Menu
Busca segunda, 18 de fevereiro de 2019
(67) 9860-3221
POLÍTICA

Vereador defende ampla divulgação sobre descontos em dívida agrícola

02 junho 2015 - 08h25

O vereador Silas Zanata (PV) solicitou por meio de indicação que as secretarias municipais de Agricultura Familiar e Economia Solidária e de Desenvolvimento Econômico Sustentável façam ampla divulgação aos agricultores familiares e pequenos produtores que contraíram empréstimos junto ao Banco do Brasil da Resolução 4.298, que autoriza a concessão de desconto de 80% para liquidação e 40% para negociação das operações ao amparo das linhas de crédito do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar). O prazo para realização desta operação termina no final deste mês de junho.

O Ministério do Desenvolvimento Agrário informou que o Banco do Brasil está autorizado a receber a liquidação das operações de crédito rural e custeio contratados até 31 de dezembro de 2010 ao amparo dos grupos A e A/C do Pronaf, Fundos Constitucionais (como o FCO) ou da União que estiverem em inadimplência em 30 de dezembro de 2013.

A medida visa à apuração do saldo devedor, que deve ser recalculado com encargos financeiros de normalidade até a data da liquidação, sem a incidência do bônus de adimplência contratual, sem o cômputo de multa, mora ou quaisquer outros encargos por inadimplemento ou honorários advocatícios. Em Mato Grosso do Sul existem 5.757 contratos pendentes, o que gera um valor de R$ 65.473.316,03.

Para Silas, que também é produtor e vice-presidente da comissão permanente de Agricultura e Pecuária da Câmara Municipal a medida é uma oportunidade para que os agricultores possam quitar dívidas ou renegociá-las.

“A divulgação favorecerá grandemente aqueles que estão inadimplentes ou aguardando a oportunidade para quitar suas dívidas junto à instituição financeira”, avalia o vereador, para quem a divulgação é muito importante, para que o produtor rural possa ter informações de prazo para negociar as dívidas adquiridas que consequentemente não foram pagas ainda.

Deixe seu Comentário

Leia Também

EDUCAÇÃO
Projeto Rondon seleciona universitários para operação João de Barro
DOURADOS
Câmara aprova regulamentação do PCCR de agentes de saúde
CORUMBÁ
Receita Federal apreende 158 quilos de cocaína em caminhonete
BENEFÍCIO
UFGD oferece bolsas e auxílios para estudantes com vulnerabilidade
ECONOMIA
Petrobras sobe preço da gasolina ao maior valor desde dezembro
CRIME AMBIENTAL
Homem é autuado em R$ 4 mil por desmatamento de vegetação nativa
ITINERANTE
Comarca de Rochedo recebe Carreta da Justiça nesta semana
TECNOLOGIA
Receita alerta para falso e-mail sobre malha fina do Imposto de Renda
SELEÇÃO
Terminam nesta terça-feira inscrições para o processo seletivo da Uems
MS-164
Mulher é presa com maconha e skunk em ônibus

Mais Lidas

TRAGÉDIA
Motociclista atropela, mata criança de 1 ano em Dourados e foge do local
DOURADOS
Após denúncia anônima, Polícia fecha “boca de fumo” no jardim Itália
POLÍCIA
Para defender a mãe de agressão, adolescente mata padrasto a tiros
DOURADOS
Motorista tenta desviar de outro veículo e bate carro em árvore