23/05/2013 10h14 -

Vereador comemora início da obra do Museu da Colônia agrícola

 

Assessoria
 
Foto: Assessoria

Marcelo Mourão no dia do lançamento da obra do Museu com os moradores de Indápolis 
Foto: Assessoria

Marcelo Mourão no dia do lançamento da obra do Museu com os moradores de Indápolis

O vereador Marcelo Mourão (PSD) está comemorando o início da construção do Museu da Colônia Agrícola Nacional de Dourados, localizado no distrito de Indápolis. As obras começaram neste mês de maio e devem ser entregues no prazo de seis meses.

A obra está sendo executada com recursos do Ministério do Turismo, viabilizados por Marcelo Mourão, enquanto diretor do Núcleo de Turismo da Prefeitura de Dourados.

O vereador afirmou que está contente com o início da obra, pois a luta pela preservação da história da fundação de Dourados é de toda a comunidade do distrito.

“É um sonho que se torna realidade, pois se trata da recuperação da história de Dourados, além de um ponto de encontro e de cultura que o museu favorecerá a todos que trafegam pela rodovia que transpõe o distrito. O museu disponibilizará aos visitantes um local moderno com área de lazer, com artesanatos e descanso”, disse o vereador.

HOMENAGEM

O vereador apresentou um projeto de lei, que está sendo analisado pelas comissões permanentes da Câmara Municipal, para que fique designado o nome do Museu da Colônia Agrícola Nacional de Dourados, como “Museu Acylino Borba”.

De acordo com o vereador, Acylino Borba doou ao município um terreno com 450 metros quadrados, para que fosse construído no local um monumento em homenagem aos pioneiros.

“Dar o nome do senhor Borba ao museu é fazer justiça a ele que, além de doar o terreno, também ajudou a conservar o local e dedicou parte do seu tempo para a preservação da história do nosso Município”, afirmou.

Segundo o vereador, a família do pioneiro recebeu com grande emoção e entusiasmo o projeto de homenageá-lo. “No dia do lançamento da obra a filha, [Márcia Borba] esteve presente e contamos a ela sobre a ideia de dar o nome do pai ao museu, e ficou emocionada em ver o reconhecimento de luta de toda a família”.

Natural de Soledade (RS), Acylino Borba foi um dos pioneiros da Colônia Agrícola Nacional de Dourados, chegando em 1954 para o então Estado do Mato Grosso. Foi guardião do Cruzeiro por muitos anos, sempre preocupado de preservar os documentos lá enterrados. Fez doação do terreno ao Município para a construção de um monumento em homenagem aos pioneiros. Em 1993 a Prefeitura de Dourados construiu o monumento.

Seja o primeiro a comentar!

Restam caracteres. * Obrigatório
Digite as 2 palavras abaixo separadas por um espaço.