Menu
Busca sábado, 26 de setembro de 2020
(67) 99659-5905

VIII Jornada de Educação Física encerra inscrições sexta-feira

13 junho 2011 - 09h55

A Associação dos Profissionais de Educação Física de Dourados – APEF-D e a Prefeitura Municipal através da FUNCED, em conjunto com UNIGRAN, Secretaria Municipal de Educação, do Conselho Regional e do Sindicato dos Profissionais de Educação Física, realizam a partir do dia 22 a VIII Jornada de Educação Física, Saúde, Esporte & Lazer em Dourados. O evento tem o objetivo de qualificar profissionais e acadêmicos em um encontro que reúne os melhores especialistas no esporte do Estado.



Na última sexta-feira, foi realizado um encontro entre profissionais para acertar os últimos detalhes do evento. Estiveram presentes, Sérgio Tetila, Edson Damaceno, Cyrano Morais, Dejacir Santos, Janio Amaro, Gil dos Santos e Mariza Araújo. De acordo Mariza, presidente da APEF de Dourados, durante a jornada haverá uma mesa redonda onde será discutida a inserção do profissional de educação física na área de saúde. Segundo o documento nº 138/2002 do CNE na qual deu-se um parecer em educação física para as duas vertentes: Atenção à Educação e Atenção à Saúde. Especificamente a Resolução CNE nº 7/2004 onde insere na área da saúde o profissional de Educação Física, diz que ele deve estar apto a desenvolver ações de prevenção, promoção e reabilitação da saúde, formação cultural, da educação, da reeducação motora, do rendimento físico-desportivo, do lazer, da gestão de empreendimentos relacionados às atividades físicas, recreativas e esportivas.

Além de outros campos que oportunizem ou venham a oportunizar às práticas de atividades físicas, recreativas e esportivas necessárias ao bom desenvolvimento das ações de prevenção e de reabilitação da saúde, como também abriu um espaço para a participação efetiva dos profissionais de Educação Física nas políticas públicas de saúde a exemplo do Programa de Apoio a Saúde da Família (NASF) e do Programa Nacional de Saúde na Escola. A inserção da Educação Física na educação e saúde permitiu que as atividades que a constituem como: jogo, ginástica, exercício físico, esporte, dança, lutas entre outras possam ser praticadas e disponibilizadas à população de forma a atender as especificidades de intervenção dessas dimensões. “Acreditamos que o profissional em educação física deve ser inserido na área de saúde, tendo o mesmo valor de um médico ou fisioterapeuta já que, podemos desenvolver ações para proteção e recuperação da saúde de pessoas de todas as idades”, disse Mariza, lembrando que essa mesa redonda tem o intuito de ampliar a discussão sobre a temática entre universitários e profissionais.


O evento que ocorre do dia 22 ao dia 25, oferece 60 vagas para cada um dos 14 cursos. Farão participação também do evento, os deputados federais Luiz Henrique Mandetta e Geraldo Rezende, ambos são membros da Frente Parlamentar em prol da atividade física e desenvolvimento humano. No dia 22 ocorre o credenciamento à partir das 19h no auditório da Unigran no Bloco I, em uma mesa redonda com os professores Silvio Lobo Filho e Iguatemy Maria de Lucena Martins.

Deixe seu Comentário

Leia Também

DEODÁPOLIS
Homem morre ao bater moto de frente com caminhonete da patroa
ELEIÇÕES 2020
Prazo para registro de candidaturas termina hoje
TV DOURADOS NEWS
IFMS abre 160 vagas para o curso de técnico integrado em Informática para internet
SAÚDE & BEM - ESTAR
Pandemia: o que será de nós, depois da máscara?
MARACAJU
Menina procura a avó e diz que foi obrigada a ver filmes pornográficos
CRISE AMBIENTAL
Papa cita na ONU 'perigosa situação da Amazônia e dos indígenas'
TAQUARUSSU
Ambiental autua quatro em R$ 8,4 mil e apreende 139 quilos de pescado
UEMS
Abertas inscrições para seleção de docentes temporários na área de Letras
TRÁFICO
Casal morador em Ponta Porã é preso com maconha em Minas Gerais
SAÚDE
Setembro Verde: Central de Transplantes realiza live no próximo domingo

Mais Lidas

POLÍCIA
Caminhoneiro de Dourados morre ao capotar na serra de Maracaju
PANDEMIA
Novo decreto diminui toque de recolher e libera venda de bebidas em bares até as 23h
PROSSEGUIR
Governo atualiza mapa da Covid e Dourados volta para "bandeira vermelha"
PONTA PORÃ
Polícia apreende comboio com contrabando avaliado em R$ 1 milhão