Menu
Busca domingo, 22 de julho de 2018
(67) 9860-3221

UFGD terá professor da New York University no Ciência sem Fronteiras

03 janeiro 2013 - 12h59

A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) receberá o professor Edward Ziff, da New York University, para lecionar e orientar alunos no programa de pós-graduação em Ciências da Saúde, por meio do Programa Ciência sem Fronteiras (chamada 61/2011).

Os recursos aprovados no projeto financiarão a bolsa do professor visitante, bolsa de pós-doutorado e doutorado sanduíche para os alunos da UFGD, passagens áreas e recurso para aquisição de equipamentos e material de consumo.

O projeto de pesquisa irá avaliar depressão, déficit cognitivo e qualidade de vida em pacientes portadores do vírus do HIV e de forma experimental em modelos animais. Esse projeto nos permitirá descrever e quantificar transtornos neuropsiquiátricos, averiguar fatores de risco, analisar sua relação com os níveis séricos de biomarcadores inflamatórios e estudar como transtornos neuropsiquiátricos afetam a qualidade de vida, a adesão ao tratamento, a progressão da doença e a sobrevida nos pacientes portadores de HIV/AIDS.

O professor Julio Croda, diretor da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS/UFGD), destaca que trate-se, portanto, de um marco histórico para Mato Grosso do Sul e para a UFGD que a partir desse momento passa a produzir ciências na área da saúde de ponta com destaque internacional. Os professores da UFGD que fazem parte da proposta são: Cândida Aparecida Leite Kassuya, Elisabete Castelon Konkiewitz, Rosangela da Costa Lima e Julio Croda.

Em 2011, Edward Ziff participou do II Simpósio de Neurociências da Grande Dourados quando foi chamado para ser professor convidado da UFGD. O professor aceitou a proposta e no ano seguinte ministrou a disciplina de Neurociências, no curso de Medicina, em conjunto com a professora Elisabete Castelon Konkiewitz, e orientou os alunos em projetos de pesquisa na área. Agora com a aprovação como professor visitante pelo Programa Ciência sem Fronteira o relacionamento com a UFGD ganha maior estrutura e possibilita o fortalecimento das pesquisas na área.

###CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS
Ciência sem Fronteiras é um programa que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional de alunos e professores. A iniciativa é fruto de esforço conjunto dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento – CNPq e Capes –, e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC. hCroda

Mais informações: http://www.cienciasemfronteiras.gov.br

Deixe seu Comentário

Leia Também

MEIO AMBIENTE
PMA de Dourados autua pecuarista em R$ 57 mil por desmatamento
EMPREGO
10 órgãos abrem inscrições para quase 600 vagas na segunda-feira
CAMPO GRANDE
Mulher fica gravemente ferida após ser lançada contra arame farpado
AMPLAVISÃO 1315
Nas pontes de Roma a lembrança de André
DOURADOS
Poste derrubado após roubo de veículos continua caído na Marcelino Pires
TRADIÇÃO CATÓLICA
27ª Festa a São Cristóvão leva caminhões às ruas de Dourados
EDUCAÇÃO
IFMS encerra nesta segunda inscrições para transferências
FÓRMULA 1
Hamilton vence após Vettel parar no muro no GP da Alemanha
SINOP
Adolescente é flagrando com maconha que seria comercializada no MT
DIRETRIZES
Período eleitoral impõe restrições na Comunicação da UFGD

Mais Lidas

ÁGUA BOA
Ferido com tiro durante comemorações na Copa é preso com drogas em Dourados
CAMPO DOURADO
Jovem nega tráfico e diz que pedido de carona o levou até casa com droga
DOURADOS
Índios invadem fazenda, torturam e fazem caseiro refém por 6h
CAMPO GRANDE
Mulher morre ao bater carro na traseira de caminhão parado