Menu
Busca segunda, 18 de novembro de 2019
(67) 9860-3221
DECORAÇÃO

7 dicas de iluminação para a sala de estar e de TV

02 janeiro 2019 - 10h52Por Casa Vogue

Mais do que escolher lustres bonitos para as áreas sociais, um bom projeto luminotécnico prevê a eficiência energética das luminárias, além de garantir conforto visual máximo dentro de casa. A seguir, especialistas compartilham dicas básicas de iluminação para salas de estar e de TV. 

1. Use LED

As novidades e atualizações tecnológicas são constantes no setor de luminotécnica. Tanto que o mercado, hoje, já opera quase que inteiramente em LED. Uma das principais características do LED é a economia de energia (ele gasta muito menos quando comparado a lâmpadas fluorescentes e incandescentes). A longa vida útil e o fato do LED não dissipar calor fizeram a tecnologia virar a estrela do setor.

Um ganho para os projetos residenciais é que nos últimos anos os fabricantes têm produzido lâmpadas de LED nas mais variadas tonalidades, o que amplia a utilização em arquitetura de interiores. E deve vir mais novidade por aí: além das lâmpadas, muitos projetos já fazem uso dos chips de LED, que têm aparecido cada vez com mais força nos lançamentos da área.

2. Prefira tons quentes

“É praticamente vetado o uso de uma luminária branca em uma sala residencial”, afirma Antonio Carlos Mingrone, titular do escritório especializado em luminotécnica Mingrone Iluminação. O tom branco é usado em espaços comerciais, banheiros públicos, vestiários ou até em cozinhas e lavanderias, por exemplo. Nas salas, o ideal é que sejam usados tons mais amarelados para proporcionar um clima intimista, de conforto visual e aconchego.

3. Invista em iluminação indireta

“A iluminação indireta é sempre bem-vinda. Quando uso este tipo de iluminação, tiro partido da questão do ofuscamento. Isso significa que eu não fico olhando para os pontos de luz de maneira direta. A luz rebate no teto. Com isso, eu crio uma atmosfera favorável ao conforto e ao bem-estar”, orienta Mingrone.

De acordo com a arquiteta Cris Paola, na sala de TV quanto menos luminosidade melhor. “Uma composição adequada para luz indireta são as dispostas em sancas ou atrás de painéis. Há a possibilidade, ainda, de usar arandelas ou balizadores”, explica.

4. Dimerize

Tanto na sala de estar quanto no home theater é possível criar diferentes cenários de iluminação por meio do uso do dimmer, um acessório que permite regular a intensidade das lâmpadas. “Neste ambiente o dimmer é funcional, por deixar o espaço com a luz ideal para não refletir na tela, comprometendo a nitidez da imagem”, explica Nicole Gomes, CEO da Labluz. É importante lembrar que não é qualquer lâmpada que pode ser dimerizada: é necessário checar na embalagem se o produto suporta as várias regulagens.

5. Crie um cantinho de leitura

Nas salas e nos quartos é possível usar abajures para criar pontos de iluminação indireta em cantos de leitura. “Na sala de estar podemos ter um abajur na mesa de apoio para dar destaque a um cantinho especial”, sugere Cris Paola. Já as luminárias de piso trazem um outro efeito decorativo. Antes de escolher, vale checar se o tipo de luminária se adapta ao projeto de arquitetura.

6. Ilumine os nichos

É possível chamar a atenção para uma estante na sala de estar ou biblioteca através do projeto luminotécnico. “Acrescentar iluminação com fitas de LED dentro do móvel do home theater também é uma boa ideia”, sugere a arquiteta Nicole Finkel. Tanto fitas de LED quanto perfis embutidos são capazes de destacar nichos e prateleiras, criando um efeito cênico no ambiente.

7. Luz para as plantas

A iluminação tem o poder de deixar o paisagismo ainda mais belo em cenários noturnos, resultando em um jogo de luz e sombra com plantas ou vasos. “Mas lembre-se, use luz amarela e tire todas as dúvidas com um especialista para não comprar lâmpadas que possam danificar as plantas”, alerta Nicole Gomes, da Labluz.

Deixe seu Comentário

Leia Também

POLÍTICA
Marçal quer apuração rigorosa na CPI da Energisa
EDUCAÇÃO
Instituições de ensino têm até dia 25 para aderirem ao ProUni
TRÁFICO
Homem que saiu de MS com cocaína e crack acaba preso no PR
DOURADOS
Umidade relativa do ar despenca nas primeiras horas do dia
SAÚDE
Quando começar a cuidar dos dentes do seu bebê?
FUTEBOL
Dois jogos encerram a 33ª rodada do Brasileiro nesta segunda
BRASIL
Celulares pré-pagos desatualizados são bloqueados hoje em 17 estados
TRÁFICO
Homem é preso tentando levar maconha até o Paraná
BALANÇO
Durante o feriado, número de acidentes em rodovias estaduais foi 60% menor que em 2018
JEJ BLUMENAL
Judô de MS garante 4 medalhas no judô em campeonato em SC

Mais Lidas

POLÍCIA
Vereador é agredido e roubado quando ia para igreja em Dourados
DOURADOS
Motociclista fica gravemente ferido após colisão no Parque Alvorada
FURTO
Casal é flagrado dentro de panificadora fechada na madrugada
DOURADOS
Mulher ameaça policiais com facão em abordagem por manobras perigosas