Menu
Busca sexta, 14 de dezembro de 2018
(67) 9860-3221
NOVEMBRO AZUL

7 alimentos auxiliam no combate ao câncer de próstata

08 novembro 2017 - 10h17Por Da redação

O mês de novembro é conhecido como “novembro azul”, com campanhas de saúde que visam o público masculino, assim com o “outubro rosa”, voltado para mulheres. Dentre as diversas doenças que atingem os homens, o câncer de próstata é uma das doenças mais graves e que põe em risco a vida do paciente. 

Embora os fatores precisos que levam a doença não sejam totalmente conhecidos, sabe-se que a dieta desempenha importante papel na promoção ou na prevenção do câncer. Aqui, trazemos uma lista de alimentos e hábitos alimentares que podem ajudar a prevenir o câncer de próstata e fazer você viver melhor. Mas não se esqueça, mesmo com uma dieta balanceada, consulte o seu médico regularmente para exames diagnósticos.

Cenoura

Além de rica em fibras, as cenouras têm precursores de vitamina A que são poderosos antioxidantes. Além disso, as cenouras são ricas no composto chamado falcarinol. Estudos demonstram que essa substância ajuda a prevenir diversos tipos de câncer.

Tomates

Esse alimento é rico no componente licopeno, um poderoso antioxidante. Numa revisão de 21 estudos científicos, pesquisadores encontraram que homens que comem tomate cru ou cozido têm menos chances de desenvolver câncer de próstata que homens que não comem tomate com frequência.

Brócolis 

Um estudo canadense mostrou que homens que comembrócolis e couve-flor têm menos chance de desenvolver a forma agressiva do câncer de próstata. Pesquisadores pensam que um composto chamado sulfurofano é responsável por matar células malignas, preservando as células saudáveis.

Romã

Essa fruta, sobretudo o suco de romã, tem demonstrado ser eficaz na prevenção do câncer de próstata. Estudos indicam que a romã ajuda a reduzir o aumento do PSA (antígeno prostático específico) e reduz também a recorrência de aparecimento da doença após primeiro tratamento. Pesquisadores imaginam que compostos chamados elagitaninos sejam os responsáveis pelo poder benéfico.

Leguminosas

Alimentos como soja, feijão, amendoim e lentilhas são ricos em fitoestrógenos, como a isoflavona. Esses compostos ajudam a combater células malignas de câncer. Dois trabalhos científicos de revisão encontraram redução de 30% de risco de desenvolvimento de câncer de próstata em homens que consumiam soja. Além disso, houve redução de 12% dos níveis de PSA comparados com pacientes que comeram trigo.

Chá verde

Estudos na população asiática, onde o chá verde é amplamente consumido, mostra que há menor incidência de câncer de próstata na população masculina. Pesquisadores acreditam que o alto conteúdo de antioxidantes e polifenois ajuda a combater o aparecimento da doença.

Salmão

O salmão é rico em ômega-3 que ajuda o corpo a lutar contra inflamações e mantem a saúde do sistema imune. Outras importantes fontes de ômega-3 são sardinhas, atum e grãos.

Deixe seu Comentário

Leia Também

POLÍCIA
DOF treina 41 policiais militares do estado de Goiás
JUSTIÇA
Nova diretoria da Amamsul será empossada nesta sexta-feira
VIOLÊNCIA
Polícia do Rio descobre plano de milícia para matar deputado Freixo
TRÁFICO
Após perseguição traficante é preso com 561 quilos de maconha
SELEÇÃO
Sesc abre vagas de professor temporário com salários de R$ 4,9 mil
ELEIÇÕES 2018
Governador, deputados e senadores serão diplomados hoje
IVINHEMA
Mulher fica presa às ferragens após bater veículo em árvore na MS-141
TEMPO
Sexta-feira de sol com aumento de nebulosidade em Dourados
SHOWBIZ
Bruna Griphao mostra tanquinho trincado em passeio na cachoeira
FUTEBOL
CBF sorteia primeira fase da Copa do Brasil; times de MS pegam paraibanos e mato-grossenses

Mais Lidas

BOAS FESTAS
Operação contra tráfico e roubo termina com cinco presos em Dourados
LUTO
Morre em Dourados empresário dono de tradicional restaurante
MESA DIRETORA
Após polêmicas e ‘novela’, Alan Guedes é eleito presidente da Câmara de Dourados
BOAS FESTAS
Ação conjunta mira traficantes em Dourados