Menu
Busca segunda, 21 de outubro de 2019
(67) 9860-3221
NOVEMBRO AZUL

7 alimentos auxiliam no combate ao câncer de próstata

08 novembro 2017 - 10h17Por Da redação

O mês de novembro é conhecido como “novembro azul”, com campanhas de saúde que visam o público masculino, assim com o “outubro rosa”, voltado para mulheres. Dentre as diversas doenças que atingem os homens, o câncer de próstata é uma das doenças mais graves e que põe em risco a vida do paciente. 

Embora os fatores precisos que levam a doença não sejam totalmente conhecidos, sabe-se que a dieta desempenha importante papel na promoção ou na prevenção do câncer. Aqui, trazemos uma lista de alimentos e hábitos alimentares que podem ajudar a prevenir o câncer de próstata e fazer você viver melhor. Mas não se esqueça, mesmo com uma dieta balanceada, consulte o seu médico regularmente para exames diagnósticos.

Cenoura

Além de rica em fibras, as cenouras têm precursores de vitamina A que são poderosos antioxidantes. Além disso, as cenouras são ricas no composto chamado falcarinol. Estudos demonstram que essa substância ajuda a prevenir diversos tipos de câncer.

Tomates

Esse alimento é rico no componente licopeno, um poderoso antioxidante. Numa revisão de 21 estudos científicos, pesquisadores encontraram que homens que comem tomate cru ou cozido têm menos chances de desenvolver câncer de próstata que homens que não comem tomate com frequência.

Brócolis 

Um estudo canadense mostrou que homens que comembrócolis e couve-flor têm menos chance de desenvolver a forma agressiva do câncer de próstata. Pesquisadores pensam que um composto chamado sulfurofano é responsável por matar células malignas, preservando as células saudáveis.

Romã

Essa fruta, sobretudo o suco de romã, tem demonstrado ser eficaz na prevenção do câncer de próstata. Estudos indicam que a romã ajuda a reduzir o aumento do PSA (antígeno prostático específico) e reduz também a recorrência de aparecimento da doença após primeiro tratamento. Pesquisadores imaginam que compostos chamados elagitaninos sejam os responsáveis pelo poder benéfico.

Leguminosas

Alimentos como soja, feijão, amendoim e lentilhas são ricos em fitoestrógenos, como a isoflavona. Esses compostos ajudam a combater células malignas de câncer. Dois trabalhos científicos de revisão encontraram redução de 30% de risco de desenvolvimento de câncer de próstata em homens que consumiam soja. Além disso, houve redução de 12% dos níveis de PSA comparados com pacientes que comeram trigo.

Chá verde

Estudos na população asiática, onde o chá verde é amplamente consumido, mostra que há menor incidência de câncer de próstata na população masculina. Pesquisadores acreditam que o alto conteúdo de antioxidantes e polifenois ajuda a combater o aparecimento da doença.

Salmão

O salmão é rico em ômega-3 que ajuda o corpo a lutar contra inflamações e mantem a saúde do sistema imune. Outras importantes fontes de ômega-3 são sardinhas, atum e grãos.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA
UEMS abre inscrições para seleção de professores temporários
PARANAÍBA
PMA fecha lava-jato que funcionava em desacordo com a licença
RURAL
Plantio da safra de soja está atrasado em Mato Grosso do Sul
INTERNACIONAL
Resultado preliminar na Bolívia indica 2º turno entre Morales e Mesa
CASSILÂNDIA
Paulista é multado em R$ 64 mil por deixar 128 cabeças de gado sem alimento
UEMS
Semana Técnica de Computação começa nesta segunda em Dourados
CHAPADÃO DI SUL
Motociclista de 29 anos morre após acidente entre moto e caminhonete
TEMPO
Segunda-feira nublada com possibilidade de chuva em Dourados
Tecnologia
Visual Informática promove ações de conscientização no mês da Segurança da Informação
Saúde e bem-estar
Cuidados com a pele.

Mais Lidas

MS-141
Acidente entre Ivinhema e Angélica envolve dois veículos
TRÁFICO DE DROGAS
Perseguição no aeroporto da capital termina com homem preso após tentar tomar arma de PF
CONTRABANDO
Comboio é flagrado com contrabando de essência para narguilé a roupas íntimas
FOI PRESO
Motorista bêbado faz algazarra e policiais descobrem carro roubado