUMANOS
Comissão debaterá Reforma da Previdência terça-feira no Senado

Mais Lidas

TRÂNSITO
Homem morre após ser atropelado por motorista que fugiu do local do acidente
RIO BRILHANTE
Homem é assassinado após matar e comer galo do vizinho
CAMPO GRANDE
Sequestro termina com suspeito morto em troca de tiros com a polícia
DOURADOS
Mulher é presa tentando entrar na PED com drogas escondidas na vagina