Menu
Busca sábado, 21 de julho de 2018
(67) 9860-3221
EDUCAÇÃO

UFGD assina convênio para realização do Projeto Rondon no Pantanal'

14 setembro 2017 - 11h24

A UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), representada pela Pró-Reitora de Extensão e Cultura, professora Juliana Carrijo, assinou na última terça-feira, dia 12 de setembro, o convênio com o Governo do Estado e Ministério da Defesa para a realização do Projeto Rondon 2018 em Mato Grosso do Sul, denominado este ano 'Operação Pantanal'. Também assinaram o documento prefeitos diversos municípios do Estado e outras Instituições.

Segundo a Pró-Reitora Juliana Carrijo, este ano a Proex institucionalizou o Núcleo Rondon na UFGD, para que os discentes possam compreender a importância de ações extensionistas para sua formação cidadã, assim como retornar para a sociedade o conhecimento que recebem dentro de uma Instituição pública. Com a Base de Estudos em Ladário-MS, a qual desde 2016 tem passado por reformas para que possa ser utilizada efetivamente pela comunidade acadêmica e externa, a UFGD pode servir de apoio para a Operação.

"A UFGD foi a única universidade que institucionalizou, aqui no Mato Grosso do Sul, o Núcleo Projeto Rondon. Ano passado nossos alunos, sob coordenação do professor Sebastião Martins da FCS, foram selecionados a participarem da operação no Tocantins e representaram nossa Instituição muito bem, com uma equipe multidisciplinar e oficinas direcionadas à realidade local", enfatizou a Pró-Reitora.

As ações da 'Operação Pantanal' serão realizadas no período de 06 a 22 de julho de 2018 em 11 municípios do estado (Bandeirantes, Bodoquena, Corumbá, Corguinho, Dois Irmãos do Buriti, Jaraguari, Ladário, Miranda, Rio Negro, Rochedo e Terenos).

###O PROJETO RONDON
O Projeto Rondon, idealizado e coordenado pelo Ministério da Defesa, tem como principal objetivo atender municípios com menos de 30 mil habitantes ou que tenham Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) abaixo de 7, contribuindo com a inclusão social de comunidades vulneráveis nas diversas áreas do conhecimento. A Operação tem apoio do 20º Regimento de Cavalaria Blindado e a participação das Instituições de Ensino Superior do país que são selecionadas, após submissão da proposta.

Em 2018, estão previstos 240 pessoas entre acadêmicos e professores de instituições de ensino superior (IES) para o Projeto Rondon. São selecionados para participar do Projeto estudantes dos mais variados cursos, como medicina, odontologia, esporte, agronomia. De acordo com o cronograma, durante 12 dias os municípios que assinaram o termo de cooperação receberão duas instituições com 10 integrantes cada, formado por professores e acadêmicos. Essas equipes realizarão oficinas nas mais diversas áreas, como de desenvolvimento sustentável, agricultura familiar, saneamento básico e meio ambiente.

Deixe seu Comentário

Leia Também

TRÂNSITO
Motociclista morre após acidente em avenida movimentada da Capital
BRASIL
PMN decide não ter candidato à Presidência nem fazer alianças
FUTEBOL
Clássicos regionais podem definir novo líder hoje no Brasileirão
LOTERIA
Mega Sena pode pagar R$ 62 milhões neste sábado
CAMPO GRANDE
Homem escala torre de energia e cai ao encostar na rede de alta tensão
ELEIÇÕES 2018
Mesmo com Puccinelli preso, MDB retoma na segunda preparativos para lançamento de sua candidatura
ELEIÇÕES 2018
PDT lança Odilon ao governo e se alia ao Pros e Podemos
CAMPO GRANDE
Mulher morre ao bater carro na traseira de caminhão parado
SUB-19
Sete sai na frente, toma a virada e perde a liderança para o União ABC
FLAGRANTE
Maconha apreendida em Dourados deve chegar a 2t

Mais Lidas

ALBINO COM A JOAQUIM
Músico morre quatro dias após acidente no Centro de Dourados
LAMA ASFÁLTICA
Puccinelli, filho e advogado são presos na Capital
ÁGUA BOA
Ferido com tiro durante comemorações na Copa é preso com drogas em Dourados
DOURADOS
Vereador é assaltado por dupla armada ao chegar em casa