quinta, 28 de março de 2024
Dourados
19ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397

Vereador indígena reúne lideranças e discute projetos

29 dezembro 2012 - 09h30

#####Silva Junior



Antes mesmo de tomar posse no próximo dia primeiro, o vereador Aguilera de Souza (PSDC), promoveu um encontro com lideranças indígenas da Reserva Indígena de Dourados. A reunião bastante proveitosa foi realizada no último sábado na Escola Municipal Tengatui Marangatu e contou com a presença de um bom número de pessoas.

O ato convocado pelo primeiro vereador indígena da Aldeia de Dourados e também o primeiro eleito pela Democracia Cristã teve como alvo principal discutir propostas com os líderes, tendo por intuito alavancar melhorias visando beneficiar a maioria da população de mais de 13 mil índios das etnias guarani, caiuá e terena, residente no local.

-Nos encontros que mantive com secretários, deputados e o próprio prefeito Murilo, apresentei nossas prioridades e adiantei que não farei absolutamente nada sem antes conversar com vocês (lideranças), a partir de agora ninguém entra na nossa aldeia sem antes discutir conosco cada item – asseverou.

-Inclusive o Murilo já me apresentou como prefeito da aldeia – segue Aguilera. Durante a explanação, sugeriu inicialmente a possibilidade de se criar um Departamento Indígena e até mesmo uma Secretaria, para cuidar exclusivamente das ações relacionadas às causas desse povo que necessita de uma atenção especial em todos os setores.

-Estamos em processo de montagem de nossa equipe de trabalho, mas a partir de primeiro de janeiro, espero iniciar gestão junto aos órgãos responsáveis para juntos traçarmos um plano ousado, criativo e prático, para beneficiar nossa comunidade em áreas como educação, agricultura, esporte, assistência social, piscicultura, lazer e entretenimento – disse.

Para Aguilera é inadmissível mais de trinta e oito tanques para criação de peixes parados na reserva. Ele disse que vai cobrar investimentos na infraestrutura da aldeia como estradas e até no saneamento básico, como esgoto e água tratada para todos.

-Não prometo mudanças mirabolantes, até porque estou chegando agora na Câmara, agradeço a cada um de vocês pela confiança e a direção do meu partido PSDC, mas uma coisa posso garantir, muito trabalho e transparência na nossa caminhada.

Aguilera também apresentou alguns nomes que vão compor sua equipe, como o chefe de gabinete, que será o professor Josias Aedo.

Lideranças

Além de Josias Aedo, também estavam na reunião Isaque Souza (presidente da Associação dos Professores Indígenas); Silvio Deleão (presidente do Conselho Indígena); Vilmar Machado (Capitão da Aldeia Jaguapiru); Diomar Peixoto, Leomar Mariano (lideranças); Denes Silva Figueiredo (presidente Comissão Eleitoral da Aldeia Jaguapiru); Silvano Silva Duarte (presidente Conselho Indígena da Aldeia Bororó), Maximimo Rodrigues, Ernesto Davilam (liderança); Fernando Souza (presidente do Conselho Distrital da Saúde Indígena); Odalia Reginaldo Faustino Souza, Plácito Benitez, dentre outros.

Deixe seu Comentário

Leia Também

'Tigrão do PCC' morre baleado após reagir à abordagem da Polícia Militar

BRASIL

Governo federal prorroga o programa Desenrola até o dia 20 de maio

Ex-militar da Aeronáutica tem pena aumentada por matar a esposa
FEMINICÍDIO 

Ex-militar da Aeronáutica tem pena aumentada por matar a esposa

INVESTIGAÇÃO DE FRAUDE

Jair Renan vira réu por lavagem de dinheiro e falsidade ideológica

CAPITAL

Cinco pessoas são presas durante operação contra 'gato' de energia

PLENÁRIO

Após 6 anos, STF voltará a discutir alcance do foro para políticos

PRF

Veículo roubado no interior de São Paulo é recuperado em Corumbá

REGIÃO 

Mato Grosso do Sul registra criação de 5998 empregos formais em fevereiro

BANDEIRANTES

Abordagem da Polícia Militar termina com homem baleado em Avenida

FUTEBOL

Com Gabigol, Flamengo anuncia lista de inscritos na Libertadores

Mais Lidas

CONSUMIDOR

Governo manda retirar marcas de azeite do mercado

MS

Operação cumpre 54 mandados contra grupo que cooptava policiais e usava viaturas para o tráfico

BONITO

Perícia descarta perfuração de arma de fogo em sucuri Ana Júlia, encontrada morta

TRÁFICO

Cocaína que saiu de Dourados é apreendida em ônibus de turismo no interior de São Paulo