06/08/2013 09h52 - Atualizado em 06/08/2013 09h52

UFGD divulga obras literárias e datas do vestibular 2014

 

.
 
Livros para o vestibular da instituição foram divulgados - Foto: Divulgação Livros para o vestibular da instituição foram divulgados - Foto: Divulgação

A UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) deve realizar o Processo Seletivo Vestibular 2014 no dia 8 de dezembro de 2013, mas as obras literárias foram divulgadas ontem (5).

Segundo a assessoria da Universidade, os livros são, O beijo no asfalto, de Nelson Rodrigues; Laços de família, de Clarice Lispector; Estórias abensonhadas, de Mia Couto; Menino de engenho, de José Lins do Rego; Ficções de interlúdio, de Fernando Pessoa. O tema do vestibular será o filme Terra vermelha, de Marcos Bechis.

Conforme o Centro de Seleção, os livros foram escolhidos de acordo com critérios de qualidade literária.

Cada obra é de um gênero literário (tem teatro, poesia, conto, romance). Além disso, os livros abordam temas regionais e de gênero. Na seleção de obras, buscou-se incluir autores estrangeiros de língua portuguesa, como o moçambicano Mia Couto, e o português Fernando Pessoa. Outro cuidado foi de escolher livros que tenham sido editados recentemente.

O período de inscrição do vestibular está previsto para acontecer de 9 de setembro a 18 de outubro de 2013, e os estudantes que não têm condições de pagar a taxa de inscrição poderão pedir isenção entre 9 a 20 de setembro de 2013.

Como vem acontecendo nos últimos anos, a UFGD fez convênio com a SED/MS (Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul), e todos alunos que estão no terceiro ano do Ensino Médio ou do ensino supletivo estadual não vão pagar a taxa de inscrição no vestibular.