Menu
Busca sábado, 23 de março de 2019
(67) 9860-3221
GERAL

Universitários americanos visitam Dourados e conhecem agricultura local

14 janeiro 2019 - 12h50Por Da redação

Na tarde da última quinta-feira (10/1), 26 estudantes da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, estiveram em Dourados e conheceram in loco as características da agricultura da região. Os alunos estão cursando a Faculdade de Agricultura da universidade, localizada na cidade de Urbana-Champaign.

Segundo o professor Bob Houser, do Programa de Imersão em Negócios da universidade, a visita ao Brasil vai durar duas semanas e tem como objetivo principal mostrar aos alunos os contrastes entre a agricultura americana e a brasileira, levando-os em propriedades rurais e instituições que articulam a agricultura no País, com a Embrapa e algumas empresas de consultoria agrícola.

“Nos Estados Unidos as universidades não oferecem graduações específicas como aqui no Brasil. Lá os alunos escolhem uma grande área de estudos e vão cursando disciplinas até obterem o bacharelado, com o foco onde desejam. Todos aqui estão cursando a Faculdade de Agricultura. A maioria vai focar em Agronomia e Economia e está no quarto [último] ano. Alguns vão focar no estudo da planta em si [biologia], uma em engenharia e outra em educação agrícola. A visita surgiu a partir da conclusão de um estudo que fizemos sobre a agricultura do Brasil”, explicou Bob.

Após visitarem a Fazenda Vaca Branca, em Naviraí, os acadêmicos foram recebidos em Dourados pelo engenheiro agrônomo  ngelo Ximenes, sócio proprietário da Coperplan Consultoria Agrícola, que apresentou um panorama geral sobre a produção agrícola na região e também os serviços e projetos que a empresa atua. 

“O mundo possui cerca de 7,2 bilhões de habitantes e segundo estimativas da ONU, esse número vai aumentar para 11 bilhões em 2100, sendo que apenas 40% da superfície do globo é usada para agricultura.

Com isso, já surge a necessidade de aumentarmos a produção de alimentos e o Brasil se destaca no cenário mundial como um dos maiores produtores com potencial de crescimento, ou seja, caminhamos cada vez mais para ser uma das maiores lideranças mundiais. Receber a visita desses estudantes americanos além de confirmar isso, revela também que o Mato Grosso do Sul e Dourados são protagonistas e imprescindíveis nesse processo”, explicou  ngelo.

Também recebeu os estudantes o pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste, Gessi Ceccon, que explicou sobre as pesquisas e os serviços oferecidos pelo órgão.

Antes da visita, os alunos estudaram o Brasil durante três meses, especificamente seis tópicos relacionados a agricultura. 

Após conhecerem Dourados, os estudantes seguiram para o Estado do Rio de Janeiro para dar continuidade ao programa de imersão da universidade.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

TRÊS LAGOAS
Mulher que entrou em briga de casal e matou homem diz que foi acidente
FUTEBOL
Aquidauanense vence o Operário na abertura das quartas do Estadual
DOURADOS
Agehab vai aos bairros para regularização de loteamentos sociais
PONTA PORÃ
Adolescente é apreendida com maconha que levaria para São Paulo
LUTO
Ator e diretor Domingos Oliveira morre aos 83 ans no Rio de Janeiro
FUTEBOL
Paquetá marca, mas Brasil só empata com Panamá em amistoso
BRASIL
Caminhoneiros se mobilizam para nova paralisação, mostra monitoramento
IVINHEMA
Médico veterinário morre em acidente de moto na MS-276
CICLISMO
Desafio das Araras de Mountain Bike abre inscrições para 2ª etapa
TRÊS LAGOAS
Homens tentam dar calote de R$ 4,5 mil em boate e acabam na delegacia

Mais Lidas

HU
Dengue hemorrágica causa morte de menino de 11 anos em Dourados
LUTO
Fundadora da ADL, Ruth Hellman morre em Dourados
DOURADOS
Protesto contra a Reforma da Previdência leva centenas ao Centro
DOURADOS
Trio que matou e roubou cabeleireiro é condenado a 62 anos de cadeia