Menu
Busca sábado, 20 de outubro de 2018
(67) 9860-3221

UFGD terá professor da New York University no Ciência sem Fronteiras

03 janeiro 2013 - 12h59

A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) receberá o professor Edward Ziff, da New York University, para lecionar e orientar alunos no programa de pós-graduação em Ciências da Saúde, por meio do Programa Ciência sem Fronteiras (chamada 61/2011).

Os recursos aprovados no projeto financiarão a bolsa do professor visitante, bolsa de pós-doutorado e doutorado sanduíche para os alunos da UFGD, passagens áreas e recurso para aquisição de equipamentos e material de consumo.

O projeto de pesquisa irá avaliar depressão, déficit cognitivo e qualidade de vida em pacientes portadores do vírus do HIV e de forma experimental em modelos animais. Esse projeto nos permitirá descrever e quantificar transtornos neuropsiquiátricos, averiguar fatores de risco, analisar sua relação com os níveis séricos de biomarcadores inflamatórios e estudar como transtornos neuropsiquiátricos afetam a qualidade de vida, a adesão ao tratamento, a progressão da doença e a sobrevida nos pacientes portadores de HIV/AIDS.

O professor Julio Croda, diretor da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS/UFGD), destaca que trate-se, portanto, de um marco histórico para Mato Grosso do Sul e para a UFGD que a partir desse momento passa a produzir ciências na área da saúde de ponta com destaque internacional. Os professores da UFGD que fazem parte da proposta são: Cândida Aparecida Leite Kassuya, Elisabete Castelon Konkiewitz, Rosangela da Costa Lima e Julio Croda.

Em 2011, Edward Ziff participou do II Simpósio de Neurociências da Grande Dourados quando foi chamado para ser professor convidado da UFGD. O professor aceitou a proposta e no ano seguinte ministrou a disciplina de Neurociências, no curso de Medicina, em conjunto com a professora Elisabete Castelon Konkiewitz, e orientou os alunos em projetos de pesquisa na área. Agora com a aprovação como professor visitante pelo Programa Ciência sem Fronteira o relacionamento com a UFGD ganha maior estrutura e possibilita o fortalecimento das pesquisas na área.

###CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS
Ciência sem Fronteiras é um programa que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional de alunos e professores. A iniciativa é fruto de esforço conjunto dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento – CNPq e Capes –, e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC. hCroda

Mais informações: http://www.cienciasemfronteiras.gov.br

Deixe seu Comentário

Leia Também

PRIMEIRO DIGITAL NO INTERIOR
1ª Peixada acontece hoje em comemoração aos 18 anos do Dourados News
UAU
Top baiana Daiane Sodré posa completamente nua na cama
RIGOR
Proposta de indulto de Natal exclui benefício a presos por corrupção
RURAL
Plantio da safra de soja no Estado chega a 54% da área estimada
CONFUSÃO
Troca de tiros entre policiais de SP e MG deixa um morto em hospital
SAÚDE
HU de Dourados inicia segundo ciclo da Pesquisa de Satisfação dos Usuários
CAMPO GRANDE
Polícia identifica suspeito de ter matado PM atrás de frigorífico
MEIO AMBIENTE
Pesquisadores da UEMS recebem Prêmio Troféu Marco Verde 2018
TRÊS LAGOAS
Polícia impede sequestro de empresário, mata um e prende três
FUTEBOL
Ministério Público libera dois estádio e veta um para a Série B

Mais Lidas

TRAGÉDIA
Empresário retornava de Bonito e bateu de frente com carreta
DOURADOS
Mulher é presa furtando farmácia e confessa outros crimes
DOURADOS
Homem atropelado por motorista em fuga morre quase 2 meses após acidente
FRONTEIRA
Brasileiro é executado na frente de casa após receber ligação