Menu
Busca quinta, 21 de fevereiro de 2019
(67) 9860-3221
EDUCAÇÃO

UFGD assina convênio para realização do Projeto Rondon no Pantanal'

14 setembro 2017 - 11h24

A UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), representada pela Pró-Reitora de Extensão e Cultura, professora Juliana Carrijo, assinou na última terça-feira, dia 12 de setembro, o convênio com o Governo do Estado e Ministério da Defesa para a realização do Projeto Rondon 2018 em Mato Grosso do Sul, denominado este ano 'Operação Pantanal'. Também assinaram o documento prefeitos diversos municípios do Estado e outras Instituições.

Segundo a Pró-Reitora Juliana Carrijo, este ano a Proex institucionalizou o Núcleo Rondon na UFGD, para que os discentes possam compreender a importância de ações extensionistas para sua formação cidadã, assim como retornar para a sociedade o conhecimento que recebem dentro de uma Instituição pública. Com a Base de Estudos em Ladário-MS, a qual desde 2016 tem passado por reformas para que possa ser utilizada efetivamente pela comunidade acadêmica e externa, a UFGD pode servir de apoio para a Operação.

"A UFGD foi a única universidade que institucionalizou, aqui no Mato Grosso do Sul, o Núcleo Projeto Rondon. Ano passado nossos alunos, sob coordenação do professor Sebastião Martins da FCS, foram selecionados a participarem da operação no Tocantins e representaram nossa Instituição muito bem, com uma equipe multidisciplinar e oficinas direcionadas à realidade local", enfatizou a Pró-Reitora.

As ações da 'Operação Pantanal' serão realizadas no período de 06 a 22 de julho de 2018 em 11 municípios do estado (Bandeirantes, Bodoquena, Corumbá, Corguinho, Dois Irmãos do Buriti, Jaraguari, Ladário, Miranda, Rio Negro, Rochedo e Terenos).

###O PROJETO RONDON
O Projeto Rondon, idealizado e coordenado pelo Ministério da Defesa, tem como principal objetivo atender municípios com menos de 30 mil habitantes ou que tenham Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) abaixo de 7, contribuindo com a inclusão social de comunidades vulneráveis nas diversas áreas do conhecimento. A Operação tem apoio do 20º Regimento de Cavalaria Blindado e a participação das Instituições de Ensino Superior do país que são selecionadas, após submissão da proposta.

Em 2018, estão previstos 240 pessoas entre acadêmicos e professores de instituições de ensino superior (IES) para o Projeto Rondon. São selecionados para participar do Projeto estudantes dos mais variados cursos, como medicina, odontologia, esporte, agronomia. De acordo com o cronograma, durante 12 dias os municípios que assinaram o termo de cooperação receberão duas instituições com 10 integrantes cada, formado por professores e acadêmicos. Essas equipes realizarão oficinas nas mais diversas áreas, como de desenvolvimento sustentável, agricultura familiar, saneamento básico e meio ambiente.

Deixe seu Comentário

Leia Também

PASSOU MAL
Fernanda Montenegro é hospitalizada no Rio de Janeiro
DUPLICAÇÃO
Concessão da BR-163 pode passar por revisão contratual
DOURADOS
Palestra com ênfase na cobrança do ICMS será realizada em março
AMAMBAI
Homem mata a ex-mulher a facadas na frente dos sete filhos
BRASIL
Fachin vota para enquadrar homofobia como crime de racismo
FRONTEIRA
Técnico de informática é alvo de atentado após se meter em briga de casal
CULTURA
TVE Cultura homenageia Dino Rocha com exibição de “O Milagre de Santa Luzia”
ASSEMBLEIA
Aprovada comissão de divisas territoriais e regularização fundiária
REIVINDICAÇÃO
Reinaldo Azambuja reforça necessidade da regularização fundiária em MS
INTERNACIONAL
Maduro diz que fechará fronteira da Venezuela com o Brasil nesta quinta

Mais Lidas

DOURADOS
Mulher que encomendou morte de marido é transferida para presídio
JARDIM PIRATININGA
Recém-nascida é encontrada sob tanque de lavar roupas em Dourados
DOURADOS
Investigado por estupro de enteadas, homem é preso com pornografia infantil no celular
DOURADOS
Para não ser preso, foragido do Semiaberto entra em luta corporal com guarda municipal