Menu
Busca quinta, 12 de dezembro de 2019
(67) 9860-3221
EDUCAÇÃO

UFGD assina convênio para realização do Projeto Rondon no Pantanal'

14 setembro 2017 - 11h24

A UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), representada pela Pró-Reitora de Extensão e Cultura, professora Juliana Carrijo, assinou na última terça-feira, dia 12 de setembro, o convênio com o Governo do Estado e Ministério da Defesa para a realização do Projeto Rondon 2018 em Mato Grosso do Sul, denominado este ano 'Operação Pantanal'. Também assinaram o documento prefeitos diversos municípios do Estado e outras Instituições.

Segundo a Pró-Reitora Juliana Carrijo, este ano a Proex institucionalizou o Núcleo Rondon na UFGD, para que os discentes possam compreender a importância de ações extensionistas para sua formação cidadã, assim como retornar para a sociedade o conhecimento que recebem dentro de uma Instituição pública. Com a Base de Estudos em Ladário-MS, a qual desde 2016 tem passado por reformas para que possa ser utilizada efetivamente pela comunidade acadêmica e externa, a UFGD pode servir de apoio para a Operação.

"A UFGD foi a única universidade que institucionalizou, aqui no Mato Grosso do Sul, o Núcleo Projeto Rondon. Ano passado nossos alunos, sob coordenação do professor Sebastião Martins da FCS, foram selecionados a participarem da operação no Tocantins e representaram nossa Instituição muito bem, com uma equipe multidisciplinar e oficinas direcionadas à realidade local", enfatizou a Pró-Reitora.

As ações da 'Operação Pantanal' serão realizadas no período de 06 a 22 de julho de 2018 em 11 municípios do estado (Bandeirantes, Bodoquena, Corumbá, Corguinho, Dois Irmãos do Buriti, Jaraguari, Ladário, Miranda, Rio Negro, Rochedo e Terenos).

###O PROJETO RONDON
O Projeto Rondon, idealizado e coordenado pelo Ministério da Defesa, tem como principal objetivo atender municípios com menos de 30 mil habitantes ou que tenham Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) abaixo de 7, contribuindo com a inclusão social de comunidades vulneráveis nas diversas áreas do conhecimento. A Operação tem apoio do 20º Regimento de Cavalaria Blindado e a participação das Instituições de Ensino Superior do país que são selecionadas, após submissão da proposta.

Em 2018, estão previstos 240 pessoas entre acadêmicos e professores de instituições de ensino superior (IES) para o Projeto Rondon. São selecionados para participar do Projeto estudantes dos mais variados cursos, como medicina, odontologia, esporte, agronomia. De acordo com o cronograma, durante 12 dias os municípios que assinaram o termo de cooperação receberão duas instituições com 10 integrantes cada, formado por professores e acadêmicos. Essas equipes realizarão oficinas nas mais diversas áreas, como de desenvolvimento sustentável, agricultura familiar, saneamento básico e meio ambiente.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CAPITAL
Mulher que morreu atropelada por menor bêbada será sepultada em Rio Verde
ECONOMIA
Com queda da Selic, bancos anunciam redução de taxas de juros
DOURADOS
UEMS abre inscrições para Pós-graduação em Coordenação Pedagógica
CHAPADÃO DO SUL
Homem é preso após furtar 840 ovos de caminhão estacionado
EMPREGO
Marinha abre concurso para serviço temporário; salário é de R$ 4 mil
CAPITAL
Menino de 4 anos diagnosticado com câncer morre após cirurgia
COMITÊ GESTOR
Simples Nacional revoga exclusão de 14 profissões de lista do MEI
CAMPO GRANDE
Criança é socorrida em estado grave após ser agredida por desconhecido
SAÚDE
Prefeito de São Paulo é internado em UTI após sangramento no fígado
DOURADOS
Jovem é preso com quase meio quilo de pasta base de cocaína

Mais Lidas

CAARAPÓ
Homem é assassinado a golpes de faca após discussão em bar
DOURADOS
Inteligência da PM prende dois por tráfico no bairro Estrela Tovi
GRANDE DOURADOS
Quadrilha especializada em roubo de caminhonetes é desarticulada e seis são presos
FURTO
Polícia recupera objetos e fecha ponto de receptação em Dourados