Menu
Busca sábado, 23 de junho de 2018
(67) 9860-3221

Vereador indígena reúne lideranças e discute projetos

29 dezembro 2012 - 09h30

#####Silva Junior



Antes mesmo de tomar posse no próximo dia primeiro, o vereador Aguilera de Souza (PSDC), promoveu um encontro com lideranças indígenas da Reserva Indígena de Dourados. A reunião bastante proveitosa foi realizada no último sábado na Escola Municipal Tengatui Marangatu e contou com a presença de um bom número de pessoas.

O ato convocado pelo primeiro vereador indígena da Aldeia de Dourados e também o primeiro eleito pela Democracia Cristã teve como alvo principal discutir propostas com os líderes, tendo por intuito alavancar melhorias visando beneficiar a maioria da população de mais de 13 mil índios das etnias guarani, caiuá e terena, residente no local.

-Nos encontros que mantive com secretários, deputados e o próprio prefeito Murilo, apresentei nossas prioridades e adiantei que não farei absolutamente nada sem antes conversar com vocês (lideranças), a partir de agora ninguém entra na nossa aldeia sem antes discutir conosco cada item – asseverou.

-Inclusive o Murilo já me apresentou como prefeito da aldeia – segue Aguilera. Durante a explanação, sugeriu inicialmente a possibilidade de se criar um Departamento Indígena e até mesmo uma Secretaria, para cuidar exclusivamente das ações relacionadas às causas desse povo que necessita de uma atenção especial em todos os setores.

-Estamos em processo de montagem de nossa equipe de trabalho, mas a partir de primeiro de janeiro, espero iniciar gestão junto aos órgãos responsáveis para juntos traçarmos um plano ousado, criativo e prático, para beneficiar nossa comunidade em áreas como educação, agricultura, esporte, assistência social, piscicultura, lazer e entretenimento – disse.

Para Aguilera é inadmissível mais de trinta e oito tanques para criação de peixes parados na reserva. Ele disse que vai cobrar investimentos na infraestrutura da aldeia como estradas e até no saneamento básico, como esgoto e água tratada para todos.

-Não prometo mudanças mirabolantes, até porque estou chegando agora na Câmara, agradeço a cada um de vocês pela confiança e a direção do meu partido PSDC, mas uma coisa posso garantir, muito trabalho e transparência na nossa caminhada.

Aguilera também apresentou alguns nomes que vão compor sua equipe, como o chefe de gabinete, que será o professor Josias Aedo.

Lideranças

Além de Josias Aedo, também estavam na reunião Isaque Souza (presidente da Associação dos Professores Indígenas); Silvio Deleão (presidente do Conselho Indígena); Vilmar Machado (Capitão da Aldeia Jaguapiru); Diomar Peixoto, Leomar Mariano (lideranças); Denes Silva Figueiredo (presidente Comissão Eleitoral da Aldeia Jaguapiru); Silvano Silva Duarte (presidente Conselho Indígena da Aldeia Bororó), Maximimo Rodrigues, Ernesto Davilam (liderança); Fernando Souza (presidente do Conselho Distrital da Saúde Indígena); Odalia Reginaldo Faustino Souza, Plácito Benitez, dentre outros.

Deixe seu Comentário

Leia Também

UAU
Mel Lisboa posta clique de ensaio só de calcinha e salto: "Sensualizani"
OPORTUNIDADE
Leilão do Governo do Estado tem Renault Logan por R$ 1,5 mil
DOURADINA
Motorista fica preso em ferragens após caminhão tombar na MS-470
UFGD
Programa de Monitoria recebe propostas a partir de segunda
JAPORÃ
Polícia Militar captura autor de estupro contra adolescente
EDUCAÇÃO
Aberta as matrículas para os convocados na 1° chamada do IFMS
PONTA PORÃ
Veículo roubado na Bahia é apreendido com 273 quilos de maconha
JUSTIÇA
Universidade deve indenizar formando por cobrar dívida inexistente
TERENOS
Dois são autuados por exploração de madeira e uso de motosserra
UFGD
Terminam no domingo as inscrições para seleção de estagiários

Mais Lidas

DOURADOS
Suspeito nega envolvimento, mas é autuado por latrocínio
DOURADOS
Assassinato de andarilho pode ter ocorrido dentro de barraco
DOURADOS
Corpo encontrado carbonizado seria de andarilho
NESTA MADRUGADA
Corpo carbonizado é encontrado em Dourados